quinta-feira, 20 de maio de 2010

Imprensa livre!







POLÍTICA

Comunicação

Especialistas em mídia repudiam censura a jornal

AE

Rio – A censura ao jornal O Estado de S.Paulo foi o tema do debate ‘Liberdade de Imprensa: realidade, obstáculos e soluções’, ontem, na PUC-Rio, num encontro organizado pela Sociedade Interamericana de Imprensa e Associação de Jornalismo Investigativo. O jornal está proibido, por decisão judicial, de publicar reportagens com informações sobre a Operação Boi Barrica, na qual a Polícia Federal investigava Fernando Sarney. A proibição já dura 292 dias.

Júlio César Mesquita, do Grupo Estado e ex-presidente da SIP, abriu o seminário ressaltando a importância do trabalho da Sociedade Interamericana de Imprensa que há mais de 60 anos vem defendendo a liberdade de expressão. “A SIP sustenta que o mais básico dos direitos, depois do direito à vida, é o direito à livre expressão porque somente onde ele é exercido é que pode haver a monitoração, a fiscalização e a proteção apropriadas dos demais direitos fundamentais”, disse.

O foco da SIP atualmente é debater as ameaças à liberdade de expressão. “Isso pode se manifestar em medidas como a eliminação de meios de comunicação independentes, a criação de agências de notícias dirigidas pelo governo e ações criminais injustificadas contra jornalistas que criticam as autoridades, o que gera autocensura”, disse Mesquita. Ricardo Trotti, diretor de Liberdade de Imprensa e Informação da SIP, recolheu assinaturas de estudantes de comunicação da PUC de apoio a Declaração de Chapultepec. (AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário