sexta-feira, 16 de julho de 2010

O Araguaia!






Respeitar o Araguaia

O Popular

O filósofo Francis Bacon fez uma preciosa observação ao dizer que a natureza obedece, desde que seja respeitada. É o que se pode afirmar também, e com especial ênfase, em relação a santuários ecológicos, como é o caso do Rio Araguaia, este magnífico legado da natureza que percorre grande extensão do território goiano.

Neste final de semana a temporada no Vale do Araguaia chega ao seu ponto mais intenso. Os visitantes exultam diante do cenário de singular beleza, com a areia branca e a água límpida proporcionando prazer incomum. O céu estrelado paira sobre este cenário à noite, após o espetáculo do poente, e as auroras chegam como um poema para saudar o dia.

Toda essa beleza natural reforça o apelo pelo respeito à integridade do rio, de sua fauna e de sua flora. Não se duvida que houve avanço considerável na educação dos turistas, mas os defensores da natureza precisam ainda somar muitos aliados para que nenhum gesto de hostilidade venha a ameaçar o santuário ecológico.

Lembre-se também que a aparência de mansidão do Araguaia, como é concernente a todos os rios, pode estar escondendo riscos fatais. Assim, não pode haver descuido com a segurança das pessoas. O colete salva-vidas e a prudência nos mergulhos e na condução de embarcações fazem parte dos cuidados para que ninguém venha a se afogar ou se ferir nas águas do Araguaia. As autoridades devem redobrar a fiscalização no rio e nas estradas para garantir uma temporada segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário