segunda-feira, 31 de maio de 2010

Problema de todos!







Editorial

Falta de apoio

Queixam-se os produtores agrícolas goianos de falta de apoio do setor público em relação à armazenagem do produto que colhem, principalmente grãos, o que cria uma situação de risco e de prejuízos. Eles têm toda a razão e é preciso ficar claro que também os consumidores podem ficar prejudicados se o problema acabar provocando a elevação dos preços finais da comercialização.

Nos últimos anos os investimentos em armazéns para receber as safras foram reduzidos demais. A capacidade caiu para seu menor nível nas duas últimas décadas.

Um número grande de decorrências negativas pode se tornar realidade, como o desestímulo que o produtor acabará sentindo. Isto pode compelir quem produz a plantar menos, o que também acabará sendo ruim para os consumidores. Mencione-se o fato de que os produtores sofrem também com o chamado apagão logístico, ou seja, a deterioração do sistema de transportes, principalmente das rodovias, problema este que tornou lenta a movimentação das safras e provoca perdas significativas.

As safras goianas têm sido boas, nos últimos anos, e muito contribuem para garantir a estabilidade dos preços. Lembre-se, a propósito, que o campo teve participação fundamental no sucesso do Plano Real. Tanto é assim que a produção rural foi chamada de âncora verde da estabilização da economia brasileira. Isso precisa ser considerado pelo governo e retribuído com ações efetivas, não apenas emergenciais, mas com planejamento visando a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário