quarta-feira, 5 de maio de 2010

Transporte digno!







Editorial

Colapso no eixo

O sistema de transporte de massa de Goiânia, que já foi bem melhor no passado, vem passando por um contínuo processo de piora e agora experimenta amarga decadência de sua peça principal, que é o Eixo Anhanguera, responsável pelo papel de maior alimentador das linhas. Pode-se dizer mesmo que o Eixo chegou a um ponto de quase colapso, uma verdadeira situação de agonia.

Desde 2004, quando o governo estadual, principal acionista da Metrobus, responsável pelo Eixo Anhanguera, reduziu o preço da tarifa, subsidiando a diferença, que o volume de passageiros transportados aumenta. Dobrou, praticamente. Mas a qualidade dos serviços foi só piorando, com gradativo retrocesso da capacidade operacional.

Existem também conflitos das esferas estadual e municipal de governo prejudicando a relação das responsabilidades de cada parte, o que precisa ser removido, pois se trata de uma questão de transcendental interesse público, não comportando a interferência de aspectos político-partidários.

Ao contrário da morosidade de muitos ônibus velhos que percorrem o Eixo Anhanguera, não se pode admitir que continuem demorando as providências urgentes que são necessárias para a recuperação da capacidade dessa peça tão fundamental para o transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Os passageiros podem estar pagando menos no uso do Eixo Anhanguera, mas estão sendo maltratados no atendimento. É direito da cidadania o acesso a um transporte coletivo melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário