segunda-feira, 26 de julho de 2010

Marconi: diálogo de alto nível!






Política & Justiça

Marconi prega diálogo. Iris não comenta
Tucano se diz feliz com reconhecimento, peemedebista desqualifica instituto e Washington Fraga mira indecisos

José Cácio Júnior

O candidato ao Palácio das Esmeraldas pela coligação Goiás Pode Mais (PSDB) voltou a defender o debate de alto nível após a divulgação da pesquisa do instituto Ecope do Brasil/Diário da Manhã que o coloca com 20,4 pontos percentuais à frente de Iris Rezende (PMDB), candidato pela coligação Goiás Rumo ao Futuro.

“Fico feliz com o reconhecimento da sociedade ao nosso trabalho. Vamos continuar trabalhando com muito afinco, muito respeito aos adversários, fazendo o debate em alto nível e dialogando com a população”, completa o senador tucano. Marconi disse ainda que a pesquisa é o retrato do momento e que reforçará o pedido de humildade aos seus militantes durante a campanha. “Vamos de salto zero”, explica Marconi.

A pesquisa, que ouviu 6.470 eleitores em 50 cidades do Estado, apresenta Marconi com 57,6% de preferência das intenções de voto – 2,7 pontos percentuais a mais que no levantamento divulgado no dia 20 de junho. Além disso, o senador tucano aumentou a vantagem para Iris – que está em segundo lugar – em 5,6 pontos percentuais.

No levantamento anterior, Iris foi lembrado por 40,1% dos entrevistados, o que representa uma queda de 2,9 pontos percentuais em comparação com a pesquisa divulgada ontem. Procurado pela reportagem, o ex-prefeito de Goiânia não quis comentar o resultado da pesquisa. Por meio de sua assessoria de imprensa, Iris informa que não comenta os números do Instituto Ecope.

Na sequência, aparece o candidato governista da coligação Goiás no Rumo Certo, Vanderlan Cardoso (PR), lembrado por 4% dos entrevistados. O ex-prefeito de Senador Canedo apresentou leve queda em relação à pesquisa divulgada em junho, na qual aparecia com 4,3% das intenções de voto. A reportagem entrou em contato com Vanderlan, mas o candidato não foi encontrado para comentar a pesquisa.

Em quarto lugar aparece a candidata esquerdista Marta Jane (PCB), única mulher que disputa cargo ao governo. No levantamento, ela foi lembrada por 0,8% dos entrevistados. Na pesquisa realizada em junho, Marta não foi incluída, pois não era, à época, pré-candidata. Entretanto, ela se declara animada, já que “os trabalhadores do nosso Estado estão aceitando o projeto político do PCB nestas eleições”.

Marta classifica seu projeto de governo como “ousado” e espera um melhor desempenho nas pesquisas com o início dos debates políticos e da propaganda eleitoral em rádio e TV. “Se tivéssemos o mesmo tempo na mídia como os outros candidatos, ninguém seguraria a nossa candidatura.”

Na sequência, aparece o candidato da coligação Goiás Pra Você, Não Pra Eles, Washington Fraga (PSol), com 0,4% – uma queda de 0,3 pontos percentuais. Fraga, que também é um político de esquerda, espera ter um melhor resultado a partir do início do horário eleitoral gratuito nas cadeias de rádio e TV. “Com o início da propaganda eleitoral, as pessoas terão condições de conhecer nosso projeto para Goiás.”

Fraga também já declarou que irá priorizar os eleitores indecisos. Nas pesquisas espontâneas, em que os entrevistados escolhem o candidato sem a presença de uma lista, o índice dos indecisos chega a 52,9%, conforme pesquisa Serpes/O Popular divulgada no último dia 12. “Não pretendo tirar voto de ninguém, mas me apego às pessoas que ainda não decidiram em quem votar”, completa Fraga.

Segundo o levantamento do Instituto Ecope, Marconi venceria no primeiro turno, já que receberia a maioria simples dos votos nas urnas. A metodologia da pesquisa considerou apenas os votos válidos. Brancos e nulos foram descartados, pois a Justiça Eleitoral não os considera na apuração votos.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 24 de julho, com margem de erro oscilando entre 1,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário