quinta-feira, 8 de abril de 2010

Mais corrupção!






POLÍTICA

POLÍCIA FEDERAL

Aloprado’ é preso por desvio de verba

Folhapress

Cuiabá – O ex-tesoureiro do PT em Mato Grosso, Valdebran Padilha, envolvido no ‘escândalo dos aloprados’, em 2006, seu irmão Valdenir Padilha e os coordenadores de duas Ocips foram presos durante a Operação Hygea desencadeada ontem pela Polícia Federal. Os quatro formariam o núcleo intelectual, segundo a PF, de uma organização especializada no desvio de verbas federais da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ministério da Saúde e Ministério das Cidades destinados à área da saúde em Mato Grosso e com ramificações nos Estados de Minas Gerais, Rondônia e Brasília.

Também foram presos o ex-prefeito de Santo Antonio de Leverger, Faustino Dias (cassado pelo TRE por compra de votos), o secretário de Saúde de Tangará da Serra, Mário Lemos, o coordenador da Funasa, Marco Antonio Stangherlin, o empresário da CHC Táxi Aereo, Francisco Salvador, além de dirigentes do PMDB de Mato Grosso – Rafael Bastos, secretário-geral do diretório estadual, Carlos Miranda, tesoureiro e José Luís Bezerra, sobrinho do deputado federal, Carlos Bezerra.

A operação em parceria com a CGU desmontou um esquema que teria causado um prejuízo comprovado através de auditorias internas da Controladoria Geral da União (CGU) de R$ 52 milhões. Segundo coordenador geral da CGU em Mato Grosso, Israel Carvalho, o valor total pode ultrapassar R$ 200 milhões.

O advogado Roger Fernandes, que representa os irmãos Valdebran e Waldemir Padilha, qualificou como “ilegal e desnecessária” a prisão de seus clientes, que, disse ele, foram pegos “de surpresa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário