terça-feira, 13 de julho de 2010

Marconi: humildade!





Política & Justiça

Marconi prega humildade. Iris eleva tom de críticas
Tucano pede empenho à militância. Peemedebista desqualifica números

José Cácio Júnior

Os candidatos ao governo do Estado reagiram de forma diferente aos números da pesquisa Serpes/O Popular divulgados ontem. Marconi Perillo (PSDB), da coligação Goiás Quer Mais, pediu à militância que contenha o entusiasmo apesar da dianteira de 6,8 pontos percentuais sobre o segundo colocado. Marconi pediu aos militantes que mantenham a humildade e o “salto zero” na campanha.

“Eu quero pedir aos militantes prudência, humildade, salto zero e muito trabalho. Vigilância total. Já vi muita gente com chance de ganhar eleição e perdeu porque a militância subiu no salto, acaba esquecendo de fazer campanha” disse o tucano.

Iris Rezende (PMDB), da coligação Goiás Rumo ao Futuro, tratou de desmerecer o resultado da pesquisa Serpes, que aponta queda de mais de um ponto percentual no levantamento de intenção de votos para o governo do Estado.

“Já vi de tudo, principalmente na penúltima eleição que concorri, que nenhum dos institutos de pesquisas acertaram naquela eleição”, afirma Iris. “As pesquisas não são feitas por computadores, sim por pessoas. Consequentemente, como todos nós erramos, acontece das pesquisas errarem. Recentemente, saiu uma pesquisa em que eu estava com uma diferença de um ponto. Outra eu estou com diferença de seis pontos. Aí eu pergunto: qual a pesquisa que está certa, a Fortiori ou o Serpes?”, questiona.

Já o candidato da coligação Goiás no Rumo Certo, Vanderlan Cardoso (PR), demonstrou entusiasmo com os números. com o crescimento de quase 50% em relação ao levantamento anterior. “Fiquei muito feliz. Quase 50% de crescimento de uma pesquisa para outra é sinal de que estamos no rumo certo.” O ex-prefeito de Senador Canedo aparece com 6,5% de intenções de voto, 2,1 pontos percentuais a mais que na pesquisa de maio.

Marta Jane (PCB), que foi citada pela primeira vez nas pesquisas, declara que as pessoas estão “cansadas” dos outros candidatos. “Os eleitores estão insatisfeitos com o caminho que o Estado tem trilhado.”

Washington Fraga (PSol), da coligação Goiás pra Você, não pra Eles, não demonstrou preocupação com os números. Para ele, o importante é levar a mensagem para o número de eleitores que não decidiram o voto. 1,6% dos entrevistados declararam que votariam em branco ou nulo, enquanto que 5,1% disseram não saber qual candidato escolheriam.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem sem uma lista de opções, Marconi e Iris aparecem empatados tecnicamente. O tucano foi citado por 21,2% dos entrevistados, e ex-prefeito de Goiânia por 19,4%.

Vanderlan apresentou crescimento de 1,2 pontos percentuais na rodada espontânea. Foi lembrado por 3,4% dos entrevistados. Na sequência, aparece Marta com 0,2%. Citam outros nomes 0,9%. A quantidade de votos brancos e nulos ficou na casa dos 2%, e 52,9% das pessoas entrevistadas que responderam não saber em quem votar.

Iris tem o maior índice de rejeição: 16,9%, seguido de Marconi e Vanderlan, com 14,5% e 10,5% respectivamente. Na sequência, aparecem Fraga com 8% e Marta, 4%. Não rejeitam nenhum dos candidatos 46,4% dos eleitores. 8,5% dos entrevistados não souberam responder.

Segundo turno

De acordo com a pesquisa, Marconi venceria em todos os cenários. Com Iris, o tucano apareceu com 49,9% das intenções de voto, contra 42,5%. Contra Vanderlan, o senador foi lembrado por 70% dos entrevistados, diante de 17,1% do ex-prefeito de Senador Canedo.

Iris ganharia a disputa no segundo turno na disputa com Vanderlan. O peemedebista aparece com 66,2% das intenções de voto, enquanto que Vanderlan foi lembrado por 19,5% dos entrevistados.

Regiões

Na disputa por regiões, Iris ganha de Marconi na Capital, com 46,6% das intenções de voto, contra 35,7% do tucano. Goiânia é a região que Vanderlan é mais lembrado pelos eleitores, com 12,7 pontos percentuais. Na região central, a disputa também é equilibrada entre Iris e Marconi. O tucano aparece com 45,2% das intenções de voto, Iris com 41,4% e Vanderlan foi lembrado por 8,6% dos entrevistados.

Nas outras regiões, Marconi foi lembrado por mais de 50% dos entrevistados. A região do Entorno de Brasília é onde ele apresenta o maior percentual, com 52,4% das intenções, contra 28,2% de Iris e 2,9% de Vanderlan. No norte, Marconi possui 51% dos votos, contra 44% de Iris e 2% de Vanderlan. No noroeste goiano, Marconi tem 51,2%, diante de 33,8% do peemedebista e 6,2% de Vanderlan. No sudoeste, o tucano tem 45,5%, Iris 40,9% e o ex-prefeito de Senador Canedo 2,7 pontos percentuais.

A pesquisa ouviu 1001 entrevistados entre os dias 5 e 9 de julho. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário