segunda-feira, 31 de maio de 2010

Marconi: Serpes mostra liderança!






POLÍTICA

SUCESSÃO


Serpes mostra Marconi com 4,4 pontos de vantagem sobre Iris
Tucano está com 45% das intenções de voto, contra 40,6% que dizem que votariam no peemedebista

Carlos Eduardo Reche

O senador Marconi Perillo (PSDB) aumentou para 4,4 pontos porcentuais a vantagem sobre o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) na corrida pelo governo estadual, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 22 e 27 de maio. O tucano aparece com 45% das intenções de votos, diante de 40,6% do ex-prefeito de Goiânia. Na rodada anterior, publicada em 15 de abril, Marconi aparecia com 43,7% e Iris, com 39,9% das intenções.

O candidato do PR, Vanderlan Cardoso, ex-prefeito de Senador Canedo, aparece com 4,4% das intenções de voto na rodada atual, diante de 3,7% registrados na pesquisa anterior. Nas últimas posições aparecem Ênio Tatico (PRP), com 1,3% das menções, Washington Fraga (PSOL), com 0,9%, e Santana Pires (PRTB), que na semana passada retirou a pré-candidatura, com 0,6%.

O Serpes ouviu 1.001 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. Os eleitores que afirmam que votariam em branco ou nulo eram 4,4% e agora somam 2,4%. Na rodada anterior, 7,2% dos eleitores se diziam indecisos, índice que caiu para 4,9% dos entrevistados na pesquisa atual.


Variações

Tanto Marconi quanto Iris cresceram dentro da margem de erro, mas a distância entre os dois, que na rodada anterior era de 3,8 pontos porcentuais, está agora em 4,4 pontos. Apesar disso, o índice alcançado pelo tucano não é suficiente para uma vitória no primeiro turno (3 de outubro), já que, para isso, ele teria de ter mais intenções de voto do que as de todos os seus adversários somadas. Assim, os números indicam que a disputa pelo Palácio das Esmeraldas continua polarizada entre o tucano e o peemedebista. Ambos já foram governadores por duas vezes e está será a segunda vez que se enfrentam. A primeira foi em 1998, quando Marconi, então deputado federal, derrotou o à época senador peemedebista.

O crescimento de Vanderlan, de 0,7 ponto porcentual, também se deu dentro da margem de erro. O pré-candidato do PR é apoiado pelo governador Alcides Rodrigues (PP). O pepista se elegeu em 2006 com o apoio de Marconi, então candidato ao Senado, mas PSDB e PP romperam após as eleições e, no final de março, Alcides lançou Vanderlan.

Na divisão da pesquisa por sexo, faixa etária e nível de escolaridade, Marconi está mais bem posicionado entre as eleitoras (52,1% das intenções, diante de 37,6% entre os eleitores do sexo masculino) e com ensino médio (49,8%). Nas faixas de idade, as intenções de voto do tucano têm poucas variações: vão de 43,8% entre os entrevistados com 60 anos de idade ou mais e chegam a 45,5% entre os eleitores que têm entre 35 e 44 anos de idade.

No caso de Iris Rezende, a recepção é maior entre o eleitorado do sexo masculino (48,4% a 33,1%) e com menor nível de instrução (44,2% entre os que têm ensino fundamental). O desempenho do pré-candidato peemedebista também é melhor entre os eleitores mais velhos. Ele têm 43% das intenções entre os eleitores com 60 anos ou mais e 43,2% entre aqueles de 45 a 59 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário