sexta-feira, 23 de julho de 2010

Marconi: Obra do Aeroporto parada e por incompetência!

POLÍITICA


Para Marconi, Infraero foi incopetente

Mirelle Irene

Durante entrevista concedida ontem antes de caminhada pelas imediações da Praça da Nova Suíça, o candidato ao governo da coligação Goiás Quer Mais, senador Marconi Perillo (PSDB), voltou a rebater críticas de governistas ligados ao presidente Lula sobre o conturbado processo de construção do novo Aeroporto de Goiânia, atualmente uma obra parada.

Marconi desmentiu que o governo tucano não teria dado a devida contrapartida da obra ao governo federal, à época do início das obras. “Deixei o governo no início de 2006, e já tinha pago mais de R$ 1 bilhão de reais de contrapartida”, disse. “Embora uma obra destas, que é de inteira responsabilidade do governo federal,não devesse exigir nenhum tostão do Estado”, pontuou, lembrando que quem administra os aeroportos no Brasil é a Infraero.


Responsabilidade

“É um órgão federal, inclusive muito rentável, eles não deveriam fazer qualquer tipo de exigência de um Estado como o nosso”, acredita o candidato tucano. "A responsabilidade pela construção de aeroportos é exclusiva da Infraero. O problema é que eles não deram conta de construir o aeroporto”, acusou.

Marconi lembrou que a obra foi superfaturada, o que levou o Ministério Público e o Tribunal de Contas da União a embargá-la. “O que precisamos agora é que seja feita uma nova licitação, e com urgência, para que a gente possa dar a Goiânia a condição de receber bem a todos que aqui chegam”, defendeu.

Ainda sobre obras de infraestrutura, Marconi rebateu críticas do adversário Iris Rezende (PMDB), para quem o governo do PSDB teve 12 anos para construir o metrô na Capital e “nunca levantou uma palha”. Marconi disse que o tema foi alvo de promessas do PMDB, mas que o PSDB tomou atitudes mais práticas. “O PSDB fez o projeto, não conseguiu recursos federais. E uma obra como o metrô precisa de dinheiro federal”, assinalou.

O tucano disse ainda ter ficado feliz com a declaração do candidato a presidente do seu partido, José Serra (PSDB), se comprometendo a viabilizar recursos para a construção do metrô de Goiânia. “Se o governo federal ajudar, com certeza (construiremos o metrô)”, garantiu também o candidato tucano ao governo.

Marconi comentou também o aumento do tom das críticas de Iris Rezende aos seus governos, nos últimos dias. “Teremos toda uma campanha para debater todos estes temas”, disse, sobre a comparação de governos. “Toda vez que o PSDB se sentir injustiçado, certamente vai responder”, acrescentou.


ROTAS

O candidato confirmou, ainda, que o esforço de campanha tucana passará em breve a dividir o Estado em duas rotas, uma comandada por ele e outra pelo vice José Eliton Jr. (DEM). “Nós estamos realizando alguns roteiros, e cada um de nós vai cumprir uma missão, um trajeto, no sentido de mobilizar o Estado todo”, revelou o senador.

“A partir da semana que vem nós devemos ter parte da agenda separada”, afirmou o candidato a vice. Sobre a estratégia de dar mais atenção a Goiânia, Eliton acha que é positivo para a campanha. “É uma cidade importante no cenário estadual e precisamos abrir vantagem”, acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário