quinta-feira, 13 de maio de 2010

Serra é outra história!

Esta é a minha opinião!









João Aquino Batista

Compromisso com o desesenvolvimento

O ex-governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB à presidêndia da República, está percorrendo o Brasil para conhecer melhor a realidade de cada Estado e poder incluir em seu plano de governo as soluções mais adequadas para os problemas regionais. Em Goiás ele foi exato ao diagnosticar que o nosso principal entrave ainda é a infraestrutura.

Nosso Estado, durante o regime militar, foi dotado de obras grandiosas, mas de valor questionável para o desenvolvimento integrado de sua economia. Depois, com a redemocratização, o primeiro governador eleito pelo voto popular, estava mais preocupado em aparecer em nível nacional do que em buscar investimentos estruturantes ou fazer obras com visão de futuro, assim as rodovias foram asfaltadas sem acostamento, com material e espessura de má qualidade e o populismo venceu o planejamento.

O programa habitacional de Íris Rezende foi uma piada de mau gosto, que não resolveu o déficit de moradias e ainda jogou as famílias carentes para as periferias distantes, para morarem em casas de placas de cimento desconfortáveis e quentes, em locais sem saneamento básico e com escolas também de placas de cimento. Com o tempo, tanto casas quanto escolas, foram se deteriorando.

Por outro lado, Íris se aliou  automaticamente ao governo federal, como sempre, deixando de reivindicar as obras sob responsabilidade da União, que poderiam alavancar o desenvolvimento de Goiás e essa situação é notória no fato de que, depois da ditadura, a obra mais importante para o Estado é a ferrovia Norte-Sul, que se arrasta por décadas e ainda não ficará pronta no governo Lula.

José Serra é a esperança de Goiás para que possamos redesenhar a rede estrutural de desenvolvimento sustentável. Precisamos de mais rodovias, hidrovias, ferrovias, aeroportos modernos e de carga, apoio à produção agrícola e ao escoamento da safra com preços competitivos, sistemas de transportes urbanos condizentes com o crescimento das nossas principais cidades e, sobretudo, respeito na hora de negociar os benefícios aos quais temos direito.

Com José Serra na presidência da República e Marconi Perillo no governo de Goiás, temos condições de dar não um grande salto, mas aumentar significativamente a nossa velocidade em direção ao futuro, de maneira perene e irreversível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário