terça-feira, 25 de maio de 2010

Goiânia: trânsito travado!







Editorial

Parados no trânsito

A todos os problemas do trânsito em Goiânia, soma-se mais um, que aumenta o estresse de condutores de veículos e torna ainda mais lento o tráfego: cerca de 80% dos semáforos instalados na capital apresentam uma programação de tempo que supera em 10%, em média, o máximo de espera tolerável, de até 120 segundos, conforme referências técnicas.

Foi o que mostrou reportagem publicada ontem neste jornal, segundo a qual, em Goiânia, a maioria dos semáforos opera com tempo semafórico de 130 segundos, em média. “E há situações ainda piores em algumas regiões da cidade”, diz a reportagem. Sinaleiros funcionando com três estágios em pontos de intensa movimentação precisam ser eliminados, observam especialistas.

Essa e outras medidas para melhorar o trânsito na capital, com reflexos na melhora também do transporte coletivo, precisam ser adotadas com urgência. Referência em qualidade de vida, Goiânia vem assistindo a um crescimento vertiginoso do número de veículos, sem a necessária contrapartida em intervenções viárias, em obras de infraestrutura e em investimentos no transporte público.

A cidade tem hoje uma das mais elevadas taxas de motorização do País. Se não forem repensadas questões relacionadas à mobilidade urbana, o quadro tende a se agravar, com o trânsito tornando-se mais perigoso e o cidadão gastando cada vez mais tempo nos seus deslocamentos. Que venham rápido, portanto, as mudanças esperadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário