quinta-feira, 22 de julho de 2010

Anápolis: Ridoval livre de acusação!





Política & Justiça

Inocentado, Ridoval dá inicio à campanha
Polícia Civil conclui inquérito que apura crime de calúnia e difamação e libera tucano para disputa. Deputado do PTB está sob investigação
22 de Julho de 2010 

Da Redação

O ex-secretário da Indústria e Comércio Ridoval Chiareloto (PSDB) lançou na terça-feira sua candidatura à Assembleia Legislativa, em Niquelândia. Após a experiência como candidato a prefeito de Anápolis, ele volta à cena em busca de uma das vagas tradicionalmente ocupadas por Anápolis. A cidade costuma manter sempre de um a dois deputados estaduais na casa legislativa.

Na terça-feira, 20, o candidato teve uma boa notícia: a Polícia Civil retirou seu nome do inquérito que apura crime de aliciamento de menores, fato que o prejudicou na disputa eleitoral de 2008. Na época, Ridoval liderava as pesquisas eleitorais e começou a ser atacado por panfletos apócrifos.

O delegado Gleyson Reis, do 3º Distrito Policial de Anápolis, que apurou os fatos durante o inquérito, constatou que houve armação contra Ridoval. “O fato gerou dois inquéritos, sendo um em âmbito federal, de crime eleitoral contra o deputado Frei Valdair. Os assessores do deputado teriam feito panfletos e vídeos apócrifos com duas adolescentes que diziam ter sido aliciadas pelo empresário”, diz a autoridade policial.

Não bastasse retirar seu nome do inquérito motivado pela armação eleitoral de 2008, Ridoval conseguiu que um outro inquérito prossiga na apuração de crimes cometidos contra ele. A reviravolta pode agora condenar Frei Valdair por calúnia e difamação.

Os fatos causaram grandes transtornos na vida do empresário, sendo inclusive objeto de dissertação de mestrado na Universidade Federal de Goiás (UFG), em que o pesquisador Welliton Carlos, autor da tese “O suspeito na cobertura jornalística”, demonstra que as armações contra o candidato a prefeito prejudicaram sua imagem, gerando supostos crimes contra sua honra. “A afirmação visava depreciar a imagem do candidato Chiareloto, utilizando artimanhas como impressos apócrifos, jornais, boletim de ocorrência e panfletos sem credibilidade, além de postagem de vídeo do site Youtube”, diz a dissertação de mestrado.

O delegado afirma ter sido concluído o inquérito que apura crime de calúnia e difamação contra Chiareloto. “Resolvemos chamar a imprensa e sociedade para mostrar o grande transtorno que Ridoval sofreu na época dos fatos.”

Conforme o delegado, as duas adolescentes que aparecem no vídeo receberam dinheiro dos assessores do então candidato Frei Valdair para fazer a armação contra Chiareloto. Na ocasião, as menores desapareceram da cidade a convite dos assessores.

O inquérito policial prossegue agora para a Justiça. A apuração de crime eleitoral será investigada pela Polícia Federal, e, dependendo dos resultados, o Ministério Público oferecerá denúncia. O deputado estadual Frei Valdair não foi encontrado pela reportagem para comentar a finalização do inquérito e seu indiciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário