segunda-feira, 31 de maio de 2010

Demóstenes: liderança!







POLÍTICA

SUCESSÃO/SENADO


Senado: Demóstenes amplia frente
Democrata tem 24,3% das intenções, seguido por Lúcia Vânia, que aparece com 14,7%, diz Serpes

Carlos Eduardo Reche

O senador Demóstenes Torres (DEM) ampliou a vantagem sobre os adversários e agora lidera com folga a disputa por uma das duas vagas para o Senado, mostra a última rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, realizada entre os dias 22 e 27 de maio. O democrata tem agora 24,3% das intenções de voto, 6,2 pontos porcentuais a mais que na rodada anterior, publicada em 15 de abril, em que aparecia com 18,1%.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB) se mantém na segunda posição, com 14,7% das intenções – 1,7 ponto porcentual a mais que na pesquisa passada. A variação do índice da tucana ficou dentro da margem de erro, de 3,1 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O Serpes entrevistou 1.001 eleitores em todo o Estado de Goiás.

Os deputados federais Sandro Mabel (PR) e Sandes Júnior (PP) estão empatados na briga pela terceira posição. O republicano aparece numericamente à frente do pepista, com 9,4% das intenções, 0,2 ponto porcentual a mais que na rodada anterior, em que aparecia com 9,2%.

Pela primeira vez no cenário de candidatos da disputa ao Senado, Sandes aparece com 9% das intenções. O partido dele, o PP, apoia a candidatura do ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PR), ao governo estadual.

Depois aparece o deputado federal Pedro Wilson (PT), cuja pré-candidatura ao Senado foi confirmada na semana passada pelos petistas. O petista tem 6,4% das menções. Na rodada anterior, ele apareceu com 5% das intenções.

Nas posições seguintes aparecem o ex-senador Mauro Miranda (PMDB), com 3,7% das intenções, e os deputado federais Jovair Arantes (PTB), com 3,1%, e Roberto Balestra (PP), com 3%. Nas duas últimas posições estão o ex-prefeito de Catalão e atual presidente do PMDB goiano, Adib Elias, com 2,3% das menções, e o vereador por Goiânia Agenor Mariano (0,6%), também peemedebista. Os eleitores indecisos somam 19,1% dos entrevistados e os que afirmam que votariam em branco ou nulo, 4,3%.

O índice de eleitores que se declaram indecisos na escolha dos dois candidatos para o Senado teve queda de 5,8 pontos porcentuais entre uma rodada e outra. Já o índice de eleitores que afirmam que votariam em branco ou nulo teve variação de 0,6 ponto porcentual entre as duas rodadas, dentro da margem de erro da pesquisa Serpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário