quarta-feira, 28 de julho de 2010

Marconi:pelo diálogo!


POLÍTICA

Marconi propõe diálogo sobre CELG

Repórter: Charles Daniel

O candidato ao governo da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo (PSDB), sugeriu ontem reunião entre o governo estadual e os candidatos a governador para discutir de forma transparente e aberta sobre a Companhia Energética de Goiás (Celg) ou aguardar o próximo governo para a conclusão da negociação do empréstimo de R$ 3,5 bilhões com o governo federal. Ele alegou que paira dúvida em relação às condições da negociação. "O problema deveria ter sido resolvido há quatro anos."

Marconi enfatizou que tem grande preocupação em relação ao empréstimo para a Celg, porque poderá resultar num comprometimento muito grande da receita do Estado com o pagamento das parcelas. "Além do endividamento existente, vai zerar a capacidade de endividamento do Estado nos próximos anos."

Caso eleito, Marconi prometeu adotar o modelo de gestão meritocrático, semelhante ao de Minas Gerais e Pernambuco, com a estipulação de metas no planejamento estratégico de governo para todas as secretarias, órgãos e funcionários do Estado.

Verificação de metas

Para o governadoriável, através desse contrato de gestão o desempenho de cada secretaria seria avaliado trimestralmente e, as metas não alcançadas seriam corrigidas. Ao final do ano todos os indicadores seriam avaliados, com a verificação de quais metas foram alcançadas integralmente.

A medida causaria impacto na remuneração dos servidores, como um contrato de produtividade, para que haja envolvimento na busca do cumprimento de metas, conforme explicou.

Segundo o tucano, a meritocracia ajuda a viabilizar o caixa porque todos terão que se envolver num conjunto de metas, entre elas o incremento de receita, diminuição de despesas, principalmente de gastos correntes com a manutenção e custeio da máquina administrativa.

Por outro lado, Marconi disse que irá buscar parcerias privadas, recursos de organismos internacionais, recursos federais com o Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Orçamento Geral da União e parceria com os municípios. "Será possível realizar, fazendo um bom plano de governo, com os pés no chão."

Prioridade

Marconi explicou ontem, durante caminhada no setor Finsocial, em Goiânia, que tem dedicado mais tempo à Capital porque é o maior colégio eleitoral do Estado e que sua estratégia de campanha é priorizar os maiores colégios eleitorais. O entorno de Brasília também receberá destaque, mas enfatizará as cidades com maior contingente eleitoral.

Para ele, o comício está "falido", por isso tem priorizado carreatas e caminhadas nestas eleições. Informou que carreatas são mais baratas e eficazes no interior, porque proporcionam o contato com as pessoas em menor tempo e transmite a mensagem. Mesmo quando os showmícios eram permitidos, ressaltou que sempre priorizou o contato direto com o eleitor. "Defendo que as campanhas sejam cada vez mais racionais e baratas."


Nenhum comentário:

Postar um comentário