sexta-feira, 30 de julho de 2010

Marconi: liderança no mundo virtual!





Política & Justiça


Grupom: Marconi é o candidato mais citado no Twitter
Levantamento mostra que 61,8% das mensagens para candidatos foram enviadas ao tucano, a maioria positivas

José Cácio Júnior

Levantamento realizado pelo instituto Grupom constata que Marconi Perillo (PSDB) é o candidato a governador que recebeu o maior número de mensagens públicas no Twitter entre os dias 15 e 21 de julho de 2010. Entre as 2.925 postagens analisadas, 61,8% foram endereçadas ao tucano. O candidato da coligação Goiás no Rumo Certo, Vanderlan Cardoso (PR), recebeu 22,1% dos “tweets” e Iris Rezende (PMDB), da coligação Goiás Rumo ao Futuro, 16,1%.

Mais da metade (53,5%) das tuitadas remetidas ao tucano foram em apoio a sua postulação. De acordo com avaliação feita com base em critérios estabelecidos pelo próprio instituto, 31,7% das mensagens foram neutras e 26,8% desfavoráveis.

As mensagens para Vanderlan também foram, em sua maioria, positivas. Segundo o Grupom, mensagens favoráveis ao candidato do PR correspondem a 44,3% do total. Menções neutras totalizam 28,9%; e desfavoráveis, 26,8%. A maior proporção de tuitadas favoráveis por candidato diz respeito a Iris, que de todas as mensagens que recebeu, 57% eram favoráveis. Foram 28,7% de postagens neutras e 14,3% desfavoráveis.

A análise qualitativa dos “tweets” recebidos pelos três principais postulantes ao governo mostra que o Twitter não é ambiente tão hostil quanto previam determinados coordenadores de campanha. Segundo o Grupom, 52% do total foram mensagens favoráveis; 30,6% neutas e 17,4% desfavoráveis.

Análise

Integrante da equipe de mídias digitais da campanha de Marconi, Leonardo Salles credita as mensagens favoráveis a Marconi pela posição política que o senador possui. “Ele é um político próximo ao eleitor”. Salles lembra que o intuito de Marconi no microblog é de apresentar propostas à população.

“Vamos fazer uma campanha propositiva, insistir no alto nível”. Ele explica que a orientação da equipe é para que os usuários do Twitter simpatizantes à campanha do tucano não respondam ao jogo de acusações que em determinados momentos toma conta do ambiente virtual. “Se formos atacados vamos responder, mas para defender nossa posição e esclarecer a verdade. Não vamos entrar nesse jogo”. Além de Salles, a equipe conta com mais 14 pessoas, entre profissionais da área de informática e jornalistas que cuidam do conteúdo das redes sociais do candidato.

Assessor de imprensa da campanha de Iris, Filemon Pereira explica que um dos focos da equipe em relação ao Twitter será as pessoas que eles consideram como multiplicadores das ideias do peemedebista. “Nosso interesse não é ter muitos seguidores, mas sim contar com os formadores de opinião para interagir da melhor forma com todos os usuários”.

Dessa maneira, ele conta que os militantes são orientados a não responder aos ataques que Iris possa receber no Twitter. Ao invés de “entrar no jogo dos ataques”, Filemon disse que o espaço servirá para divulgação da candidatura de Iris e os passos que o ex-prefeito de Goiânia dará até outubro. “Objetivamente será o Twitter da campanha, não do Iris”, completa Filemon. Além disso, a equipe estará atenta aos temas mais comentados no Twitter para realizar as devidas mudanças do plano de governo e propostas durante a campanha.

Pela preferência de Iris ao corpo a corpo com os eleitores, essa é a primeira vez que o peemedebista utiliza o ambiente virtual em eleições. Além da própria equipe de Iris, a ala jovem do partido defendia que o candidato marcasse presença nas redes sociais. “Não tem como deixar de fora pela importância que o Twitter tem hoje para divulgar as ações do Iris”, diz Filemon. A equipe de Iris contará com 10 jornalistas que serão responsáveis por atualizar conteúdos para o site e redes sociais.

Responsável por coordenar o uso das redes sociais na campanha de Vanderlan, o publicitário Ademir Lima conta que até o início da propaganda eleitoral em TV em rádio, que começa dia 17 de agosto, a equipe continuará acompanhando o ambiente virtual, principalmente o Twitter, para “sentir a aceitação das pessoas a Vanderlan”.

Ademir explica que a maioria dos usuários ainda não entendeu as oportunidades que as ferramentas virtuais oferecem para a divulgação das campanhas. Ele condena as acusações realizadas entre candidatos e militantes e defende uma maior interação entre candidato e usuário. “O Twitter é um canal direto de comunicação entre políticos e a sociedade”. Ele conta que a partipação de Vanderlan no Twitter será como ouvinte das reclamações dos usuários. “Ele vai mais ouvir do que falar para atualizar suas propostas às necessidades que as pessoas nos apresentarão”.


Redes sociais agregam valor, afirmam assessores

Responsáveis pelo monitoramento dos sites dos candidatos a governador Marconi Perillo (PSDB), Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR) consideram que as redes sociais, como o Twitter, agregarão mais valor às campanhas. Os três integrantes das campanhas ouvidos pelo DM negam que a internet possa ser o fator mais determinante para os eleitores definirem em quem votar.

Integrante da equipe de mídias digitais de Marconi, Leonardo Salles acredita que os usuários do Twitter podem multiplicar as mensagens de Marconi. “O Twitter é a esquina de uma rua onde as pessoas conversam, o comício, a reunião que cada um pode realizar na sala de sua casa”. A tendência para Leonardo é que os comícios tenham menos prestígios nessa eleição do que debates realizados em ambientes virtuais.

Em campanhas realizadas antes da era digital, os comícios, juntamente com a propaganda eleitoral em rádio e TV, eram as principais plataformas que os candidatos tinham para divulgar suas propostas. Leonardo explica que o uso das redes sociais também é uma forma de mostrar a direção que os militantes tem que seguir para multiplicar a campanha nas ruas.

Assessor de imprensa da campanha de Iris, Filemon Pereira considera o Twitter mais uma maneira de conseguir levar as propostas de governo. “As redes sociais agregam valor, pois Iris pode discutir propostas com os usuários e ouvir as necessidades reais do Estado”. No entanto, a utilização das ferramentas deve ficar a cargo da equipe de Iris. Essa é a primeira campanha em que o ex-prefeito de Goiânia adere ao uso de propaganda eleitoral em redes sociais.

Coordenador da campanha nas redes sociais de Vanderlan, o publicitário Ademir Lima diz que uma equipe trabalha analisando a forma como os usuários se comportam no Twitter e outras redes sociais. Para ele, a tendências apontadas são levadas para a campanha que é feita nas ruas. “Podemos sentir o clima de tudo o que acontece, já que a resposta é imediata”.

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