quarta-feira, 7 de julho de 2010

Governo envergonha goianos!






Política & Justiça

Ex-secretários continuam no poder
Substitutos indicados por critérios políticos preservam a influência dos antecessores, que saíram para disputar eleição

07 de Julho de 2010 

A lei eleitoral determina que gestores públicos que serão candidatos deixem os cargos a seis meses da eleição. O objetivo é impedir que a máquina pública possa prejudicar a disputa entre todos os postulantes, o que deve acontecer em igualdade de condições. Em Goiás, no entanto, uma turma de ex-secretários continua a dar as cartas em suas antigas jurisdições. Despacham e ordenam despesas por meio de substitutos indicados por eles a poucos dias do prazo final para desincompatibilização – 31 de março de 2010.

Um deles (o ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga, PP) está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por utilização ilícita de bens e patrimônios públicos, coação de funcionários públicos e usurpação de poder. Braga foi denunciado pelo deputado estadual Daniel Goulart (PSDB) por estar despachando no Palácio das Esmeraldas. O processo está parado no MPF, à espera de resposta do governo estadual.

O pepista deixou a pasta no final de março para assumir um cargo na coordenação da campanha do ex-prefeito de Senador Canedo, o candidato da frente alcidista Vanderlan Cardoso (PR). O atual secretário da Sefaz, Célio Campos de Freitas, foi indicado por Braga para o cargo. Ele era superintendente do Tesouro Estadual desde outubro de 2004.

O ex-secretário de Segurança Pública Ernesto Roller (PP) também despacha no órgão todas as segundas e quintas-feiras. A informação é de uma fonte ligada à secretaria que pediu para ter a identidade preservada. Roller deixou a secretaria para disputar o pleito de outubro. O deputado estadual é candidato a vice do governadoriável Vanderlan. Roller, que estava na SSP desde o início do governo Alcides Rodrigues (PP), em 2007, também indicou seu sucessor – Sérgio Inácio Augusto de Oliveira. O pepista deixou de assumiu a Secretaria no final de março e reassumiu o mandato de deputado estadual, voltando a ser líder do governo na Assembleia Legislativa.

A atuação de Roller na SSP não resume-se apenas aos despachos internos. A presença do ex-secretário também é notada em eventos públicos da Secretaria, ao lado de Sérgio Inácio. No mês passado, quando policiais civis e militares estiveram em greve, ele chegou a defender o ajuste salarial da categoria, desde que de forma gradual. À época, argumentou que a secretaria possuía tratamento entre os postos e as patentes militares para o atendimento de cada uma delas observando uma lógica de estrutura de carreira vertical da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No mesmo mês, apresentou ao lado do atual presidente, novas propostas de carreira às polícias Militar, Corpo de Bombeiros, agentes prisionais e aos delegados da Polícia Civil.

Na Secretaria de Cidadania e Trabalho não é diferente. A ex-secretária Flávia Morais (PDT) tem sido vista com frequência pelos corredores do órgão. De acordo com alguns funcionários da casa, a candidata a deputada federal ainda tem poder de decisão na pasta. A informação é que Flávia está sempre na pasta, na companhia do marido, ex-prefeito de Trindade George Morais (PDT). George teria sido flagrado usando o telefone da secretaria. Assim como os outros ex-titulares, a pedetista emplacou Dineuvan Ramos Oliveira, que era chefe de gabinete, como secretário interino.

Ex-secretário da Goiás Turismo, Barbosa Neto (PSB) é outro que continua dando as cartas no antigo local de trabalho. Candidato a deputado federal na chapa da Nova Frente, Barbosa colocou o vice-presidente do PSB goiano, Durval Fernandes Motta, para ocupar sua cadeira. Mas, na prática acompanha diariamente os passos do novo presidente e dá a última palavra. O pessebista esteve à frente do órgão desde o início do governo Alcides Rodrigues (PP), em 2007. Desincompatibilizou-se em março deste ano para disputar cargo eletivo.

Barbosa é aliado do governador Alcides e apoia seu projeto (candidatura de Vanderlan). Assim como Ernesto, ele continua aparecendo publicamente com o novo secretário em eventos referentes à agência. Foi assim no dia 9 de maio, quando o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), selou parceria com o governo do Estado para requalificação do núcleo histórico da capital de Goiás. Durval e Barbosa representaram a Goiás Turismo.

Os outros quatro ex-secretários que desincompatibilizaram-se para disputar eleição continuam despachando e dando ordens nos antigos postos por meio dos substitutos indicados. Ex-secretário de Infraestrutura, o pepista Sérgio Caiado, que também é presidente estadual do PP, indicou para a presidência Carlos Henrique de Melo Coe. Carlos Henrique é aliado de Sérgio e era chefe de gabinete da Seinfra. O pepista é quem orienta o ex-chefe de gabinete nas tomadas de decisões. Já Talles Barreto, ex-secretário da Agência Goiana de Esporte e Lazer, escolheu Danivaldo Frutuoso Franco para ocupar o posto. Mais conhecido como professor Cafú, o atual secretário é formado em educação física e faz parte do quadro de funcionários da Agel há quase 20 anos. Antes da saída de Talles, era gerente esportivo da Agência. A relação entre os dois é muito amistosa.

Francisco Gedda, ex-presidente da Metrobus, indicou a diretora administrativa financeira da secretaria, Luciana Jaime Albernaz, para o posto que ocupava formalmente. Luciana não é filiada a nenhum partido, mas é muito ligada a Gedda. Ela continua como diretora financeira administrativa. Segundo fontes que pedem anonimato por medo de retaliação, o ex-secretário ainda manda no órgão. Quando não dá as ordens por telefone, comparece pessoalmente ao gabinete presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário