terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Diário da Manhã - 28 de janeiro de 2010

Diário da Manhã

Desaparecimentos mobilizam autoridades
Drama de mães moradoras de Luziânia sensibiliza parlamentares, que unem esforços para acelerar solução do caso

O drama vivido pelas seis mães que tiveram seus filhos desaparecidos na cidade de Luziânia, a 216 km de Goiânia, tem sensibilizado políticos e representantes do poder público. Primeiro foi a visita do deputado Pedro Wilson (PT-GO) na última terça-feira. Na tarde de ontem, o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) e o deputado federal João Campos (PSDB-GO), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal, participaram de duas reuniões com o objetivo de convergir esforços nas investigações dos seis garotos, todos moradores do Bairro Estrela D’alva.

O primeiro encontro aconteceu no prédio da Prefeitura Municipal de Luziânia. Marconi e João Campos se reuniram com o prefeito Célio Silveira, deputado Coronel Queiroz, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, delegado Marcos Martins, ex-presidente da Polícia Civil de Goiás, e com as mães das vítimas. De acordo com João Campos, o encontro teve como objetivo demonstrar a solidariedade e diposição do governo federal em relação ao caso.

Durante o diálogo, o prefeito Célio e o representante da PM firmaram um convênio que estabelece o repasse de R$ 50 mil a mais para a polícia, resultando em um aumento no banco de horas. O que na prática vai refletir em um efetivo maior da presença policial nos bairros de Luziânia. O esforço se traduz em tentativa de aumentar a frequência de policiamento na cidade solicitada pelos próprios moradores e apoiada pelo delegado Rosivaldo Linhares no início das investigações.

No diálogo entre os representantes do poder público e as mães dos jovens, Célio Silveira colocou a Secretaria de Assistência Social à disposição das famílias, oferecendo psicólogo, renda e trabalho. O senador Marconi Perillo afirmou ao final do encontro que o objetivo era somar forças às providências já desenvolvidas, sendo a mobilização uma alternativa para solucionar o “caso que comove o Brasil”, afirma o senador.

A segunda reunião aconteceu entre os representantes do poder público e os delegados da Polícia Civil (PC) José Luís e Rosivaldo Linhares, responsáveis pelas investigações. Segundo o deputado João Campos, o encontro foi marcado pela apresentação policial do processo investigativo, no qual os delegados responsáveis reafirmaram a individualidade dos casos e a utilização de agentes do serviço de inteligência da Polícia Civil.

Tanto Marconi quanto os demais representantes parlamentares mostraram-se satisfeitos com o resultado das reuniões. “Estamos mais confiantes e os resultados estão previstos em tempo breve”, afirma João Campos. Apesar da conjugação de forças entre o governo e a polícia, representantes do poder público pretendem retornar à cidade de Luziânia na próxima semana para melhor acompanhar as investigações policiais. Se os resultados não forem positivos, os representantes da Câmara e do Senado pretendem discutir junto com a polícia o que pode ser feito para melhorar as buscas por soluções.

Em Goiânia, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Paulo Teles, marcou uma audiência pública para amanhã na cidade de Luziânia. De acordo com o desembargador, o evento pretende reunir as autoridades locais, como prefeito, delegados e vereadores, além de demais segmentos da sociedade.

O TJ pretende designar um juíz específico para acompanhar os seis casos. Para o desembargador é uma forma de agilizar o processo investigativo e punitivo caso seja desvendado o mistério sobre os desaparecimentos. “É uma forma de marcar a presença do Judiciário em relação aos desaparecimentos sem causa aparente. E, sem dúvida, a audiência serve para demonstrar a preocupação do Poder Judiciário”, afirma Paulo Teles.

Fuga de casa

A cidade de Luziânia tem 210 mil habitantes. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás, 111 pessoas desapareceram em 2009 no município. Nos primeiros 28 dias deste ano, um total de 13 pessoas, incluindo jovens e adultos, sumiram da cidade. Entretanto, 85% dos casos foram solucionados. Em sua grande maioria, foram marcados pela fuga de casa.

Roller divulgou, na tarde de ontem, a interceptação de três jovens que estavam desaparecidos na cidade de Luziânia. Os rapazes, no entanto, não estão entre as seis vítimas investigadas pela Polícia Civil, e, sim, englobam os registros das 13 pessoas que sumiram desde as primeiras semanas de 2010.

Outros dois delegados da Polícia Civil chegaram em Luziânia na manhã de ontem e estiveram reunidos com o prefeito Célio Silveira no fim da tarde. Com a separação dos inquéritos, seis equipes trabalham em cada um dos casos. Somente no final das apurações é que se fará uma possível relação entre os casos. Segundo a PC, o retrato falado dos suspeitos estaria pronto, mas sem data prevista para ser divulgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário