terça-feira, 13 de julho de 2010

Nion: Íris já era!





Política & Justiça

“Como eu, Iris é um político ultrapassado”
Em entrevista à Rádio 730, ex-prefeito Nion Albernaz (PSDB) afirma que peemedebista corre risco de encerrar sua trajetória de forma “melancólica”

Alexandre Bittencourt

Aos 80 anos e tratado como conselheiro político do PSDB, o ex-prefeito de Goiânia Nion Albernaz (PSDB) deixou ontem de lado a postura discreta de sempre e elevou o tom das críticas ao colega Iris Rezende (PMDB), seu contemporâneo. Em um exercício de autocrítica raro entre políticos, Nion tachou-se de “ultrapassado” e disse que o peemedebista errou ao optar pelo caminho que ele próprio seguiu em 1999, ao término de seu mandato à frente da prefeitura: a aposentadoria.

“Ele (Iris) teve uma bela história política e deveria tê-la respeitado antes de decidir encerrar sua trajetória de forma melancólica”, afirmou Nion, em referência à decisão do colega de disputar o governo contra Marconi Perillo, que por sinal é seu companheiro de partido. “Ser ultrapassado é ter as ideias do passado. É dizer ‘vamos fazer asfalto’, mas sempre que possível colocar, às margens, a imagem dele. O motivo dele não é o bem do Estado, mas seu prestígio pessoal. Ele (Iris) já é ultrapassado. Como eu, é um político ultrapassado”, completou, em entrevista ao jornalista Marcos Cipriano, repórter da Rádio 730.

As declarações de Nion foram dadas durante a solenidade de transmissão da presidência do PSDB para o deputado estadual Daniel Goulart, que, ao contrário do atual presidente, não vai disputar as eleições deste ano.

A resposta de Iris, três anos mais novo que Nion, à Rádio foi suscinta e encerrou a polêmica. “Tem uns que envelhecem mais precocemente, outros, não. Se ele se acha envelhecido, eu me acho mais novo, forte e mais atualizado que tudo.”

HISTÓRICO

Nion já foi aliado de Iris, mas a exemplo de Marconi Perillo, hoje no PSDB, do falecido ex-governador Henrique Santilllo, do ex-deputado federal Barbosa Neto, que está no PSB, da senadora Lúcia Vânia (PSDB) e do deputado federal Sandro Mabel (PR), deixou o partido reclamando da forma como Iris o conduz.

Nion e toda esta legião de políticos migrou para diferentes legendas por entender que a prática centralizadora do hoje candidato a governador da coligação Goiás Rumo ao Futuro impedia o surgimento de novos líderes no PMDB.

Enquanto peemedebista, Nion foi nomeado prefeito de Goiânia por Iris em 1983, eleito deputado federal em 1986 e prefeito pelo voto direto em 1988. Em 1994, os desentendimentos começaram quando Iris, então governador, preteriu Nion e declarou apoio ao vice-governador Maguito Vilela (PMDB) na disputa ao governo. Em 1996, já no PSDB, Nion retornou à prefeitura. Venceu, na época, Luiz Bittencourt – outro que, hoje, reclama do centralismo irista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário