segunda-feira, 26 de julho de 2010

Íris: de mito a mitômano!





OPINIÃO







Daniel Goúlart


Iris, seja mais respeitoso com Marconi e com o povo goiano

Basta ler os jornais diários para se constatar que, a cada dia, o candidato Iris Rezende se torna mais raivoso e mais agressivo nos seus ataques contra o senador Marconi Perillo. Não há dúvidas de que, se depender de Iris, a campanha eleitoral deste ano será arrastada para a baixaria total. Ou seja: em lugar de um saudável e necessário debate de propostas, o eleitor goiano será condenado a assistir a um espetáculo de acusações, calúnias e difamações.

Não é isso que Goiás merece. Refletindo o pensamento da sociedade, o jornal O Popular, em editorial publicado há poucos dias, defende a importância de uma campanha eleitoral voltada para o confronto de ideias e longe do embate desqualificado entre os candidatos. Diz o editorial: “Quanto mais alto for o nível da campanha eleitoral, com o predomínio dos argumentos, das propostas e das ideias, maior também será a capacidade de julgamento do eleitor, pois ele fará a sua escolha com base no material propositivo e não na baixaria.”

No que se refere ao candidato Marconi Perillo, podemos dizer de peito aberto que ele já compartilha dessa convicção há muito tempo, através de manifestações inequívocas a favor de uma discussão positiva entre os postulantes ao Governo do Estado. Mais ainda: pelo seu comportamento e pelo que diz com clareza e objetividade em entrevistas, discursos e aparições públicas, Marconi tem mostrado fidelidade ao compromisso a que ele mesmo se propôs de desenvolver uma campanha de conteúdo elevado.

Não tenho receio em desafiar os críticos e todos aqueles que fazem oposição a Marconi a apresentarem uma única declaração do candidato, uma entrevista, um discurso, uma frase sequer em que Marconi faz agressões ou ataques aos seus adversários. A campanha da coligação liderada pelo PSDB tem a mais absoluta tranquilidade de que está cumprindo a missão de promover um embate eleitoral voltado exclusivamente para a visualização de um futuro melhor para o Estado e para a nossa gente.

Confiram, por exemplo, o equilíbrio que Marconi e os candidatos a vice e ao Senado estão demonstrando nos comícios realizados até o momento por esse Goiás afora. Todos sabem que a tradição desse tipo de evento são os discursos apaixonados e arrebatados que muitas vezes extrapolam os limites da prudência e do bom senso. Mas, ao contrário disso, o que se constata é a serenidade e a dedicação ao alto nível dos nossos candidatos, que, nos comícios de Goianésia e Catalão, só para citar dois dos mais significativos realizados até agora, cuidaram somente de falar em projetos para o desenvolvimento de Goiás e a melhoria da qualidade de vida da sua população, sem uma única citação negativa aos adversários.

Iris, enquanto isso, decepciona cada vez mais com discursos que mostram a sua falta de respeito não só ao seu principal adversário, como também ao povo de Goiás. Eu mesmo ouvi de inúmeros amigos a reação indignada a um trecho de uma fala do candidato peemedebista que foi exibida por uma emissora de rádio, na qual ele evidencia estar tomado por um acesso de cólera ou de fúria ao se referir a Marconi. Foram muitos os que se sentiram chocados e também indignados com as pesadas injúrias que Iris atirou contra o candidato do PSDB, sem se preocupar em momento algum com a apresentação de propostas ou com a construção de um projeto de futuro para o nosso Estado.

Aliás, a propósito dos discursos em comícios, cito novamente o editorial de O Popular: “Também é preciso que nos comícios de ruas e concentrações de campanha os candidatos usem a palavra observando a ética e o civismo, não fazendo concessões à baixaria. Os candidatos devem dar exemplo de civilidade e boa educação.” Mais uma vez concordo com o jornal e digo que Marconi Perillo está tão firme no compromisso de fazer uma campanha de alto nível que é o único candidato a disponibilizar a transmissão ao vivo dos seus eventos de campanha, pela internet, submetendo-se com tranquilidade à avaliação de um público muito mais amplo do que simplesmente aquele fisicamente presente à frente do palanque.

A nossa certeza é de que já pertence ao passado o tempo das campanhas eleitorais caracterizadas pelo vazio das ofensas mútuas e das afrontas entre os candidatos. Hoje, vivemos uma democracia amadurecida e é preciso que o processo político se desenvolva em termos civilizados e sobretudo de respeito entre os seus personagens. Respeito é fundamental. Não aceitamos a postura atrasada e desesperada com que Iris Rezende tenta pautar a eleição do próximo governador de Goiás. Não aceitamos e não vamos compactuar com esse tipo de postura antiética e contrária aos interesses de Goiás. É por isso que insistimos na direção de uma campanha de paz e de debate de propostas, exatamente como tem feito o senador Marconi Perillo. Iris, com as suas agressões e calúnias, vai continuar falando sozinho.


Daniel Goúlart é deputado estadual e presidente do Diretório Estadual do PSDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário