segunda-feira, 17 de maio de 2010

DEM: disputado!







16/05/2010

SUCESSÃO

Apoio do DEM será decisivo para tempo dos candidatos na TV
Disputado por Iris, Marconi e Vanderlan, partido terá 5 minutos diários no horário eleitoral

Carlos Eduardo Reche

O espaço do DEM no horário eleitoral gratuito na TV e no rádio dá a dimensão das razões da intensa disputa de bastidores pelo apoio do partido entre os três principais pré-candidatos ao governo estadual. Com mais de cinco minutos diários no horário, os democratas darão à coligação que escolherem nas convenções de junho a liderança na fatia dos programas dos candidatos (veja previsão no quadro).

Esse é o principal dote do DEM, que na semana passada foi procurado com propostas de aliança pelo senador Marconi Perillo (PSDB) e pelos ex-prefeitos Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR). Os próprios pré-candidatos estiveram com o presidente estadual democrata, deputado federal Ronaldo Caiado, para reforçar os pedidos de apoio.

Sem o DEM, os três principais pré-candidatos à corrida pelo Palácio das Esmeraldas têm tempos diários muito próximos no horário eleitoral, que entra no ar no dia 17 de agosto e irá até 30 de setembro. Como diversas legendas ainda não definiram seu destino, os tempos dos candidatos ainda sofrerão acréscimos, mas nenhuma tão significativa quanto a provocada pelo anúncio do apoio do DEM.

Assim, quem conquistar o apoio dos democratas assume a primeira posição nos programas. Espaço de divulgação obrigatória das propostas dos candidatos – neste ano para presidente, senador, e deputados federais e estaduais –, o horário eleitoral é considerado pelos partidos uma ferramenta estratégica das campanhas, capaz de mudar a opinião do eleitorado.

Ainda que com pouca vantagem, a coligação de Iris tem a maior fatia do horário eleitoral, graças à aliança entre PMDB e PT. O peemedebista é o pré-candidato que tem as menores chances de atrair o DEM. Caso consiga o intento, terá quase 23 minutos diários, 11 minutos por programa.

As apostas são de que Marconi deverá, em função da aliança nacional entre tucanos e democratas, garantir o apoio do DEM de Caiado, cotado inclusive para a vice do presidenciável do PSDB, José Serra (leia mais na página 12). Nesse caso, o tempo do tucano saltará para quase 22 minutos diários, cerca de 11 por programa. No páreo pelo apoio do DEM está Vanderlan, que ficará com pouco mais de 10 minutos por programa caso ganhe o apoio.

Dois terços do tempo dos candidatos é calculado proporcionalmente à bancada eleita dos partidos na Câmara dos Deputados. Nessa conta, peemedebistas e petistas têm 172 dos 513 parlamentares.

O terço restante do tempo é dividido igualitariamente entre os 27 partidos registrados no País. O tempo oficial de cada partido e coligação será definido oficialmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) após os registros das candidaturas e coligações, que deve ser feito até dia 5 de julho. O cálculo da reportagem é aproximado e leva em conta o tempo global, e também o espaço para as vagas de senador e deputados estaduais e federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário