segunda-feira, 26 de julho de 2010

Marconi: campanha alegre e propositiva!






Política & Justiça

Marconi defende campanha de alto nível
Candidato da coligação Goiás Quer Mais desafia Iris a participar de debate de propostas, sem agressões ou baixaria

Da Redação

O candidato a governador da coligação Goiás Quer Mais, Marconi Perillo (PSDB), desafiou ontem o concorrente Iris Rezende (PMDB) a apresentar propostas e a debater projetos para o futuro de Goiás. “Acho que ele não tem propostas, só ódio e rancor no coração”, afirmou durante carreata que saiu de Hidrolândia e percorreu sete municípios neste domingo.

Marconi reafirmou que fará campanha de alto nível e disse que rejeita o jogo do denuncismo e da baixaria do adversário peemedebista. Ele lamentou as agressões de Iris, que classificou de “injustas e desrespeitosas”. Segundo dados da pesquisa Ecope/DM, o tucano lidera com 20,4 pontos de frente sobre o candidato do PMDB.

Para Marconi, Iris insiste na campanha de agressões gratuitas, calúnias e mentiras. “Nesse caminho de ataques, ele demonstra que não respeita a sociedade, que não tolera mais mentiras e ataques sem fundamento.”

Marconi garantiu que seguirá fazendo “campanha de alto nível, respeitando os outros candidatos e a sociedade”. Ele disse que tem que haver equilíbrio, responsabilidade e justiça nas declarações de um homem público.

“Não esperava que Iris baixasse o nível da campanha dessa maneira. A sociedade não merece campanha de baixo nível e troca de acusações entre os candidatos. Já disse e vou repetir: não descerei ao debate rasteiro que Iris está se pautando.”

O tucano disse não temer o debate. “Sou político forjado no debate e não deixarei nenhuma crítica ou ataque sem resposta, mas não descerei ao nível que Iris propõe.” Conforme declarou, se Iris insistir na campanha de baixo nível, “vai ficar falando sozinho”.

Marconi diz que seu propósito “é elevar o debate e focar no que realmente interessa ao cidadão e à cidadã”. Ele disse que não tem nada a esconder. “Sociedade me conhece. Fui governador duas vezes. Sou senador. Tenho biografia de trabalho por Goiás.”

O candidato da coligação Goiás Quer Mais disse que Iris tem “enorme” telhado de vidro, mas mesmo assim insiste em jogar pedras no telhado alheio. “É a campanha da mentira contra a campanha da verdade. Do baixo nível contra o respeito ao eleitor. Lembro Serra: quanto mais mentiras disserem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles.”

Com relação ao metrô de Goiânia, tema que foi levantado na visita de José Serra a Goiânia, Marconi lembrou que o primeiro governador que tocou nesse assunto foi Henrique Santillo.

“Iris Rezende era senador e atrapalhou na época a captação de recursos para essa obra.” Em seguida, o próprio Iris Rezende e, depois, Maguito Vilela, que sucederam Santillo, não mostraram interesse pelo metrô.

“Infelizmente, o candidato Iris tem uma visão míope da gestão pública. Se hoje cidades como Moscou, Buenos Aires e Paris têm metrôs, é porque na época em que essas obras foram construídas não havia governantes atrasados como Iris”, alfinetou.

Marconi ressaltou que quando foi governador fez o projeto do metrô de Goiânia, mas, com o advento do governo Lula, os recursos para Goiás foram cortados por injunção política.

Sobre o aeroporto de Goiânia, Marconi destacou que a obra é federal e, se não saiu até hoje, é por culpa exclusiva do governo Lula. Segundo ele, “em nenhum outro Estado onde a Infraero construiu aeroportos foi exigida contrapartida maior do que 20%”, acrescentando que “em alguns casos, inclusive, nenhuma contrapartida foi pedida”.

“No caso de Goiás, o governo Lula chegou a exigir 50%. Não aceitamos. Nesse intervalo, a obra foi paralisada por irregularidades na administração do projeto pelo governo federal. Os governos Iris, em Goiânia, e Alcides, em Goiás, se ajoelharam para o governo Lula e não exigiram a retomada da obra.”


Mais prefeitos se juntam ao tucano

A sétima carreata da coligação Goiás Quer Mais contou com a participação de prefeitos de diversos partidos, entre eles os de Joviânia, Romeu José Gonçalves (PP), e de Professor Jamil, Ney Novaes (PT), que ainda não haviam declarado apoio ao candidato ao governo do Estado, senador Marconi Perillo (PSDB), e oficializaram ontem (domingo 25) que estão ao lado dele na disputa pela sucessão estadual. Em Hidrolândia, primeiro município visitado pela carreata, o prefeito José Lima Cruvinel (PP), afirmou que desde o anúncio da carreata os moradores estavam ansiosos pela chegada de Marconi. “É uma manhã de domingo muito festiva para todos nós. Anunciamos que Marconi passaria pela cidade, há três dias, e desde então os moradores estavam ansiosos por receber Marconi, tendo em vista que ele foi um governador muito participativo e voltado para a comunidade”, afirmou.

O deputado federal Roberto Balestra (PP), candidato à reeleição, estava em Hidrolândia e cumprimentou Marconi. Balestra comentou o fato de, mesmo não havendo coligação entre as legendas, muitos prefeitos do PP estarem acompanhando as carreatas da coligação Goiás Quer Mais. “Desde a convenção do PP, dos prefeitos que estavam contra (a coligação do PP com o PR), muitos já passaram a assumir a candidatura do senador Marconi Perillo. É uma decisão espontânea. Devem estar motivados pelas propostas, pelo passado da administração de Marconi e também por solidariedade aos demais prefeitos que, naquele momento, levantaram a bandeira da independência”, afirmou.

Marconi seguiu de Hidrolândia para Professor Jamil, Cromínia, Mairipotaba, Pontalina, Edealina e Edeia, onde finalizou a carreata. Em todas as cidades, como nas outras por onde se fez carreatas, a movimentação e o entusiasmo dos moradores com a chegada do comboio era aparente. Eles aguardavam empunhando bandeiras e cantando os jingles da campanha. A cada plantio da muda de ipê- amarelo logo na entrada dos municípios, moradores observavam de perto e aproveitavam o momento para abraçar Marconi e tirar foto com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário