segunda-feira, 19 de julho de 2010

Marconi: campanha em alto nível!






Opinião

Insisto e não desisto: quero o debate de alto nível

Marconi Perillo

Do alto de sua longa experiência, Ulysses Guimarães não perdia a oportunidade de dizer que política não deve ser feita com o fígado, mas com o coração.

Concordo com o grande timoneiro da redemocratização do Brasil: política não é guerra, não é campo de batalha do vale tudo. É um processo de construção de consensos, de despertar e materializar sonhos e utopias. Só assim ela se justifica: quando é feita para promover o bem comum e melhorar a vida das pessoas.

Entrei para a vida pública ainda muito jovem e o que sempre me motiva nos embates políticos é a vontade de ajudar as pessoas e contribuir para o desenvolvimento do meu Estado e do meu País.

Não faço política com ódio e rancor. Tenho o coração aberto e nele só há lugar para coisas boas. Como ensinou Nelson Mandela, minhas mãos estão permanentemente estendidas para o entendimento, jamais para confrontar, agredir e perseguir.

Para mim, política é instrumento de paz. Por isso é que lamento muito quando o denuncismo, o destempero e o baixo nível afloram no debate político. A sociedade rejeita esse tipo de discussão, que é vazio e não leva a nada.

O Brasil e, particularmente, Goiás querem dos políticos atitudes que expressem serenidade, ponderação. Não é atirando pedras a esmo e promovendo um festival de baixaria que vamos crescer e produzir desenvolvimento.

Padre Antônio Vieira, num de seus famosos sermões, disse que "nós somos o que fazemos". O que faço e vou continuar fazendo como cidadão e político é sempre olhar para o futuro e, coerentemente, dar a minha contribuição para Goiás e para o Brasil. De forma apaixonada, mas, sobretudo, amadurecida.

Todos são testemunhas de que estou me comportando com equilíbrio e seriedade na campanha eleitoral, mas, acima de tudo, com muito respeito à sociedade goiana.

Farei todo esforço necessário para manter o alto nível da campanha, com ênfase nos projetos de governo e, principalmente, em apontar o futuro para Goiás e nele contemplar com prioridade a Educação, a Saúde e a Segurança Pública, além da modernização do Estado e a distribuição dos frutos desses desenvolvimento para todos.

Nossos adversários sempre atacaram e agrediram, em vez de discutir propostas. Agora, como não estão tendo êxito nas pesquisas, mostram desespero e radicalizam na opção pelos insultos, calúnias e provocações de baixo nível. Mas que esperem sentados: nós não vamos entrar no jogo sujo deles.

Os goianos merecem um debate qualificado, onde suas esperanças sejam projetadas no horizonte. Porque, no final das contas, o que vale mesmo numa campanha eleitoral são as ideias para o futuro e não a miudeza, a mesquinharia e a discussão rasteira.

Peço emprestado uma frase de José Serra, nosso candidato a presidente da República, para avisar aos que nos desrespeitam: quanto mais mentiras inventarem contra nós, mais verdades diremos sobre vocês.

Verdades como a inexistência do déficit de R$ 100 milhões, farsa criada para justificar um governo indolente, inoperante e incompetente, que até hoje não disse a que veio e amarga índices reduzidos de aprovação popular.

Verdades como o caos do sistema de transporte coletivo de Goiânia, que desmoraliza quem prometeu resolvê-lo em seis meses e não deu conta do recado em seis anos.

Verdades como a desastrosa liquidação das usinas de Corumbá e Cachoeira Dourada, que inviabilizou a Celg, e escândalos de corrupção como os casos Astrográfica e Beg-Caixego, de triste memória para Goiás.

Se os adversários quiserem debater em alto nível, sem mentir e sem agredir, podem vir: a nossa campanha quer discutir propostas concretas para acelerar o crescimento do nosso Estado. Mas, repito, sempre com sensatez e muita responsabilidade.

Convenço-me a cada dia que Goiás tem todas as condições de dar um novo salto de desenvolvimento e conquistar o seu espaço entre as cinco maiores economias do País.

Democraticamente, nesta eleição, os goianos terão oportunidade de escolher o melhor projeto e carimbar o passaporte para essa viagem.

Que Goiás seja o grande vencedor nas urnas de 3 de outubro.


Marconi Perillo é senador e candidato a governador de Goiás pelo PSDB e partidos aliados (http://www.marconiperillo.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário