quarta-feira, 12 de maio de 2010

Serra: palanque forte em Goiás!






POLÍTICA E JUSTIÇA
                                                                    

                                                  Foto: Wildes Barbosa/O Popular


Serra diz ter palanque forte em Goiás

O presidenciável José Serra (PSDB) disse ontem, durante visita a Goiânia, que terá um palanque forte em Goiás. Segundo ele, o fato de o senador Marconi Perillo (PSDB) concorrer ao governo do Estado ajuda consideravelmente sua candidatura à Presidência da República. "É um palanque fortíssimo, de um governador que foi bastante aprovado aqui por duas gestões, que criou alguns programas novos que tiveram impacto nacional, como o Renda Cidadã, que antecedeu o Bolsa Família."

Serra também falou que Marconi tem "todas as credenciais para voltar ao governo, para continuar tocando Goiás para frente". Dentre as credenciais, o tucano citou a criação do Vapt Vupt. "O Vapt Vupt tem uma característica que é muito importante: o funcionário trabalha feliz, satisfeito, e isso colabora para o bom funcionamento", disse.

O ex-governador de São Paulo falou de alianças. Reafirmou que gostaria de ver o DEM caminhar com o PSDB no Estado, mas disse que não vai interferir. "Vim aqui para estar com os goianos, e com os amigos que tenho do PSDB, do DEM e de outros partidos próximos. Gostaria evidentemente que todos caminhassem juntos. É a minha expectativa, mas não tenho o poder de interferir, tenho o poder de torcer."

Presidente regional do DEM, o deputado federal Ronaldo Caiado recepcionou Serra no aeroporto por volta do meio-dia de ontem. Ele ainda acompanhou o tucano até a Organização Jaime Câmara, onde almoçaram juntos. Depois, o parlamentar seguiu para Brasília para votar o projeto Ficha Limpa - aprovado na noite de ontem na Câmara.

Ainda sobre a questão de interferência, Serra lembrou que cada região tem suas peculiaridades. Disse, inclusive, que esta união entre as forças facilita sua campanha. "Eu não domino os detalhes, as histórias que existem e tudo mais. Eu tenho a expectativa que aqui caminhem todos juntos, é a minha vontade."

Questionado sobre a aliança formal com o PP - o PSDB teria oferecido a vice de Serra para o partido -, o presidenciável disse que a questão só será definida em junho. Até lá, segundo ele, a meta é trabalhar para fazer o mais amplo leque possível de acordos. "Estamos tentando fechar o máximo de alianças possível, não apenas com PP. Em função do programa que temos para o Brasil e a forma como deve ser governado. Todo mundo sabe como vamos fazer no governo. E os partidos que aderirem vão ajudar na forma de governar o Brasil."

Indagado mais especificamente sobre o vice ser do PP, Serra voltou a sair pela tangente. "As questões de vice estão sendo levadas pelo partido. Será decidida em junho. Eu especialmente não quero ficar especulando, falando, porque pode virar uma confusão muito grande. Em política não lidamos com o 'se', mas sim com possibilidades, como disse o Dornelles (Francisco, senador e presidente nacional do PP)."

O problema é que o PP no País está dividido entre alianças com PT e PSDB. Por isso, há poucos dias, Dornelles disse que a legenda poderia liberar os Estados para costurarem alianças. Em Goiás, por exemplo, o governador Alcides Rodrigues (PP) não admite acordo com os tucanos. Ele está bem mais próximo de PT e PMDB do que do PSDB.

Força

Animado com a visita de Serra, Marconi voltou a dizer que espera pelo apoio do DEM à sua candidatura em Goiás. Ele quer um palanque único não só para favorecer o presidenciável, mas também para ajudar na eleição dele próprio e do senador Demóstenes Torres (DEM). "Eu espero para a gente fazer campanha juntos, ter um palanque só para facilitar para mim e para o Demóstenes, que somos candidatos majoritários."

Sobre a dificuldade em convencer Caiado a se aliar ao PSDB, Marconi lembrou que "tem de conversar muito, pois política é a arte do diálogo" e se mostrou confiante em possível ajuda de Serra para costurar a parceria. "Eu não pedi isso (ajudar na aliança), jamais criaria este tipo de constrangimento. Mas com certeza ele (Serra) terá interesse em tratar esses assuntos dos palanques em cada estado brasileiro."

Por fim, lembrou que DEM e PSDB tem objetivo em comum: eleger Serra presidente. "O Serra é um candidato preparadíssimo que tem tudo para ser um excelente presidente, e nós acreditamos muito nisso. Nós e o DEM confiamos nele como uma boa proposta para responder às demandas que existem hoje no Brasil em muitas áreas, como também tecnologia, desenvolvimento, pesquisa. Espero que consigamos localmente equacionar as questões sobre uma possível aliança com o DEM aqui no Estado. Acho que facilitaria muito o palanque do Serra."

Indagado sobre a personalidade forte de Serra, Marconi disse que o tucano será mais exigente no governo. "Pelo Serra ter uma personalidade mais rígida, e um preparo intelectual livre de conhecimento econômico maior, com certeza será mais exigente e participará mais (do comando do governo). Não estou dizendo das decisões só, mas das discussões. O Serra não é de governar pela mão dos outros. Tem opinião própria, sujeito preparadíssimo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário