segunda-feira, 17 de maio de 2010

Estranha política!







ARTIGO

DA REDAÇÃO

Salvar a Grécia e não os aposentados

Ao mesmo tempo em que o presidente Lula sinaliza que vetará o aumento de 7,7% aos aposentados que ganham mais de um salário mínimo, conforme aprovado pela Câmara dos Deputados, o governo afirma que o Brasil ajudará a Grécia com US$ 286 milhões, para que aquele país possa sair do sufoco que atinge alguns países europeus.

Nada como viver numa saudável potência econômica mundial, onde uma capital como Goiânia tem um aeroporto cinco estrelas e a malha rodoviária de Goiás, parecendo um tapete, facilita o escoamento da produção e o acesso às cidades turísticas do Estado.

Lula ironiza o que chama de “apreço” dos deputados federais pelos velhinhos em ano eleitoral e garante que não fará “qualquer espécie de loucura” que atrapalhe o desenvolvimento do País. Dilma, a candidata do PT à sucessão, assegura que “Lula tem compromisso com trabalhadores e aposentados que deram seu trabalho pelo Brasil. Tenho certeza de que ele decidirá de forma equilibrada”. Equilibrada para quem?

A proposta original do governo era de 6,14%, mas a equipe econômica já aceitava dar 7%. A Câmara dos Deputados aprovou um aumento maior para os aposentados e o fim do fator previdenciário – que desestimula a aposentadoria para reduzir o déficit do INSS. Agora, o Senado deve manter esse porcentual.

Aprovar ou rejeitar qualquer matéria é direito e obrigação dos parlamentares, mas os responsáveis pela derrota do governo – deputados do PT e do PMDB – estão sendo chamados de “traidores”. Mas como? O compromisso do deputado ou do senador é com o governo ou com o eleitor?

Pior, foi a reação do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. Numa linguagem parecida com a do seu chefe, falou em “campeonato de bondades” e disse que o próximo governo terá de praticar uma “maldade”. Depois de classificar de demagógica a atitude dos parlamentares que aprovaram o aumento, assegurou que “quem vai pagar a conta do reajuste são os contribuintes”. É mesmo?

Será que ele ignora que é do bolso do contribuinte que sairão os trocados para ajudar a Grécia? O aposentado, que contribuiu mais de 30 anos para ter direito ao benefício, hoje também contribui para a Previdência.


Altamir Vieira é jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário