sexta-feira, 30 de julho de 2010

PT cria a Central Única dos Boatos!





POLÍTICA

ELEIÇÕES 2010
Serra: fuga de debate é falta de ideias
Tucano voltou a se classificar de esquerda, em resposta a petistas que o rotularam de direita troglodita

Agência Estado

São Paulo - O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, disse ontem ver uma "fuga do debate" na disputa eleitoral deste ano. Em uma referência indireta a sua adversária Dilma Rousseff, do PT, o tucano afirmou: "Há uma fuga do debate não apenas física, mas também de ideias." Dilma tem recusado convites para debates em veículos de comunicação. Segundo Serra, está "difícil" debater temas de governo.

"Não se debatem temas. Hoje tem um mecanismo que é uma central de boatos, que espalha coisas, e uma atitude de ofendido quando você diz alguma coisa que todo mundo sabe que é verdade", afirmou, após ser sabatinado na Rede Record, em São Paulo.

Serra voltou a classificar-se como um político de esquerda, em resposta a petistas que o chamaram de integrante da "direita troglodita". "Uma coisa é certa: quem se acha de esquerda tem de ser defensor irrestrito dos direitos humanos. Eu não teria confiado no Ahmadinejad", disse, em referência ao presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que recebeu apoio do governo brasileiro diante da comunidade internacional. "Troglodita de direita é quem apoia o Ahmadinejad, que está matando mulheres a pedradas", disse.

Apesar da polêmica em torno do rótulo de "direita", Serra disse não se incomodar com ele. "Não incomoda nem ‘desincomoda." É apenas gente que não tem o que dizer, é de direita e inventa factoides", disse o tucano.

Ele atacou o assessor da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, que o criticou em entrevista. "Marco Aurélio Garcia é de direita, totalmente, não tem nada de esquerda", retrucou. "Falar de esquerda é falar em direitos humanos, em políticas efetivamente populares, de curto, médio e longo prazo, não no jogo de grupos econômicos." O tucano lembrou ainda dos componentes do que tem chamado de "tripé maldito" da economia para distinguir a direita e a esquerda.


Ninguém faz registro em portal

Brasília- O Portal Ficha Limpa (www.fichalimpa.com.br ou www.fichalimpaja.com.br), criado para abrigar candidatos que se enquadram à nova lei, não conseguiu cadastrar nenhum nome, até as 20 horas de ontem, no primeiro dia de funcionamento. Pouco mais de dez candidatos tentaram ingressar, mas a maioria não conseguiu apresentar o link com informações sobre as contas de campanha: doações e gastos.

A transparência nos gastos é a principal exigência para aceitar o cadastro. O site exige que o candidato informe um link, numa página oficial sua, no qual há informações sobre as contas da campanha. O portal cobra atualização semanal dos dados com CNPJ e nome do doador, valor e como foram gastos os recursos.

"Acreditamos que muitos candidatos não entenderam que é preciso dar total transparência aos gastos de campanha. Eles, ou não ofereceram o link, ou o link leva para uma página sem as informações exigidas. Se não tiver o link e as informações, não entra no cadastro" disse Caio Magri, secretário-executivo da Articulação Brasileira de Combate à Corrupção e à Impunidade (Abracci).(AG)


Suplente de Nelto assume na quarta

A Assembleia Legislativa enviou ofício ontem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-GO) informando que dará posse ao suplente do deputado José Nelto (PMDB), Lívio Luciano, na próxima quarta-feira, dia 4. O ofício foi enviado dentro do prazo estabelecido pelo órgão para que a Casa se manifestasse sobre a demora em afastar o parlamentar, cassado há cerca de 20 dias pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por compra de voto.

A cobrança do TRE foi motivada por uma petição do procurador regional eleitoral, Alexandre Tavares, que acusou o Legislativo de não dar cumprimento a decisões judiciais. José Nelto era mantido com base em uma mudança no regimento interno da Casa, aprovada este ano.

Ontem o presidente da Casa, Helder Valin (PSDB), informou que anexou ao ofício as contra-argumentações de José Nelto sobre a cassação. Valin garantiu que, caso o TRE-GO não se manifeste até quarta-feira sobre estes documentos, vai dar posse normalmente ao suplente.(Érika Lettry)

Nenhum comentário:

Postar um comentário