terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Diário da Manhã - 28 de janeiro de 2010

Diário da Manhã

PMDB antecipa convenção e rebeldes vão acionar a Justiça

A Comissão Executiva Nacional do PMDB aprovou ontem em Brasília, por unanimidade, convocação de uma convenção nacional dia 6 de fevereiro para eleger a nova direção partidária. Já há consenso em torno da reeleição do deputado Michel Temer (SP) para a presidência do partido.

Ontem, Temer recebeu a solidariedade dos 11 representantes da executiva presentes à reunião. O deputado Darcísio Perondi (RS) aproveitou a reunião para protestar contra “uma ação orquestrada de líderes poderosos do PT” contra a escolha de Temer para ser candidato a vice-presidente da República na chapa da ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil).

Em seguida, o senador Gerson Camata (ES) propôs que constasse em ata declaração de solidariedade ao presidente do partido. Líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) disse que só deverá ser apresentada uma chapa na convenção: “Nossa chapa é a da unidade, com Michel Temer na Presidência.”

Cotado para a vaga de vice, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, disse ontem que os peemedebistas têm deixado claro, nas reuniões com o PT, que o PMDB está “muito decidido” em torno do nome de Temer. “Nós todos o apoiamos com muito entusiasmo, porque achamos que ele representa muito bem o nosso partido e esperamos que ele possa vir a formar chapa com a ministra Dilma”, disse Costa.

O ministro relatou que o PMDB e o PT, em reunião realizada ontem, em Brasília, conversaram principalmente sobre a disputa nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Ceará, nos quais, segundo o ministro, ainda há dificuldades na composição das alianças.

Oposição

A ala do PMDB alinhada com os partidos de oposição vai entrar com medida judicial para impedir a realização da convenção nacional para eleger a nova direção partidária no dia 6 de fevereiro. A informação é do presidente do PMDB em São Paulo, Orestes Quércia, e do vice-presidente nacional do PMDB e presidente do partido em Santa Catarina, Eduardo Moreira. “Já estamos com a ação pronta e devemos entrar na Justiça ainda nesta semana”, afirmou.

De acordo com Quércia, membros do partido em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco devem endossar a ação, que está sob análise de advogados do partido. Para Quércia, a realização da convenção em fevereiro “não é oportuna”. Governadores do Paraná, Roberto Requião, e Santa Catarina, Luiz Henrique Silveira, já haviam sinalizado que liderariam movimento contra a antecipação da convenção e cogitavam entrar com medida judicial para impedir a realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário