quinta-feira, 29 de julho de 2010

Serra: brilho de quem faz história!





Opinião

José Serra tem luz própria

Joel de Sant’Anna Braga Filho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está com a popularidade em alta. E isso o está deixando muito embriagado de vaidade, a tal ponto de ele estar pensando que se encontra em uma situação semelhante àquela fase áurea vivida pelo PMDB na década de 80, quando o partido era capaz de eleger até poste.

Para o PMDB, como bem disse o saudoso Ulysses Guimarães, autor da frase sobre o poder do partido, “esse tempo passou”. O presidente Lula, no entanto, não enxerga isso sobre o seu poder de eleger poste. Ou melhor, de eleger a presidenciável Dilma Roussef, que também já está adotando a postura do paz-e-amor nos seus discursos e assim maquiar a sua sisudez de assustar até estátua.

E nessa labuta em favor de sua candidata, o presidente tem cometido muitas estripulias sob as barbas da justiça eleitoral no sentido de exibir a santa que ele carrega no andor. Estripulias estas que têm recebido multas, só que o valor delas é muito insignificante perto do lucro publicitário que o PT está alcançando em elogiar a presidenciável em eventos não permitidos pela eleitoral. Faz-se necessário uma ação punitiva mais enérgica da justiça eleitoral para essas infrações presidenciais. O candidato tucano, José Serra, também sido alvo de multas, mas as circunstâncias das suas são bem diferentes das recebidas pelo presidente petista.

O tucano José Serra, por sua vez, carrega a vantagem de possuir identidade política própria. Caminha com as próprias pernas, não está sobre o manto de ninguém. O seu destaque nas pesquisas eleitorais é, pois, resultado do seu trabalho, sobretudo enquanto ministro da Saúde. Sua passagem pelo respectivo ministério foi muito eficiente. Ao contrário da candidata Dilma Inácio Roussef da Silva, José Serra tem luz própria, não é satélite de ninguém, possui a sua própria órbita.

Se pudesse, o presidente colocaria a sua cabeça no lugar da de Dilma. São tantos elogios à presidenciável, que só falta Lula dizer que sua candidata é a responsável pelo Plano Real. Plano este sem o qual o Lula estaria no mato sem cachorro. Alguns êxitos administrativos do Governo Lula só foram possíveis devido ao estágio em que encontrou a economia do País, isso graças ao período da gestão tucana à frente da Nação. Mas o presidente dar a entender ao povo brasileiro (mais precisamente às camadas mais desinformadas intelectualmente e muitas vezes dependentes de determinados programas sociais de cunho paternalista) que ele é o salvador da economia brasileira. E para aumentar mais a sua presunção, o presidente americano, Barack Obama, disse que “Lula é o cara”. Cara de quê? Cara-de-pau por omitir a importância da administração que antecedeu a sua quanto à valorização da nossa moeda, resultante do Plano Real.

José Serra é, sem dúvida, a alternativa eleitoral mais produtiva para o País para o momento. E ele, conforme as entrevistas que vem concedendo pelo Brasil afora, em suas andanças em busca de voto, tem salientado a importância de se investir maciçamente em educação profissional. Serra é sabedor de que ociosidade em jovens é perigosa. Cabe até mencionar um provérbio popular muito pertinente, que diz que “cabeça vazia é morada do diabo”.

Não há como esperarmos bons frutos sociais de jovens que não tenham profissão e assim um trabalho compatível. Se os jovens não têm horizontes, eles são presas fáceis do mundo do crime. O que resulta em grande índice de mortes de jovens por envolvimento com o mundo do crime. O poder público, como bem sabe o presidenciável tucano, é o grande responsável por esse cenário de violência que toma do País, e sendo assim, cabe, portanto, a ele a implantação de políticas sociais que atenuem consideravelmente estágio de caos que enfrenta o Brasil.

Goiás vai ganhar muito em prosperidade caso o candidato eleito a presidente seja José Serra. Como temos observado, o presidente Lula tem falado muito em favor de Goiás, mas as ações de suas palavras são poucas em favor do Estado. Não dá para acreditar que a presidenciável Dilma será diferente se porventura vir a governar o País. Chega de levar Goiás na conversa mole!

Em visita a Goiânia no dia 20 deste mês, José Serra, em discurso na Fieg, salientou a importância da formação profissional e da inclusão digital de jovens e trabalhadores. O que em seu governo em São Paulo era fato: mais de 200 mil matriculados nos cursos na Secretaria de Ciência e Tecnologia daquele Estado em cursos diversos. Esses matriculados, com certeza, ao obterem uma profissão digna terão mais facilidade em ingressar no mercado de trabalho; assim escaparão das garras nefastas do mundo crime. A prosperidade de Goiás e do Brasil passa pelo ensino profissional e pela inclusão digital.


Joel de Sant’Anna Braga Filho é ex-secretário de Ciência e Tecnologia, odontólogo e membro da Academia Goianiense de Letras (www.joelsantanna.com.br e twitter.com/joelsantanna_)

Nenhum comentário:

Postar um comentário