terça-feira, 4 de maio de 2010

Leitores opinam!







CARTAS DOS LEITORES

Calçadas de Goiânia

A propósito do editorial de domingo, quero dizer que as calçadas de Goiânia apresentam vários problemas e não há interesse do poder público sobre o caso. Muitos cidadãos não conservam as suas e o governo também não. Em certos lugares, só servem ao comércio e oficinas.

As irregularidades gritantes estão por toda parte, mas na porta da Secretaria de Educação, em frente ao Materno Infantil, é uma coisa horrorosa, servindo até como estacionamento irregular. O Setor dos Funcionários viu seu único espaço esportivo ser mutilado para abrigar um posto de saúde.

A pista de caminhada, que já era ruim, foi violentada com depressões provocadas pelas máquinas que construíram o Cais. Inauguraram a obra com muito foguete e foram embora, ficando as crateras e a falta de respeito com o cidadão contribuinte.

GENÈSIO DAVID AMARAL
Setor dos Funcionários – Goiânia


Telespectadores

Parabéns a TV Anhanguera pela nova unidade móvel HDTV, modernizando para ficar ainda mais perto de nós, seus telespectadores fiéis. Saindo na frente, sendo a primeira a operar com mais de 12 câmeras, vem provar que administração, visão e ação andando juntas, geram o sucesso permanente, desta que é um orgulho para todos nós goianos.

Toda a OJC está de parabéns, pelo incentivo à cultura e às artes em geral através da Fundação, também por estar Face a Face com os nossos problemas cotidianos, nos ouvindo através Facebook e procurando soluções de problemas tão antigos e esquecidos pelos nossos governantes.

Como dizemos por aqui, vai ser bom demais da conta.

MARIA ISABEL DE ASSIS PEREIRA
Setor Oeste – Goiânia


Campeão goiano

Apesar de ser esmeraldino de coração, o clube da Campininha merece todas as felicitações pelo título goiano angariado no presente ano.

Torço pelo futebol goiano e boa sorte ao Atlético Clube Goianiense nas competições que disputar. Que o futebol de Goiás continue crescendo e ocupando o espaço que merece no cenário nacional.

UBERTH DOMINGOS CORDEIRO
Goiânia – GO


Maternidade

Em resposta à carta do leitor Paulo Marques, publicada dia 21 de abril, a direção da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes esclarece que a unidade está funcionando no fim de semana e atende casos de urgência e ambulatorial.

Nos dois últimos finais de semana, os próprios diretores da unidade estiveram no plantão para suprir a carência de médicos plantonistas, já que alguns deles estão de licença médica.

Os diretores da maternidade, bem como a Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) estão buscando alternativas como a contratação de substitutos para resolver o problema.

A maternidade é uma unidade de referência dentro da SES-GO; uma maternidade-escola que completa 40 anos em maio e com o apoio de todos os profissionais, dos usuários e da comunidade, a diretoria empreende esforços para que essa circunstância seja superada e a unidade continue prestando relevante papel na saúde pública do Estado.

IARA LOURENÇO
Assessoria de Comunicação da SES– GO


Transporte coletivo

Ao longo da semana, foi publicado neste jornal que o presidente da CMTC, Marcos Massad, e que também técnicos em transporte urbano concordam que o caos no trânsito de Goiânia é um dos principais problemas do transporte coletivo da capital. Será que não é o contrário?

Acredito que um dos principais problemas do trânsito da capital é o caótico transporte coletivo. Assim como ocorreu na década de 60 e nos dias atuais, o governo sempre deu prioridade ao transporte rodoviário. Nas cidades não foi diferente.

É sabido que em toda cidade grande, isto é, acima de 1 milhão de habitantes, o que resolve ou ameniza o trânsito é o transporte de massa. Neste caso o metrô, seja de superfície ou não, é a melhor opção para o transporte urbano.

Se houvesse no mínimo duas linhas de metrô nesta capital: norte-sul (Aparecida de Goiânia ao câmpus da UFG); leste-oeste (Senador Canedo, passando pelo Eixo Anhanguera, até Trindade), certamente não estaríamos passando por este cenário deprimente em Goiânia.

O cidadão comum sempre que possível anda de carro porque não tem um transporte coletivo decente. Ninguém gosta de perder tempo, muito menos no trânsito.

DUILIO REZENDE
Nova Suíça – Goiânia

Achei muito pertinente a entrevista do presidente da CMTC, Marcos Massad. Sou goianiense, mas moro em São Paulo há cinco anos. Neste tempo em que estou aqui, a cada visita a Goiânia percebo um trânsito cada vez mais conturbado e congestionado.

Além de uma infraestrutura inadequada, os incentivos para compra de veículos com redução do IPI dados pelo governo federal em nada ajudam o trânsito de Goiânia. Pelo contrário, colocaram nos últimos semestres um número quase duas vezes maior de quando mudei de Goiânia.

Bairros antes pouco habitados, como o Jardim Goiás, hoje contam com prédios de muitos andares. Nunca poderia ter sido criado um bairro tão populoso, sem ao menos fazer um estudo de trânsito decente.

Marcos Massad acerta ao tentar incorporar projetos paulistanos, como os corredores exclusivos de ônibus. Posso dizer, como usuário do transporte coletivo de São Paulo, que chego mais cedo aos lugares através do transporte coletivo do que utilizando meu veículo.

Quando estudante de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Mackenzie, um dos meus professores, era um dos encarregados pelo projeto do metrô em Goiânia.

Ele mesmo me dizia que o metrô era ideal para São Paulo, porque é uma cidade de crescimento desordenado, com vias estreitas, bairros não planejados. Mas que para Goiânia o ideal seria ajustar o transporte coletivo existente, e no caso mais extremo a implantação de metrôs de superfície, pois na cidade é muito fácil de resolver o transporte coletivo, devido ao seu urbanismo, onde todas as vias principais derivam de um ponto central (Praça Cívica) e também devido a sua topografia, a cidade é toda plana.

ANDRE LENZA
São Paulo – SP


Avenida T-9

Após a proibição do estacionamento na Avenida T-9, o trânsito melhorou consideravelmente. Contudo, ainda está faltando a eliminação dos sinaleiros de três tempos, que foi prometida pela AMT e não foi realizada ainda.

Esses sinaleiros tornam a Avenida T-9 uma das avenidas mais lentas da cidade, quando deveria ser um dos dutos mais ágeis da cidade, por ligar vários bairros.

LOURIVAL BATISTA PEREIRA JÚNIOR
Setor Marista – Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário