terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Popular - 28 de janeiro de 2010

O Popular

Dengue mata quatro em menos de um mês
Doença mais que dobrou de uma semana para outra em Goiás, com aumento de mais de 430% de notificações em relação a janeiro de 2009

Marília Assunção

Quatro mortes por dengue foram confirmadas de 1º a 27 de janeiro no Estado. O número de casos notificados da doença mais que dobrou em Goiás de uma semana para outra – de 4.531 eles saltaram para 9.014.

O avanço das notificações revela um aumento de 439% nos casos de dengue em Goiás na terceira semana de 2010 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do balanço de ontem da Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretária Estadual de Saúde (SES).

Das quatro mortes pela doença que ainda aguardam dados clínicos para classificação do tipo, e que foram confirmadas ontem, Goiânia teve três e Aparecida de Goiânia, uma. Mas a SES investiga mais quatro óbitos, entre eles o de uma criança de 9 anos, residente em Aragarças. As demais mortes suspeitas ocorreram nos municípios de Nova Veneza (um caso cada) e Goiânia – dois casos aguardando confirmação.

Números

Goiânia e Aparecida de Goiânia seguem na frente em números absolutos com mais de 6 mil casos, somadas as notificações de dengue dos dois municípios. Em termos proporcionais – número de casos confirmados em cada grupo de 100 mil habitantes –, as cidades de Barro Alto e Goianira lideram os índices de incidência da enfermidade. Barro Alto tem 6,67 mil habitantes, mas já registrou 129 casos de dengue esse ano. Com 25,64 mil habitantes, o município de Goianira registrou 457 casos, o que significa que cada um dos dois municípios registra incidência superior a mil por cento de dengue em 2010.

A gerente da Vigilância Epidemiológica, Magna Maria de Carvalho, espera o envio de mais quatro veículos fumacê pelo Ministério da Saúde.

Combate

Em entrevista coletiva ontem ela afirmou que o plano emergencial de combate ao Aedes aegypti já atingiu 100% em Aparecida e quase isso na capital e que ele agora será estendido para o interior. Magna destacou que o trabalho de combate ao mosquito somente apresenta resultados após 15 dias.

O assustador no avanço da dengue é que, por mais que ela faça vítimas, independentemente de idade e classe social, ainda há o desleixo por parte dos moradores de locais infestados, como o Jardim América – campeão em Goiânia nas duas primeiras semanas do ano, comparado com 2009, com 61 casos contra 12 –, e há demora em eliminar os focos. Quem atesta essa situação são os moradores de um prédio residencial na Rua C-146, no Jardim América, vizinhos de uma casa onde a água esverdeada da piscina, a descoberto, alerta para o perigo de ser um dos milhares de criadouros do Aedes.

“Já reclamei, mas não vieram limpar ainda”, afirma o síndico do edifício, Júlio César Vieira Andrade. Segundo ele, a casa está fechada há mais de 30 dias. O síndico reclama que ligou para alguns órgãos e não informaram o telefone do Disque-Dengue (0800 646 1520).

Nenhum comentário:

Postar um comentário