quinta-feira, 22 de julho de 2010

Eleições 2010: elevar o nível!






EDITORIAL

Nível da campanha

O Popular

Alguns momentos da campanha eleitoral em curso já foram manchados por troca de acusações e outros deslizes que podem comprometer o nível da movimentação dos candidatos. Como está se aproximando o momento de transmissão dos programas do horário de propaganda eleitoral, é preciso que o cidadão cobre dos partidos, das coligações e dos candidatos, que observem o compromisso de nível elevado para a campanha.

Quando mais alto for o nível da campanha eleitoral, com o predomínio dos argumentos, das propostas e das ideias, maior também será a capacidade de julgamento do eleitor, pois ele fará a sua escolha com base no material propositivo e não na baixaria.

A propósito da propaganda pela mídia eletrônica, chamada também de palanque eletrônico, cabe ao eleitor exigir mesmo que os candidatos respeitem a obrigação bom nível, pois estarão se comunicando por um canal que é conferido a eles pelo processo democrático.

Também é preciso que nos comícios de ruas e concentrações de campanha usem a palavra observando a ética e o civismo, não fazendo concessões à baixaria. Os candidatos devem dar exemplo de civilidade e boa educação.

Outra exigência do eleitorado é a de que a demagogia não seja apelo de campanha e levada para a comunicação dos candidatos nos comícios de rua e no espaço da propaganda eleitoral. A demagogia é algo abominável e deforma os meios de persuasão que os candidatos têm a seu dispor no curso de uma campanha eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário