sexta-feira, 23 de julho de 2010

Parabéns, Anápolis!




OPINIÃO
Vander Lúcio Barbosa

Aniversariante

Anápolis está chegando aos 103 anos de emancipação política vivendo, felizmente, um bom momento. Há, de todas as partes, notícias alvissareiras sobre avanços imprescindíveis para que o Município, como um todo, siga seu processo desenvolvimentista, apesar e, independentemente, de questões de somenos importância, dentre elas a política. O povo de Anápolis tem sabido, ao longo de muitos anos, separar as coisas. Fazer política na época de política, e produzir, quando o assunto é crescimento. Prova disso é que, nas últimas décadas, Anápolis cresceu quantitativa e qualitativamente, para o bem de toda a comunidade, para o bem do Estado de Goiás e do Brasil, numa velocidade muito acima da média nacional. A “descoberta” de Anápolis no século 21 é extraordinária. Basta dar uma olhadela na história, para se constatar o quanto a Cidade evoluiu.

Uma cidade considerada jovem... Afinal, são, apenas, 103 anos, contra séculos vividos por outras comunidades, inclusive no Estado de Goiás, mas que não chegaram ao estágio a que chegamos. Sorte nossa. Isto sinaliza que as primeiras gerações de anapolinos que por aqui aportaram, e as que aqui nasceram, trilharam o caminho correto, deixando sedimentos importantes para que essa trajetória não se interrompesse. Melhor ainda. E, tomara que a trilha a ser percorrida pelos que vierem depois da geração atual, seja mantida, seja aperfeiçoada e seja dinamizada mais e mais. Afinal de contas, Anápolis merece. Foi ela a cidade que sustentou a construção de Goiânia, nos anos 40, e a de Brasília, nos anos 60. Agora, é a vez de Anápolis.

Quanto ao mais, os anapolinos têm, sim, o que comemorar nesse Julho de 2010. A cidade está alegre, a cidade produz. A cidade não vive conturbações políticas, sociais, ou, econômicas, em que pese ser ano eleitoral. Há uma espécie de pacto surdo (e mudo) das forças representativas, a fim de que o desenvolvimento sócio/econômico e cultural do Município não seja afetado pelas disputas periódicas e/ou pontuais. Anápolis é muito maior do que partidos políticos, do que clubes, igrejas e outros segmentos. É uma comunidade cosmopolita que abriu seu espaço, conquistou seu status com a força e a perseverança de seu povo. Foram diversos ciclos de crescimento, cada qual importante ao seu tempo.

E para o futuro? O que será de Anápolis? O que se espera, com certeza, é que o traçado desenvolvimentista não seja alterado. E, se por acaso o for, que seja para melhor. Afinal de contas, a Anápolis está reservado o destino de ser a cidade mais importante no Centro Oeste Brasileiro, sem qualquer ufanismo. É que os dados, as estatísticas, as evidências, e os sintomas, conspiram para tal. E, a isso, se junta a capacidade produtiva do povo anapolino, dos que estão migrando para Anápolis, atraídos, certamente, por tudo de bom que a Cidade oferece. Espera-se que os dirigentes, os governantes de agora, e do futuro, saibam entender este estado de coisas. E colaborem para que ele não sofra interrupções. Este é o desejo de todos, na festa do Aniversário de Anápolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário