terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Popular - 30 de janeiro de 2010

O Popular

Até puxadinho do aeroporto atrasa
Construção do módulo provisório fica pronta em abril. Ele vai dobrar área da sala de embarque

Carla Borges

A ampliação emergencial da sala de embarque do Aeroporto Santa Genoveva, que deveria ter ficado pronta no fim do ano passado, ainda aguarda a conclusão do contrato e a expedição da ordem de serviço para ser iniciada. Somente depois da autorização pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a vencedora da licitação poderá executar o projeto e fabricar as partes do módulo, que depois serão montadas na área contígua à do terminal de passageiros, próximo ao local onde atualmente é realizado o embarque de aviação geral.

De acordo com a Infraero em Goiás, até o fim do mês de abril deste ano a montagem será concluída e a nova sala estará em condições de uso. A instalação do módulo provisório dobrará a área da sala de embarque, dos atuais 600 metros quadrados para 1,2 mil metros quadrados. Ele ficará em uso até a conclusão da obra definitiva de ampliação do terminal de passageiros de Goiânia, suspensa desde 2007 pelo Tribunal Regional Federal (TRF) por suspeita de superfaturamento.

Com custo estimado em R$ 3 milhões, o módulo operacional provisório será composto por uma sala de embarque removível, com isolamento termo-acústico, climatização, sistema de som, sistema informativo de voos e três canais de inspeção. Segundo a Infraero, ele receberá novo mobiliário, com longarinas, mesas e cadeiras novas, além de lanchonetes e uma revistaria. Quando estiver em uso, o módulo deve reduzir um dos maiores desconfortos dos usuários do aeroporto de Goiânia: em momentos de embarques simultâneos não há cadeiras suficientes e os passageiros aguardam em pé a abertura dos portões para chegar às aeronaves.

Em outubro do ano passado, o superintendente da Infraero em Goiás, Jucélio Alves de Oliveira, disse que a construção do módulo provisório teria início neste mês, com conclusão também prevista para abril. Na primeira vez que ele foi anunciado, a previsão era de que entrasse em operação ainda em 2009. Em nota ao POPULAR, a Infraero justificou o atraso na emissão da ordem de serviço argumentando que a contratação contempla também um equipamento similar no aeroporto de Brasília.

Estacionamento

De acordo com a Infraero, também estão previstas para este ano outras medidas que devem amenizar o desconforto dos usuários do aeroporto, que há muito recebe passageiros em quantidade maior à sua capacidade. Serão ampliados o estacionamento principal e o terminal de logística de cargas. Este último terá aumentada em 72% sua capacidade de armazenagem.

Em 2009 o aeroporto de Goiânia seguiu a tendência nacional de crescimento no movimento de passageiros. Ele recebeu 1.760.013 passageiros embarcados e desembarcados, o que corresponde a um aumento de 14,23% em relação ao total de 2008. O mês de maior movimento no ano passado foi julho, com 177.461 embarques e desembarques. Os demais meses do segundo semestre também impulsionaram o crescimento e resultaram nesse aumento em relação a 2008.

Obra deve ser retomada em outubro

Carla Borges

As obras de construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva devem ser retomadas no mês de outubro. A expectativa é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra os aeroportos de todo o País. A perspectiva é de que os serviços estejam concluídos em setembro de 2013. O investimento total para a construção do novo terminal de passageiros será de R$ 339,4 milhões.

As obras foram suspensas pelo Tribunal Regional Federal em abril de 2007, depois de uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontar indícios de superfaturamento. Em dezembro do ano passado, o TCU expediu medida cautelar proibindo qualquer pagamento ao consórcio Odebrecht/Via Engenharia, responsável pelas obras, devido à demora da Infraero de repassar informações solicitadas.

Em nota, a Infraero informou que está empenhada em resolver o impasse junto ao consórcio. A empresa garante que o desconforto dos usuários será minimizado com a instalação do módulo operacional provisório. Procurado, o TCU não comentou o processo.

ANÁLISE

E o desconforto continua...

Carla Borges

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criará, ainda neste ano, um ranking popular sobre a qualidade do atendimento recebido pelos passageiros nos aeroportos de todo o País. Os usuários poderão dar sua opinião no Espaço do Passageiro, que já existe no site da agência (www.anac.gov.br) e, diga-se de passagem é um sucesso de público visitante , mas que, atualmente, destina-se apenas à avaliação dos serviços oferecidos pelas companhias aéreas. Não é difícil imaginar qual será o desempenho do velho Santa Genoveva nesse ranking.

O aeroporto de Goiânia foi construído na década de 50 do século passado e sua pista ainda tem a mesma dimensão de 2,2 mil por 45 metros de quando foi pavimentada, em 1958. Ele comportaria movimento de 600 mil passageiros por ano, número que mais do que triplicou, segundo aponta o balanço da Infraero. São pessoas que todos os dias se espremem nas salas de embarque e de espera enquanto os anos passam e a demanda aumenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário