segunda-feira, 12 de abril de 2010

PORTAL DO SENADOR MARCONI PERILLO

Estudante pede a Marconi ajuda para salvar a UEG

Estudante denuncia descaso com UEG

As precariedades e a falta de infra-estrutura da Universidade Estadual de Goiás (UEG) prejudicam o ensino e desenvolvimento dos cursos da instituição. A situação de abandono da universidade preocupa os estudantes. Cansados de tanto descaso por parte das autoridades, eles agora buscam soluções e protestam. O senador Marconi Perillo recebeu um apelo por email do estudante Pedro Henrique Máximo Pereira, de Marzagão, que apontou as deficiências do curso de Arquitetura e Urbanismo. Segundo Pedro Henrique, o curso está fora dos padrões exigidos pelo MEC. São necessários 3 mil livros para o aprendizado dos alunos, mas hoje o curso tem a disposição apenas 600 volumes.

A falta de investimento do governo e o descaso com a UEG faz com que a universidade perca a credibilidade que conquistou ao longo dos seus quase 11 anos de existência. "Se a UEG antes era vista como uma universidade forte dentro do Estado e do País, hoje ela não consegue superar até mesmo as universidades privadas do Estado. Hoje a nossa universidade não é bem vista", afirma Pedro Henrique em seu comunicado ao senador Marconi Perillo.

Os problemas estruturais que assolam a UEG já foram mostrados em sucessivas reportagem publicadas no jornal O Popular. Na última, veicula no dia 13/03/2010, alunos e professores reclamaram da carência de espaço físico adequado para as aulas. A situação mais absurda mostrada pelo jornal aconteceu na unidade de Trindade. A falta de carteiras fez com que os estudantes assistissem às aulas sentados no chão.

O senador Marconi Perillo lamentou o abandono da UEG e disse que no programa de governo que o PSDB e partidos aliados preparam para Goiás a UEG terá prioridade. "A Universidade Estadual de Goiás é uma conquista dos goianos e precisa ser valorizada", disse o tucano. De acordo com ele, a manifestação do estudante Pedro Henrique não é um fato isolado e se soma à insatisfação geral que toma conta dos alunos da UEG diante do descaso do governo estadual.


Abaixo, o email do estudante Pedro Henrique Máximo Pereira enviado ao senador Marconi Perillo:


"Excelentíssimo Senador Marconi Perillo:

Venho, através deste, informar que a situação da UEG está cada vez mais degradante. Alguns cursos em específico, como o curso de Arquitetura e Urbanismo, por exemplo, tem sofrido muito com as interferências ininterruptas que a atual gestão está fazendo na Universidade Estadual de Goiás.O curso está completamente fora do padrão mínimo exigido pelo MEC para que possa funcionar plenamente. Por exemplo, precisaríamos de exatamente 3000 livros, mas hoje, o curso conta com aproximadamente 600, número muito aquém do necessário.

Não quero aqui expor todos os problemas que o curso enfrenta, pois acredito que isso não passa desapercebido aos seus olhos. Já, por várias vezes, ouvi dizer que a UEG é a menina de seus olhos. Então, quero te informar, que a menina de seus olhos está doente. Mal consegue engatinhar. Se a UEG antes era vista como uma Universidade Forte dentro do estado e do país, hoje, ela não consegue superar até mesmo as universidades privadas do Estado. Hoje, a nossa Universidade não é nem bem vista, muito pelo contrário.

Os problemas estão cada vez maiores. E não atingem somente ao curso de Arquitetura e Urbanismo, mas é como um câncer, que já está em estágio bem avançado. Estamos cansados de Promessas e de soluções paleativas.

Queremos uma Universidade AUTÔNOMA e sem influências políticas, que de fato, potencializam sua degradação. Escrevo este e-mail com a certeza de que o Senhor não ficará confortável ao saber que uma de suas filhas está prestes a morrer. Em nome de TODOS os acadêmicos matriculados, peço que se atente URGENTEMENTE ao estado em que a Universidade se encontra, e se possível nos informe de seus atos em prol desta causa."

Pedro Henrique Máximo Pereira
Mazargão - GO

Um comentário:

  1. É pessoal, a situação da UEG não está muito agradável, muito pelo contrário!


    Precisamos resgatar o que é nosso. A UEG é nossa por direito!

    Att.,
    Pedro Henrique Máximo Pereira

    ResponderExcluir