segunda-feira, 31 de maio de 2010

Marconi: elevar o nível do debate!!






OPINIÃO




Senador Marconi Perillo


"Campanha limpa: convite aos que se apequenam no debate eleitoral"

A aproximação cada vez maior da campanha governamental em Goiás sugere um acirramento dos ânimos e nos traz preocupação com a hipótese de um debate eleitoral marcado pelo radicalismo e pelos ataques pessoais. Absolutamente, não compartilho com a ideia de uma eleição em clima de agressões e baixarias. Lamento que, às vezes, seja obrigado a responder com firmeza a acusações e denúncias infundadas, levantadas por adversários que preferem a cavilosidade e o mundo das sombras. Mas não posso deixar sem resposta as seguidas investidas contra a minha honra e o meu patrimônio político e moral.

Nessa linha de defesa, fui obrigado a ajuizar ações de responsabilização criminal e reparação cível contra o ex-prefeito Iris Rezende, que não mediu palavras e se deixou submeter pelo ódio ao falar a meu respeito. Fiz o mesmo em relação a outros agentes políticos que abandonaram as regras da convivência democrática e infringiram a lei ao perder os limites quando se referiram à minha pessoa.

Goiás me conhece.

Sou um político combativo, formado na trincheira da oposição. Nunca tive e não tenho receio do debate, do confronto de ideias sobre os grandes temas de interesse da população, da discussão ainda que dura com os adversários. Não me considero melhor que ninguém e me esforço para ser justo e humano com todos, inclusive com os que não posso chamar de amigos. A autorreflexão é um costume permanente que tenho. E é graças a ela que raramente tenho de me arrepender de algum excesso. Posso dizer de cabeça erguida que nunca fiz política ofendendo a dignidade de quem quer que seja.

Estou pronto para seguir nesse rumo e, mais do que isso, convencido de que a orientação correta para a campanha eleitoral passa pelo alto nível do embate e pela apresentação de propostas. Em todos os segmentos da sociedade, identifico uma profunda rejeição ao envolvimento dos candidatos em polêmicas estéreis e sobretudo em questões pessoais. Da mesma forma, vejo que é mal recebida a tentativa de distorcer os fatos e de impor frases de efeito, que na verdade são vazias e acabam se voltando contra aqueles que delas fazem uso contínuo e abusivo.

É por isso que, hoje, quero fazer um chamamento aos que estão se apequenando com a obsessão diária de fazer ataques rasteiros à minha pessoa e ao PSDB: na campanha deste ano, vamos fazer a escolha certa e partir para o bom combate, concentrando as nossas atenções na formulação de projetos positivos para a população de Goiás. Vamos mostrar responsabilidade e garantir ao eleitor o direito de comparar opiniões, intenções e visões de futuro. Vamos discutir ideias – e somente ideias. Vamos deixar de lado a fixação com vinganças, com acertos de contas, com pretensões individuais. Vamos, como já propus aqui no Diário da Manhã, construir e não destruir.

Em declarações ao Estado de S. Paulo, o cientista político Rubem Figueiredo garante que a população rejeita as agressões e baixarias e prefere ver os governantes - e, naturalmente, os candidatos a governantes - direcionados com a resolução dos problemas do dia a dia da sociedade. Concordo inteiramente com essa afirmação e respeitosamente convido a todos para nos unirmos no objetivo de elevar a qualidade da campanha eleitoral deste ano.

Goiás não merece o espetáculo das palavras sujas, do denuncismo, dos dossiês, das mentiras e do achincalhe entre os candidatos a governador. Os políticos que optaram por essa trilha, no passado, foram inexoravelmente punidos com a derrota. Os goianos constituem uma sociedade amadurecida, que deseja reencontrar o caminho do crescimento da sua economia, voltar a investir no ser humano e recuperar a importância do nosso Estado no cenário nacional.

A minha avaliação é essa. Cada um pode fazer a sua e podemos concordar pelo menos em um ponto: a certeza de que o debate de propostas é o caminho sem erros que devemos percorrer daqui até o dia do encontro com as urnas.


Marconi Perillo é senador e vice-presidente do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário