sexta-feira, 14 de maio de 2010

Coluna Painel



Coluna Painel
Keila Resende
Estão mexendo com a válvula do botijão de gás”
De Romeu Tuma sobre a pressão que sofreu do governo para deixar “espontaneamente” o cargo de secretário nacional da Justiça

TUCANATO

Em terras goianas pela primeira vez nesta fase de pré-campanha presidencial, o candidato tucano José Serra teve agenda cheia. Concedeu entrevistas a mídia, visitou o Buriti Shopping para conhecer de perto o funcionamento do Vapt-Vupt e o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo. O presidenciável não deixou de alfinetar Lula quando declarou que o governo federal deveria ter se adiantado às exigências do TCU para que as obras do aeroporto de Goiânia não fossem paralisadas. Sobre sua polêmica declaração que o Banco Central não é a Santa Sé e que a taxa de juros no país deveria ser reduzida, Serra afirmou que não iria falar mais sobre o assunto para evitar uma nova “ventania”. Para aqueles que mantinham expectativa de que Serra fosse ajudar no entendimento entre tucanos e democratas, ele foi enfático: “Não interfiro nas questões regionais”.

HISTÓRIA

O presidente do Núcleo da FIEG em Anápolis, capitão Waldyr O’ Dwyer, foi homenageado na Base Aérea, por ocasião da comemoração ao Dia da Vitória, celebrado no último dia 8 de maio. A data ficou marcada na história porque neste dia, em 1945, as nações aliadas venceram o nazi-fascismo. O capitão Waldyr lutou na Itália junto à Força Expedicionária Brasileira, que teve grandes feitos nas batalhas. Outros combatentes da FEB também foram homenageados pela Força Aérea, através do comandante da BAAN, coronel aviador Alcides Barbacovi.

PINGUE-PONGUE

Perguntas para Ubiratan Lopes, presidente da ACIA

Qual é o motivo do silêncio em torno do aeroporto de cargas da cidade?

As informações que tenho é que a obra está licitada e a Loctec é a empresa ganhadora. Estamos aguardando o anúncio dos recursos que já foram colocados no orçamento da União, e também no orçamento do Estado que entra com uma contrapartida de 20%.

O senhor acredita que as obras começam ainda neste ano?

Acredito. Precisamos apenas que as autoridades competentes tenham a sensibilidade de entender que o aeroporto de cargas é fundamental para o desenvolvimento da cidade e do Centro-Oeste.


Alerta - A partir desta quarta-feira (12) estão canceladas todas as operações de monitoramento, socorro mecânico e resgate aos motoristas das BRs de Goiás. O motivo? O Dnit não renovou o contrato com a empresa responsável pelo serviço de atendimento gratuito aos usuários.

Bandeira - Informações no mercado dão como certo de que foi fechado o acordo de compra de parte do laboratório Teuto pela multinacional Pfizer. Apesar das empresas se negarem a falar sobre o assunto, a bandeira da empresa americana hasteada na porta do Teuto confirma a transação.

Tropa - A Brigada de Infantaria Paraquedista, situada no Rio de Janeiro, será transferida para o Centro-Oeste. A unidade considerada como a tropa de elite do Exército pode ser instalada em Anápolis por dois motivos: a cidade é sede da Base Aérea e fica próxima a Brasília.

Campanha - Aos gritos de “presidente”, José Serra foi recebido em Goiânia. O senador Marconi Perillo anfitrião de Serra em Goiás dividiu a tarefa com o senador Demóstenes Torres e Ronaldo Caiado. Pela primeira vez tucanos e democratas se uniram em torno de uma causa comum.

Alta plumagem - Em entrevista a Rede TV no último domingo, Fernando Henrique Cardoso elogiou o senador Marconi Perillo. Para o ex-presidente o desempenho do senador goiano o coloca como uma das maiores lideranças políticas do PSDB ao lado do mineiro Aécio Neves.

Transparência - A partir deste mês entra em vigor a lei federal que determina aos municípios disponibilizar na internet as contas das suas administrações. A população terá acesso a todos os atos de receitas e despesas. Quem não cumprir a lei ficará impedido de receber convênios federais.

Cerco - O Ministério Público Federal em Goiás propôs ação civil pública contra as empresas Viação Araguarina e Viação Goiânia por explorarem o trecho Goiânia/Brasília por mais de 50 anos sem licitação. As duas empresas pertencem ao Grupo Odilon Santos e para a procuradora Mariane Guimarães, autora da ação “o serviço de transporte rodoviário tornou-se assunto familiar exclusivo”.

Prazo - O MPF quer que a Agência Nacional de Transportes Terrestres realize em no máximo 90 dias procedimento licitatório para transferir a execução do serviço a empresas concorrentes, além de declarar extintas as permissões e autorizações sem licitações do Grupo Odilon Santos.

Ação

Lançado nesta segunda-feira (10) o programa “Asfalto para Todos” resgata uma das promessas de campanha do prefeito Antônio Gomide. A proposta é pavimentar todas as ruas de terra da cidade até o final do seu mandato. Serão investidos R$ 50 milhões no programa.

Reação

Os críticos mais ferrenhos de Antônio Gomide afirmam que o “Asfalto para Todos” carrega mais marketing do que massa asfáltica. Eles enumeram os bairros a serem pavimentados e dizem que um milhão de metros quadrados prometidos não contemplaria toda a cidade.

Bússola

Para o vereador Carlos Antônio o fato do bairro Recanto do Sol não ser incluído no cronograma das primeiras obras demonstra a insensatez do secretário Clodoveu Reis. O parlamentar afirma que Clodoveu prefere o sossego de sua fazenda a ver de perto os problemas da cidade.

Ringue

Há quem enxergue nas cenas de pugilato protagonizadas pelos vereadores Carlos Antônio e Sírio Miguel a falta de habilidade política de Antônio Gomide. O prefeito estaria preterindo Carlos Antônio em favor de alguns vereadores que são hábeis na arte da bajulação.

Insuflando

A estratégia de Antônio Gomide de apoiar a candidatura do peemedebista Assef Naben pode provocar uma guerra civil dentro do PMDB. As línguas mais afiadas dizem que o comportamento do petista lembra o do ex-prefeito Ernani de Paula que fazia o mesmo tipo de jogada política.

Carona

No afã de divulgar as ações feitas a favor de Anápolis, o deputado Rubens Otoni não titubeou em apropriar-se de empreendimentos alheios. Para inflar os seus feitos listou uma obra do governo do Estado, como se fosse dele o mérito pela recuperação da infraestrutura do Daia.

Carga pesada

O tiroteio cerrado que recaiu sobre o secretário da Saúde orquestrado pelo bloco do PTB na Câmara tinha um objetivo: destituí-lo do cargo para emplacar um nome do partido. Ao que tudo indica o petebista Frei Valdair ainda não desistiu de fazer um secretário municipal.

Preteridos

Os vereadores de Aparecida de Goiânia estão esperneando. Eles reivindicam do governador o mesmo tratamento dispensado ao Legislativo anapolino. Ou seja, querem a liberação de R$ 1milhão para a construção da Câmara Municipal daquele município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário