segunda-feira, 19 de julho de 2010

Marconi: a todo vapor!





Política e Justiça
Prefeitos fazem surpresa para Marconi
Representantes de 45 municípios recepcionam candidato a governador antes da carreata ontem. Onze eram do PP

Da redação

Uma surpresa organizada por 45 prefeitos de diversos partidos marcou ontem uma carreata da Coligação Goiás Quer Mais na região metropolitana de Goiânia. Liderados pelos prefeitos de Piracanjuba, Ricardo de Pina (PP); Águas Lindas, Geraldo Messias (PP); e Leopoldo de Bulhões, Raimundo Nonato (PSDB), autor da ideia, eles se organizaram no trevo de Goianira, primeiro município visitado pela carreata, para demonstrar apoio ao candidato ao governo do Estado, senador Marconi Perillo (PSDB). Ricardo de Pina, que levou 11 prefeitos do PP, explicou que o objetivo é reunir sempre um grande número de prefeitos na primeira cidade de cada carreata da coligação. “A cada caminhada, nós temos o objetivo de trazer, em média, 45 prefeitos de todos os partidos que estão na coligação e até aqueles que não fazem parte, mas que apoiam Marconi, como o PP e o PR”, anunciou Ricardo.

Messias reforçou o apoio de prefeitos pepistas fiéis à base que gerou a Coligação Tempo Novo em 1998. E classificou como “ala do PP não inteligente” os que romperam com a base aliada. “Nós estamos mantendo aquela tradição que começou em 1998, com o projeto do Tempo Novo. Infelizmente houve um pessoal, que nós chamamos de PP não inteligente, que partiu para outro lado. Mas o PP inteligente está aí mantendo a integração do Tempo Novo e mostrando todo seu apoio a Marconi.” Raimundo Nonato, por sua vez, afirmou que esses prefeitos vão recepcionar Marconi no início de cada carreata. “Com isso, nós queremos aumentar o ânimo e a disposição dele”, disse.

Entusiasmado com a surpresa, Marconi agradeceu aos prefeitos e afirmou estar muito feliz com a união deles, independente de legendas. “É uma demonstração de carinho, afeto e, sobretudo, de confiança e reconhecimento. Estou muito feliz porque percebo aqui pessoas que confiam no meu trabalho, independente de partido”, declarou.

Em Brazabrantes, Marconi teve outra surpresa: as árvores da cidade estavam enfeitadas com balões azuis e amarelos, as cores da coligação. Adultos e crianças soltaram balões da mesma cor, colorindo o céu da cidade.

Sudoeste

Marconi participou no último sábado, em Santa Helena, do congresso da União da Mocidade da Assembleia de Deus de Santa Helena (Umadesh). O candidato reforçou a importância do trabalho social realizado pelas igrejas, “que retiram jovens do mundo das drogas, criminalidade, prostituição e lhes leva a palavra de Deus”. Marconi lembrou que a ação acaba por gerar economia para os governos. Em seguida, Marconi foi a Rio Verde em caminhada com os senadores Demóstenes e Lúcia Vânia na 52ª Exposição Agropecuária.


Tucano visita Nordeste no sábado

Guarani de Goiás e Posse, cidades ligadas pela GO-108, rodovia pavimentada por Marconi Perillo durante seu governo, receberam a chapa majoritária e candidatos da chapa proporcional da Coligação Goiás Quer Mais na tarde de sábado (17). Em carro aberto, Marconi e demais candidatos percorreram as ruas das duas cidades colhendo o carinho e o expressivo apoio dos moradores.

As carreatas reuniram nas duas cidades mais de mil veículos e milhares de pessoas. Nas calçadas, nos lares e em lojas comerciais, as pessoas se reuniam carregando bandeiras, cartazes e faixas, numa demonstração clara de que já decidiram em quem votar nas eleições de outubro.

Foram as duas primeiras carreatas da campanha de Marconi na Região Nordeste, berço político do advogado José Eliton, candidato a vice-governador da coligação. O jovem político foi recebido de braços abertos pela população de Posse, a cidade que o projetou para o mundo do Direito e abriu-lhe as portas para a militância política.

Ao percorrer as ruas de Guarani de Goiás, Marconi era saudado por pessoas que reconhecem nele o ex-governador que mais investiu no município.


“Uma lei feita só por homens é manca”, afirma Lúcia Vânia em visita ao interior

Única mulher candidata ao Senado Federal por Goiás, a senadora Lúcia Vânia (PSDB) recebeu muitos elogios das mulheres por onde passou a carreata da coligação Goiás Quer Mais, neste domingo. Em Goianira, onde foi feita a concentração para o início da carreata, as mulheres agradeceram a senadora por ter criado o Programa de Erradicação Infantil (Peti), que tirou milhares de crianças das ruas, em Goiás e em todo o Brasil, e por sua constante luta pela implantação da escola em tempo integral.

“A senadora pensa nas nossas crianças e prioriza a educação e é por isso que eu voto nela, e sempre votei, desde que ela foi candidata a governadora”, afirmou a professora Ludmilla Fonseca. O trabalho da senadora na área social, aliás, é o que mais se destaca. Em Caturaí e Araçu, elogiaram a forma como a parlamentar vê a política, com um olhar feminino.

“Tem coisas importantes para a sociedade que só uma mulher pode pensar”, afirmou a dona de casa Ana Rita da Silva, lembrando que a senadora foi relatora da Lei Maria da Penha, que pune os homens que agridem as mulheres.

Além disso, a senadora foi relatora de dois programas importantes do governo federal: o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida. “Essa visão da senadora de pensar no povo acima dos partidos é muito interessante, e é uma coisa rara na política”, destacou a estudante de Direito Renata Rodrigues, de Inhumas.

Em Nova Veneza, a primeira-dama Patrícia Amaral fez questão de destacar a liderança da senadora. “Lúcia é uma guerreira e eu me espelho nela. Ela é um verdadeiro exemplo para todas nós e nos representa como ninguém no Senado”, destacou.

Em retribuição, a senadora mantém um trabalho diferenciado no Congresso: além de atuar na área social, ela trabalha projetos que buscam o desenvolvimento regional, como a recriação da Superintendência para o Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), por exemplo. Segundo a parlamentar, é importante que as mulheres estejam representadas em todas as esferas de poder.

“Não é que as mulheres são melhores ou piores, mas elas são diferentes dos homens. As prioridades são diferentes também. A sociedade é formada por homens e mulheres, portanto, uma lei feita apenas por homens é manca”, ressaltou Lúcia Vânia. A parlamentar lembra ainda que, atualmente, são apenas nove mulheres senadoras, de um total de 81. “A representatividade feminina é fundamental, ainda mais quando feita com competência.”


Em carreata, Demóstenes alerta para avanço do desmatamento no Cerrado

O senador Demóstenes Torres chamou atenção para a situação delicada do Cerrado goiano após uma carreata da Coligação Goiás Quer Mais, que passou por Caturaí, Araçu, Inhumas, Nova Veneza, Brazabrantes e Santo Antônio de Goiás. Demóstenes falou sobre os focos de queimada pelos quais os candidatos cruzaram no percurso e sobre a PEC do Cerrado, proposta de sua autoria que vai garantir proteção para a mais diversificada savana do mundo.

“Ainda é preciso realizar trabalhos fortes de conscientização. Os focos de queimada estão localizados próximo às margens da rodovia, o que pode ser até mesmo uma guimba de cigarro. A PEC do Cerrado vai estimular o debate sobre o Cerrado e ainda fornecer recursos para a preservação e o estímulo do turismo em Goiás”, afirmou Demóstenes. O senador ainda participou do plantio de mudas de ipê-amarelo. Demóstenes e o candidato ao governo Marconi Perillo (PSDB) optaram pelo plantio de árvores (100 por município) para anular a poluição produzida pela campanha.

A dona de casa Maria Aparecida, 47, acha a iniciativa interessante e espera a adesão dos demais políticos a esse estilo de fazer campanha. “O senador Demóstenes é um político sério, honesto, ficha limpa. Fico feliz que ele e Marconi tenham essa preocupação em preservar o meio ambiente”, afirmou Maria.

Demóstenes também avalia que o eleitor levará em consideração nestas eleições as propostas e o resultado do trabalho apresentado pelos políticos durante a vida pública. “Tanto eu como Marconi e a senadora Lúcia Vânia estamos realizando um trabalho qualitativo. Minha atuação sempre foi voltada para a melhora do País. Tenho orgulho de ter sido relator da CPI da Pedofilia, de ter apresentado o texto final da Lei Ficha Limpa, por exemplo”, afirmou Demóstenes.

Durante a carreata, Demóstenes e Marconi foram pegos de surpresa por uma caminhonete apinhada de prefeitos que declaram apoio à coligação. Entre eles, prefeitos de cidades que ficam próximas ou às margens do Rio Araguaia, onde Demóstenes esteve realizando um trabalho contra a extração de diamantes. A ação das dragas foi denunciada no Congresso Nacional por Demóstenes, que cobrou inclusive ações enérgicas do Ministério do Meio Ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário