domingo, 25 de julho de 2010





Opinião

Mutirama: o mau exemplo de Iris

Pedro Azulão Jr.

É deprimente o estado em que se encontra o Parque Mutirama. O que era um dos motivos de orgulho de Goiânia e de Goiás, agora é razão para se ter vergonha. Para confirmar o que estou denunciando aqui, convido aos goianos a constatarem pessoalmente, verem a que ponto chegou o nosso glorioso parque. O responsável por isso tem nome: Iris Rezende Machado, que mais uma vez não completou o mandato para o qual foi eleito, deixando para trás outra herança negativa.

Além de provar que Iris está totalmente ultrapassado como gestor, o descaso com o Mutirama lhe retira outra máscara: a de que governar para os pobres. A quem serve o Mutirama? Tal qual o Zoológico de Goiânia, que está fechado há um ano por má administração, o parque infantil atende os pobres, que não podem pagar caro pelo lazer de seus filhos. Não adianta querer tapar o sol com peneira, Iris não soube coordenar, planejar ações que evitassem tal situação. O concreto é que em plenas férias a criançada da periferia de nossa capital está sem o zoo e sem os brinquedos públicos.

Apesar do caos no transporte coletivo e no trânsito, o que inclusive ensejou uma rápida resposta do prefeito Paulo Garcia, podemos dizer que essas áreas, bem ou mal, acabaram tendo alguma atenção de Iris. Não por iniciativa própria, é bom lembrar, mas devido à forte pressão da população apoiada pelos meios de comunicação.

O mesmo não aconteceu com o descaso a que foi submetido nosso querido Parque Mutirama. A Prefeitura não agiu a tempo, evitando que esse importante ponto de lazer ficasse sucateado – afinal, Iris esteve no comando da administração desde 2005 e poderia perfeitamente ter tomado providências básicas e rotineiras para recuperar e modernizar o parque. Nada fez. Não fez porque as crianças pobres e suas famílias não têm poder de mobilização da opinião pública. Além disso, o fechamento do Mutirama, o que deve acontecer no próximo mês, ou o seu sucateamento, não afeta a maioria da população diariamente, como ocorre no caso do transporte coletivo e do trânsito. Afeta, principalmente, as crianças pobres, moradoras da periferia que sonha passear no Mutirama ao menos duas vezes ao ano, nas férias.

Disso tudo, concluímos que o descaso com o Mutirama representa insensibilidade e incompetência, pois a parte da sociedade que precisa do espaço de lazer denominado Mutirama é justamente aquela mais carente, aquela sempre presente na boca do pretenso governador em seus palanques.


E um governante que se mostrou insensível com a população carente não merece voltar ao poder. Nos pequenos atos é possível notar a grandeza de um homem. No caso de Iris fica clara a existência de um abismo entre o que fala para os menos favorecidos ouvirem e o que faz por eles. Por isso o eleitor deve pensar bem quando for votar nas próximas eleições. Será que é isso que queremos que aconteça com o Estado de Goiás?


Pedro Azulão Jr. é vereador em Goiânia pelo PSB (pedroazulaojr@gmail.com/www.pedroazulim.blogspot.com)


Nenhum comentário:

Postar um comentário