domingo, 25 de julho de 2010

Marconi: frente ampliada!






Política & Justiça

Marconi abre 20 pontos de vantagem
Candidato do PSDB tem 57,6% das intenções, contra 37,2% de Iris Rezende. Vanderlan Cardoso aparece com 4%

Márcia Abreu

Pesquisa realizada pelo Instituto Ecope do Brasil/Diário da Manhã aponta o candidato da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo (PSDB), com 20,4 pontos percentuais de vantagem para o candidato da coligação Goiás Rumo ao Futuro, Iris Rezende (PMDB). O tucano tem 57,6% dos votos válidos, contra 37,2 % do peemedebista. Vanderlan Cardoso (PR), da coligação Goiás no Rumo Certo, aparece com apenas 4% das intenções. Washington Fraga (PSol) tem 0,4% e Marta Jane (PCB), 0,8%.

O Ecope ouviu 6.470 pessoas em 50 municípios goianos, incluindo Goiânia e Aparecida. A pesquisa estimulada mostra que Marconi venceria a eleição no primeiro turno. O instituto considerou votos válidos. Brancos e nulos são descartados sob o argumento de que a Justiça Eleitoral adota este mesmo critério na apuração das urnas. A margem de erro da pesquisa é de 1,5% para mais ou para menos. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 24 de julho.

A pesquisa mostra crescimento de Marconi em relação à última Ecope/DM, publicada em 20 de junho. Marconi também venceria no primeiro turno com 54,9% das intenções de votos válidos. Já Iris teve queda de 2,9%. O peemedebista tinha em junho 40,1% das intenções de votos (agora tem 37,3%). Quem também caiu foi o candidato da frente alcidista. Na última rodada, Vanderlan tinha 4,3%, agora tem 4%. O candidato do PSol foi outro que caiu 0,3%. Em junho, Marta Jane não aparecia porque não estava na disputa pelo Palácio das Esmeraldas.

A última pesquisa também foi realizada em 50 municípios goianos, entre os dias 2 e 18 de junho. A margem de erro foi de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa de hoje foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 29080/2010.

O senador Marconi não lidera apenas nas pesquisas Ecope/DM. Todos os levantamentos feitos em Goiás até o momento mostram que o tucano tem boa vantagem em relação ao principal rival, Iris Rezende. Na última sondagem realizada pelo Instituto Grupom, em parceria com o Jornal Opção e Rádio 730, também em junho, Marconi tinha na estimulada sete pontos de vantagem (45,1 % a 37,7%) sobre Iris. Na rodada, Vanderlan teve seu maior índice: 7,1%, contra 1,7% de Enio Tatico (PRP) e 0,2% de Washington Fraga (PSol).


Demóstenes Torres e Lúcia Vânia mantêm favoritismo para Senado

O Instituto Ecope do Brasil, a pedido do Diário da Manhã, também ouviu os 6.470 eleitores sobre a preferência para candidatos ao Senado. Demóstenes Torres (DEM) e Lúcia Vânia (PSDB), ambos candidatos à reeleição, foram os mais votados. Demóstenes, que na rodada de junho teve 40,8% das intenções de voto, agora aparece com 49,5%, aumento de 8,7%. Lúcia também cresceu. A tucana tinha na última sondagem 31,9% e agora aparece com 46,2% das intenções de votos válidos, diferença de apenas 3,3% para Demóstenes.

Deputado federal, Pedro Wilson (PT) é o terceiro colocado com 18,3% das intenções; Paulo Roberto Cunha (PP) está em quarto lugar com 11,2%, seguido por Adib Elias (PMDB), que tem 5,4%. Elias Vaz (PSol) tem 5,2% das intenções de votos; Rubens Donizett (PSTU), 3,5%; o cantor sertanejo Renner (PP), 2,2% e Bernardo Bispo (PCB), 0,8%.

O número de indecisos com relação à candidatura ao Senado é grande. Nesta rodada, 17,2% dos entrevistados disseram que não sabem ainda em quem irão votar no dia 3 de outubro. Outros 7,5% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados na cartela. Nesta eleição, os eleitores precisam votar em dois candidatos para o Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário