quarta-feira, 12 de maio de 2010

Marconi: debate sobre Ipasgo






POLÍTICA E JUSTIÇA
11/05/2010

Marconi debate solução para crise do Ipasgo

O Ipasgo voltou a ser tema de discussão entre o pré-candidato ao governo do Estado, Marconi Perillo e representantes da área médica. Depois de debater soluções para a crise vivida pelo instituto, notadamente em relação ao cumprimento de acordos firmados para o pagamento das obrigações em atraso com hospitais, clínicas e demais fornecedores, na Associação Médica e no Conselho Regional de Medicina, o senador sentou-se à mesa na noite de ontem com a direção da Associação dos Hospitais e outras entidades que representam os prestadores de serviços.

No encontro, os prestadores de serviço apresentaram reivindicações, dentre elas o pagamento em dia dos serviços executados, plano de carreira para os médicos que trabalham para o Estado, a volta do Fórum de Saúde, criado no governo de Marconi e hoje extinto, reajuste nos valores dos serviços prestados e melhor remuneração aos profissionais médicos.

O senador foi lembrado pelos médicos que, quando assumiu o governo, herdou do governo Maguito Vilela (PMDB) atraso de nove meses no pagamento aos servidores do Ipasgo. Para o futuro, porém, Marconi defende um choque de gestão no instituto. Para o fim definitivo dos atrasos, o senador defende estratégia semelhante à que foi feita para a regularização do pagamento da folha dos servidores públicos. Em seu primeiro governo, além de pagar a folha no mês trabalhado, o governo passou a quitar o 13º na data de aniversário do funcionário.

"Para o Ipasgo, estamos desenvolvendo estudo que nos permitirá vincular a receita descontada dos servidores ao pagamento do instituto. Temos o compromisso de solucionar essa questão de forma definitiva, assim como fizemos com a folha dos servidores. Temos um grupo de trabalho atuando na preparação do nosso plano de gestão. O Ipasgo é prioridade."

Em relação aos reajustes nos valores dos serviços prestados ao Ipasgo, Marconi preferiu ser prático e, como disse, "responsável ao assumir compromissos." Prometeu discutir o assunto oportunamente quando tiver radiografia completa dos valores praticados hoje. O ex-deputado Antônio Faleiros, que o acompanhava, encarregou-se de marcar nova data para que o assunto possa ser discutido.

O tucano comprometeu-se com os profissionais médicos que, em seu provável futuro governo, o nome a ser indicado para a presidência do Ipasgo será discutido com a área. "Não vou nomear ninguém sem antes ouvir cada entidade médica". Marconi disse ainda que pretende fortalecer o Fórum das Entidades Médicas. "Não há outra saída. Precisamos voltar a ter diálogo permanente. Só assim vamos melhorar a saúde em Goiás como um todo."

Profissionais médicos ligados à área de análises clínicas solicitaram a Marconi que retornasse a política de incentivos fiscais criada em seu governo para aquisição de equipamentos de diagnóstico. A redução do ICMS na importação dos equipamentos foi anulada pelo atual governo. "Temos de criar incentivos para o aumento da riqueza e a geração de empregos. É um compromisso que assumo com muita tranquilidade. Vamos retornar os incentivos." Na Associação estiveram representantes de 12 entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário