sexta-feira, 16 de julho de 2010

A máscara caiu!





Política & Justiça

Resposta do governo ao TCE e Fipe não convence deputados
Parlamentares e economistas desqualificam versão apresentada por Sinomil Soares para déficit

Da redação

O governo do Estado gastou 30 horas para reagir à divulgação dos relatórios do Tribunal de Contas do Estado e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP apontando a inexistência do propalado déficit de R$ 100 milhões mensais que teria sido deixado pelo governo Marconi Perillo. Na terça-feira, 13, a CPI do Endividamento do Estado encerrou antes das 13 horas a sessão em que foram ouvidos os representantes do TCE e da Fipe. Somente na quarta, 14, por volta das 18 horas, é que o governo tentou articular uma resposta, através de entrevista coletiva concedida por um funcionário menor da Secretaria da Fazenda, Sinomil Soares da Rocha.

Na Assembleia Legislativa, a tentativa de resposta de Sinomil não despertou interesse. O deputado Honor Cruvinel, relator da CPI do Endividamento do Estado, disse que o funcionário da Sefaz não apontou nenhum fato concreto que pudesse abalar a consistência dos relatórios do TCE e da Fipe. Honor repetiu que considera encerrada na CPI a fase de busca de informações e considerou que os documentos e números recolhidos até agora são suficientes para concluir que o suposto déficit de R$ 100 milhões mensais foi mesmo um sofisma inventado pelo governo para atingir a imagem do senador Marconi Perillo.

Economistas consultados pelo DM foram unânimes: as explicações dadas por Sinomil Soares da Rocha foram pífias e revelam total desconhecimento sobre finanças públicas. Eles apontam, por exemplo, que o representante da Sefaz confundiu despesas com déficit, conceitos que são primários em matéria de contabilidade pública. Outro ponto falho da resposta de Sinomil é a utilização de argumentos políticos, quando o assunto deve ser focado exclusivamente do ponto de vista técnico, como fizeram os relatórios do TCE e a Fipe. Um contador que leu os relatórios e depois analisou a resposta do governo, chegou a afirmar que o funcionário “surtou”, tal a fragilidade dos seus argumentos.

Um dos deputados mais ligados ao senador Marconi Perillo, Jardel Sebba (PSDB) acredita que a polêmica sobre o falso déficit está encerrada. “E quem encerrou foi o próprio governo, com a fraca resposta oferecida pelo funcionário Sinomil, claramente insuficiente para contestar os relatórios do TCE e da Fipe”, disse Jardel. “Ou seja: o governo admitiu assim que foi mesmo uma armação para tentar comprometer a boa imagem de gestor do senador Marconi Perillo”, concluiu o tucano.

Ontem, no Twitter, apareceram alguns perfis fakes (falsos) que passaram o dia tentando atacar os relatórios do TCE e da Fipe, mas apenas com acusações vazias e nenhum conteúdo de raciocínio. De um modo geral, no microblog que é a febre da internet no momento as reações às novas revelações da CPI do Endividamento sobre o suposto déficit foram positivas para o senador Marconi Perillo, com muitas críticas ao comportamento do governador Alcides Rodrigues e ao ex-secretário Jorcelino Braga.

O Diário da Manhã apurou que a Fipe tem no seu currículo a prestação serviços de consultoria econômica não só à Assembleia Legislativa, como também ao próprio Governo do Estado. Um dos trabalhos mais recentes foi um cálculo do PIB tributável de Goiás, solicitado pela Secretaria da Fazenda já na gestão do governador Alcides Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário