quarta-feira, 12 de maio de 2010

Serra:investir em Goiás!






POLÍTICA E JUSTIÇA


Serra promete construção de Norte-Sul, aeroporto e hospitais em Goiás

Em visita ontem a Goiânia, o presidenciável José Serra (PSDB) disse já saber quais as propostas de governo que irá trabalhar para os goianos. Ele passou toda a tarde na Capital e visitou vários veículos de comunicação, como o Diário da Manhã, o Vapt-Vupt do Shopping Buriti e o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer). Para Serra, Goiás é um Estado muito importante para a economia e é preciso priorizar temas como infraestrutura, saúde e segurança.

Serra classificou o aeroporto de Goiânia como defasado e que precisa da construção de uma nova unidade. “O aeroporto de Goiânia precisa se atualizar. Com a reforma ou construção de um aeroporto mais adequado, voltará a dar lucro para a cidade.” Para o senador Marconi Perillo (PSDB), é necessário começar tudo de novo. "No caso do aeroporto, é preciso licitar novamente. Cancelar a que foi considerada irregular por superfaturamento e fazer de novo, e rápido."

O ex-governador de São Paulo explica que essa e qualquer outra intervenção que mude a estrutura da cidade precisam ser estudadas em conjunto com o Ministério Público, Tribunal de Contas do Estado e representantes do Meio Ambiente, pois, assim, o risco de que a obra seja embargada reduz consideravelmente.

O tucano criticou a situação das estradas que cortam o Estado, e a demora na conclusão da Ferrovia Norte-Sul. "A Norte-Sul começou há mais de 20 anos e nunca acaba, e ainda não contempla Goiás como um todo." Para Serra, a situação precária das malhas ferroviárias e das rodovias dificulta o escoamento da produção, que aumenta o preço final ao consumidor.

Já Marconi conta que também é preciso investir na construção do alcoolduto no trecho Senador Canedo-Paulínia, duplicação da BR-060, no trecho Goiânia até a divisa com o Mato Grosso, conclusão de rodovias que estão sendo duplicadas e construídas, e a construção/finalização dos anéis viários de Rio Verde, Goiânia e Jataí. Além disso, é necessário resolver problemas de saneamento básico, habitação popular e saúde. Marconi estuda realizar investimentos na hidrovia Paranaíba, a partir de São Simão, com a construção de eclusas para facilitar a navegação e o escoamento da produção. "Esses são temas prioritários para o Estado."

Para Serra, uma das principais dificuldades da população é com relação à saúde. Para ele, saúde é o direito fundamental que garante a manutenção da vida. Explica que a principal atitude é construir mais hospitais, para que a população tenha atendimento de melhor qualidade. "Além disso, pretendo construir Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), distribuir mais remédios de graça e qualificar o atendimento de emergência e urgência", completa.

Deficiência

Também quer desenvolver projetos que auxiliem os deficientes físicos e idosos. Para o tucano, deficientes físicos precisam de intenso atendimento de recuperação e um trabalho de inclusão social. "Isso precisa ser desenvolvido no Brasil como um todo." Ele pretende implantar esses projetos que deram certo em sua gestão como governador paulista (2007-2010) Brasil afora. Já os idosos, população que aumenta cada vez mais no País, devem ser tratados com mais respeito. "Eu pretendo ampliar o Vila Dignidade, que tem dado certo em São Paulo." A vila é projeto habitacional voltado para os idosos, integrado com centros de convivência. "É uma forma de fazer com que aquele que não trabalha mais se sinta ativo e útil", explica Serra.

A comitiva visitou o Crer no final da tarde, e Serra ficou gratificado com o trabalho que viu. "O Crer foi uma iniciativa excepcional que o Marconi tomou na época, que foi fazer um centro de reabilitação", completa. Ele defende que esses centros de atendimento devem se generalizar em todo o País e virar um marco na saúde e no tratamento e reabilitação das pessoas. Enquanto visitava o hospital, o tucano conhecia parte dos trabalhos realizados e cumprimentava as pessoas que aguardavam para receber tratamento médico. Antes de finalizar a visita, Serra brincou com os presentes, dizendo que a população deve agradecer à então primeira-dama Valéria Perillo, que foi quem se empenhou e propôs a Marconi a construção do centro.

Juntamente com a saúde, segurança pública é um tema que não sai da pauta de trabalho de Serra. E é uma triste realidade que cresce a cada dia nos grandes centros. "Eu pretendo criar o Ministério da Segurança Pública." Para o tucano, o aumento da violência nos grandes centros já virou caso crônico, pois as pessoas têm medo de sair de casa.

Drogas

Segundo ele, a solução seria o combate ao tráfico de drogas e de armas. Ele diz que é preciso intensificar a fiscalização na fronteira com a Bolívia, principal fornecedora de drogas e contrabando de armas. Para isso, é necessário um "entrosamento entre as polícias estaduais, a Polícia Federal e os departamentos anti-drogas." Durante uma entrevista coletiva em um dos veículos de TV visitados, Serra negou que a solução seja a criação de uma polícia nacional. "Não é possível fazer isso hoje, os representantes das polícias Civil e Militar nos Estados não aceitariam. Isso só daria certo se fosse possível começar a discutir segurança pública do zero."

Ele disse ainda que fará um trabalho de educação, prevenção e recuperação de usuários de drogas. "O crack era um fenômeno paulistano, mas agora é nacional e precisa ser combatido." Para ele, o apoio da sociedade é fundamental, principalmente das religiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário