segunda-feira, 12 de julho de 2010

Marconi: democracia total!






Opinião




 
Democracia digital em Goiás

Marconi Perillo

A internet está produzindo uma grande revolução no mundo. Negar a sua influência é desprezar as profundas transformações que acontecem em todos os setores de atividade, principalmente pelo ganho de agilidade na comunicação e como elemento facilitador de procedimentos.

Sou entusiasta da internet e não vejo como deixar de utilizá-la no dia a dia, seja no lazer ou no trabalho. O avanço tecnológico encurtou distâncias e aproximou as pessoas, disponibilizando ferramentas digitais que de fato melhoram a nossa vida e entrelaçam as pessoas.

Ao destacar a importância da internet na vida moderna, é claro que também ressalto a sua aplicação no universo da política, especialmente na promoção do debate eleitoral, cujo marco histórico foi a campanha presidencial de Barack Obama nos Estados Unidos.

Em Goiás, posso dizer que estamos sendo pioneiros no uso da internet na campanha eleitoral. E talvez até com amplitude nacional. Com a integração dos instrumentos da alta tecnologia, criamos canais de debate político on line que estimulam a participação direta da sociedade como jamais aconteceu no nosso Estado.

As inovações são fantásticas e me permito dizer que a campanha do PSDB/DEM e partidos aliados em Goiás é uma das mais avançadas e modernas de todo Brasil, conforme registros feitos pela imprensa nacional. Estamos presentes na internet com um site totalmente interativo e perfis em todas as redes sociais, como o Twitter, FaceBook, Orkut, MySpace, FormSprings, SlideShare e outros, além da transmissão em tempo real dos nossos eventos, aplicativos, chats, blogs, newsletters, TV web e tudo o que a comunicação digital permite.

A abertura oficial da nossa campanha, realizada em Goianésia, foi o primeiro comício transmitido pela internet na história política de Goiás e do Brasil. Com milhares de internautas acompanhando em tempo real, incorporamos com ousadia a tecnologia digital ao tradicional palanque eleitoral, agora modernizado e propagado com todo brilho na rede mundial de computadores.

Da mesma forma como geramos imagens da nossa convenção no Goiânia Arena e da caminhada que fizemos em Campinas para homenagear os 200 anos do tradicional bairro, a TVMarconi, no site www.marconiperillo.com, cobrirá rotineiramente a movimentação da nossa campanha e cumprirá o papel de apresentar as nossas propostas para todos os goianos.

Já disse e repito: ignorar a internet e as plataformas virtuais equivale a fechar os olhos e rejeitar a evolução da inteligência humana. Acredito que o bonde da história andou. Com a chegada das novas tecnologias também à política e o início da era da democracia digital, como muito bem anotaram as gêmeas (@FabiaGemea e (@FabianaGoiania no Twitter, nada será como antes (e aproveito para recomendar ambos os perfis a todos os amigos do microblog).

Quando falo em democracia digital, quero dizer que a administração pública também terá de rever conceitos e ingressar nessa grande revolução tecnológica, sobretudo para aumentar a eficiência e transparência. Não há como ficar de fora. Estados como São Paulo, com o governador José Serra, nosso candidato a presidente, já iniciaram esse caminho. Goiás está atrasado, mas a nossa proposta é recuperar o tempo perdido e assumir com rapidez uma posição de vanguarda.

Por isso, no plano de governo que estamos submetendo ao debate da população, temas como inclusão digital, democratização da banda larga, tecnologia da informação, redes sociais, dentre outros, compõem um grande eixo estratégico para que Goiás entre sem perda de tempo na era da democracia digital e experimente um novo salto de desenvolvimento.

Como disse o físico Chris Anderson, editor-chefe da revista de tecnologia Wired e autor do livro A Cauda Longa, já estamos vivendo a terceira revolução industrial. Goiás, portanto, precisa acelerar o passo.


Marconi Perillo é senador e candidato a governador de Goiás (PSDB) (Polo na internet: http://www.marconiperillo.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário