segunda-feira, 26 de julho de 2010

Marconi: investir pesado na cidadania!

POLÍTICA

Área social será alvo principal, diz Marconi

Charles Daniel

O candidato ao governo da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo (PSDB), disse ontem, durante caminhada na Avenida Bernardo Sayão, na Fama, que a área social contém suas principais propostas de governo e que investirá pesado no setor caso seja eleito. Para o tucano, governo que só faz obras é medíocre – basta ter dinheiro, fazer economia e abrir a licitação, porque a empreiteira se encarrega da obra. Ele considera, porém, difícil construir cidadania só com isso.

“Não adianta fazer governo de uma nota só. Asfalto é obrigação”, disse, se referindo ao candidato ao governo Iris Rezende (PMDB). Marconi lembrou que se orgulha dos 30 mil metros quadrados de asfalto que construiu, mas se orgulha muito mais das obras sociais que geraram cidadania.

Ele afirmou que os programas sociais implantados no seu governo retornarão e serão aprimorados, a fim de gerar oportunidades e fazer justiça social. O tucano lembrou que durante seu mandato de governador, o Estado passou a ser referencial em termos de iniciativa de programas de sucesso, como foi o caso do Bolsa Universitária, Cheque Moradia, Renda Cidadã, entre outros programas que beneficiavam cerca de 500 mil pessoas e foram copiados por mais de 15 Estados, segundo disse Marconi.

O candidato pontuou ainda ações para a melhoria do ensino, que acarretará geração de oportunidades para que pessoas mais pobres possam competir com os mais ricos. Lembrou que o Vapt-Vupt mudou a relação entre governo e população, melhorando a prestação dos serviços.

Saúde

Marconi esclareceu, porém, que obras são necessárias e que caso seja eleito também atuará nessa frente de trabalho, mas garantiu que vai investir pesado na cidadania das pessoas. Ele destacou investimentos na área de saúde, baseado no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e Hospital de Urgências de Anápolis.

Afirmou que combaterá as drogas de forma preventiva, investindo na educação das crianças, formação profissional dos adolescentes, instrumentos de cultura, esporte e lazer e na criação de empregos. Na outra ponta do problema, aponta investimentos em policiamento punitivo, combate rigoroso às grandes quadrilhas e traficantes, bem como recuperação dos dependentes químicos com a construção do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos baseado no modelo de atendimento do Crer e campanhas preventivas na TV e no rádio.

Metrô

Marconi disse também que o projeto do metrô para Goiânia está pronto desde seu governo, mas disse que não há condições de iniciar a obra sem a ajuda do governo federal e lembrou que o candidato a presidente José Serra (PSDB) se comprometeu a alavancar projetos de metrô, principalmente em Goiás.

O candidato se comprometeu a realizar a obra desde que haja contrapartida do governo federal. Para o tucano, o metrô é indispensável para a melhoria do trânsito e transporte de Goiânia e afirmou que dará ênfase e fará muitas reivindicações ao governo federal para a construção do metrô, caso seja eleito.

O projeto de metrô do PSDB prevê trajeto do Cruzeiro do Sul (Aparecida de Goiânia) até a região noroeste da cidade, passando pelas Avenidas 90, 84 e Goiás. O projeto prevê o uso do Veículo Leve Sobre Trilho na região com maior ocupação e o metrô subterrâneo em parte do traçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário