segunda-feira, 12 de julho de 2010

Marconi: Vantagem no Entorno!






Política & Justiça

Marconi amplia vantagem no Entorno
Apesar de terem escolhido candidatos a vice da região, Iris e Vanderlan não conseguem reduzir frente do tucano

Lúcia Vânia lidera disputa por um das duas vagas de senador com 43%. Demóstenes é o segundo colocado

Alexandre Bittencourt

A primeira pesquisa realizada pelo Instituto Ecope após o prazo final para formação das chapas revela que a estratégia dos candidatos a governador Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR) de buscar políticos do Entorno do Distrito Federal para a vaga de candidato a vice não surtiu efeito imediato. Os números divulgados pelo Ecope mostram que o senador Marconi Perillo (PSDB) não só permanece como favorito entre os eleitores da região como ampliou sua vantagem em relação a Iris, o segundo colocado.

No cenário estimulado em que são computados apenas as intenções de votos válidos, o tucano lidera com 70,2%. O peemedebista é o segundo colocado, com 24,7%, seguido por Vanderlan, com 3,5%; e o sindicalista Washington Fraga (SPol), com 1,5%. A candidata do PCB, Marta Jane, possui 0,1%.

Em junho deste ano, às vésperas das convenções partidárias, Marconi aparecia com 68%. Na sequência, Iris com 27,2%; Vanderlan com 3,3% e Fraga com 1,5%. Jane não teve o nome incluído na rodada passada do levantamento.

As duas pesquisas foram realizadas com a mesma metodologia, e número praticamente igual de entrevistados. Enquanto foram ouvidos 1.246 eleitores em junho, o Ecope ouviu 1.257 no mês de julho.

Com o objetivo de superar a ampla frente do tucano na região, Iris recorreu ao deputado federal Marcelo Melo (PMDB), que tem base eleitoral no município de Luziânia – o maior do Entorno. Vanderlan convidou para a chapa o deputado estadual Ernesto Roller (PP), natural do município de Formosa.

Marconi, por sua vez, delegou ao DEM a missão de indicar o candidato a vice da sua chapa. O partido escolheu o advogado e especialista em Direito Eleitoral, José Eliton Figueiredo Júnior, que é natural de Posse, município da região norte do Estado, e nunca disputou uma eleição.

Senado

Na disputa ao Senado, ao contrário do que ocorre na média das outras regiões de Goiás, quem está à frente não é o candidato à reeleição Demóstenes Torres (DEM), mas a também candidata à reeleição Lúcia Vânia (PSDB) – e com boa vantagem sobre os demais candidatos.

Lúcia tem 43% das intenções de voto, Demóstenes tem 37,9%. Na sequência, aparecem o deputado federal Pedro Wilson (PT), com 14,7%; o ex-prefeito de Rio Verde Paulo Roberto Cunha (PP), com 12,1%; Rubens Donizett, com 5,6%; o presidente regional do PMDB, Adib Elias, com 2,5%; empatado com o cantor Renner (PP); o vereador Elias Vaz (PSol), com 3%; e Bernardo Bispo, com 0,2%. Não souberam reponder 19,1%. Anulariam o voto ou votariam em branco 7,7%.

O Instituto Ecope ouviu 1.410 eleitores entre os dias 6 e 9 de julho de 2010 em 14 municípios do Entorno do Distrito Federal. A margem de erro de 2,7% para mais ou para menos. Levantamento registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo 18845/2010 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 29079/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário