sexta-feira, 21 de maio de 2010

Leitores opinam!







Cartas dos Leitores

Retirada de linhas

Moradores do Setor Papillon Park estão revoltados com a retirada da linha 906 do bairro. Muitas pessoas, como eu, usavam o Citybus com frequência e outras até diariamente, mas agora não podemos mais desfrutar do serviço. O curioso é que a modificação da linha é misteriosa, pois no site da RMTC são justificadas todas as alterações de linhas, com exceção da 906.

Além disso, deslocaram o ponto final da linha para o Setor Cruzeiro do Sul, que fica a apenas 1,5 km do Papillon, bairro onde de cada dez pessoas que subiam no veículo, duas tinham-no como destino. Esse 1,5 km é quase insignificante para um automóvel, mas para uma pessoa percorrer pé é inviável.

Consequentemente, hoje é possível ver os veículos bastante vazios, bem mais do que antigamente. Eu, como usuário do transporte, exijo uma resposta da CMTC. Todas as mudanças de linhas Citybus tiveram seus motivos expostos no site e nos jornais, mas e a linha 906? Qual é o motivo?

RAFAELL GUIMARÃES
Aparecida de Goiânia – GO


Empréstimos de servidores

A propósito da carta publicada terça-feira, esclarecemos ao leitor José Antônio de Paula Itacaramby que, na resposta da Procuradoria-Geral do Município de Aparecida de Goiânia, todos podem observar que o cumprimento imediato da decisão, das folhas 184/189 dos autos, referente ao mandato de segurança nº 89071.08.2010.8.09.001, impetrado em desfavor do município, resultaria na interrupção do pagamento dos empréstimos realizados pelos servidores filiados junto às instituições bancárias credoras.

Consequentemente, se tornariam inadimplentes e estariam sujeitos à incidência de juros, que, na maioria das vezes, são muito elevados. Em razão de tais fatos, entendemos que estava patente a existência de perigo da demora reverso, razão pela qual requeremos ao juiz da causa a concessão do prazo, de no mínimo 30 dias, para o cumprimento da liminar.

Durante este período, a diretoria de Recursos Humanos da Secretaria de Administração de Aparecida entraria em contado com as instituições financeiras e com os servidores que realizaram empréstimos acima do limite consignável, buscando uma composição entre as partes e de forma que o cumprimento da liminar não causasse mais prejuízos aos servidores.

O prefeito Maguito Vilela (PMDB), com a sua experiência política e administrativa, tem conhecimento do assunto e nunca omitiu nenhuma informação sobre este, diferentemente do que afirmou o prezado leitor.

Portanto, não há nenhuma diferença entre a resposta do prefeito no Face a Face do POPULAR, em 15 de maio de 2010, e o processo em curso.

FRANCISCO TARCÍSIO DOS SANTOS
Procurador-Geral do Município de Aparecida de Goiânia


Mudanças no trânsito

A matéria publicada quarta-feira neste conceituado jornal, referente às mudanças de trânsito a serem realizadas nesta capital, salvo engano, me dá a impressão de que já ouvi essa história, antes. Fico até preocupado como as autoridades encarregadas dessas mudanças.

Com aquele farto café da manhã, estampado na matéria, fico perguntando se as pessoas ali reunidas, entre uma mordida e outra nos petiscos, estariam pensando nos moradores que, muitas vezes, saem de casa sem tomar sequer um cafezinho. Outras vezes vão trabalhar sem deixar o dinheiro para o leite ou pão para o filho, que vai fazer a primeira refeição na escola, isto quando tem a merenda escolar.

Autoridades que estão tentando melhorar o trânsito em nossa capital, por favor, não fiquem em seus gabinetes tentando achar uma solução. Devem ir para às ruas, levantar de madrugada, enfrentar as filas nos terminais com o povão e ver a guerra que é para embarcar em um ônibus, para ir trabalhar.

Sofram juntos com idosos e deficientes na hora de embarcar em ônibus. Ficar em gabinetes planejando soluções é fácil, principalmente quando a mesa está farta de iguarias e muito papel para vocês planejarem soluções que jamais serão executadas em beneficio do povão.

MANOEL LIMA DE OLIVEIRA
Setor Pedro Ludovico – Goiânia


Bem na foto

Mesmo fazendo tudo errado, tentando orquestrar um acordo, a fim de frustrar as sanções econômicas ao Irã, Lula mais uma vez conseguiu um feito histórico. Fez o que ninguém havia conseguido ainda. Uniu para o mesmo lado Japão, Estados Unidos e Rússia.

Se a intenção dele era estar estampado nas páginas internacionais e ficar bem na foto com o eleitorado, digamos que conseguiu. Lula tem atração em ficar no olho do furacão. Exemplo disso foi quando tomou as dores do então presidente Manuel Zelaya em setembro do ano passado em Honduras.

MARCOS DA COSTA LAMOUNIER
Vila Pedroso – Goiânia


Situação do Goiás

As promessas são contratos firmados pela consciência, sujeitas a mudanças no decorrer dos acontecimentos, dependendo de quem as façam. Fico extremamente revoltado como as coisas acontecem com o meu time do coração o Goiás.

As promessas da diretoria, quando eleita, foi de montar um time competitivo, com objetivo de conquistar um título nacional. Hoje, o São Paulo tirou o Léo Lima do time esmeraldino sem custo nenhum e agora pode lucrar cerca de US$ 2 milhões pela ida do Léo Lima ao AL-Nasr time dos emirados árabes.

ÍCERO AUGUSTO
Iporá – GO


Incêndio no Butantã

Estava na academia, no início da semana, quando a televisão mostrou os pesquisadores desesperados do Instituto Butantã retirando o que puderam salvar dos espécimes carbonizados no incêndio do dia 15 de maio, quando uma pessoa, com um grau decente de escolaridade, comenta: “Não sei por que tanto falatório por um bando de cobra queimada”.

Infelizmente, assim como essa senhora a maioria da população brasileira desconhece a real proporção da tragédia (sim, tragédia! Desconheço outra palavra para descrever tal acontecimento) que assolou não só o instituto na manhã daquele fatídico sábado, mas toda a comunidade científica mundial.

Aqueles animais não compunham apenas o maior acervo de répteis do mundo. Dentro daquela coleção estava o trabalho de inúmeros pesquisadores renomados, que dedicaram décadas de suas vidas para o progresso da ciência. Muitos daqueles animais haviam sido tombados pelo próprio Vital Brazil, no início do século passado.

Dentre os animais que foram perdidos encontravam-se exemplares raríssimos, até mesmo únicos no mundo. Eu tive a imensa felicidade de conhecer esta coleção quando estagiei no Instituto Butantã, em 2004. Fiquei extremamente triste ao ver as imagens da destruição, mais ainda porque vários daqueles rostos eram de colegas pesquisadores com quem mantenho contato frequente.

No entanto, o que mais me deixou perplexo não foi a enorme perda. Foi o silêncio sepulcral que as autoridades propiciaram. Nenhuma palavra de pesar, salvo raríssimas excessões. Onde estava nosso ministro da Ciência e Tecnologia? Talvez, se o museu do futebol, no estádio do Maracanã, tivesse sido destruído por um incêndio, nosso país estaria em luto oficial por uma semana.

JOÉ CARLOS FÁVARO JÚNIOR
Médico-veterinário do Parque Zoológico de Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário