segunda-feira, 3 de maio de 2010

Anápolis: aumentar representação!

JORNAL ESTADO
                                                      DE GOIÁS


POLÍTICA







Orisvaldo Pires - Jornalista

Necessária maturidade política 

O relacionamento político-administrativo apresentado por lideranças como o prefeito Antônio Roberto Gomide (PT), o deputado federal Rubens Otoni (PT), o deputado estadual Frei Valdair de Jesus Costa (PTB), o governador Alcides Rodrigues Filho (PP) e o senador Marconi Perillo (PSDB), em relação às questões que interessam à Anápolis, refletem a chegada de um novo comportamento, há muito cobrado pela sociedade. Num passado não muito distante testemunhamos o afastamento de alguns dos principais líderes políticos, motivados por ressentimentos de campanhas ou antagonismo ideológico-partidário ou mesmo por questões meramente pessoais, situação que resultou em prejuízos irrecuperáveis para a cidade.

É nosso dever, enquanto cidadãos, fiscalizarmos as ações dos nossos representantes na política e na administração pública, para que se sintam compromissados a cumprir suas promessas de campanha. E também, não menos importante, a distinguir muito bem o que é campanha eleitoral, dos interesses suprapartidários da cidade. O que acontece durante o processo eleitoral, tem que ficar restrito a este campo. Passadas as eleições os políticos, detentores de mandato ou não, com nível de influência maior ou menor, devem manter abertos canais de conversação, de entendimento, pelo bem do município.

A passagem do senador Marconi Perillo por Anápolis, esta semana, se por um lado agitou o mundo político devido à troca de críticas com o governador Alcides Rodrigues, por outro mostrou que as questões partidárias e os interesses de campanha estão separados da necessidade de trabalhar por Anápolis. Perillo anunciou a destinação de emendas pessoais e de bancada para obras importantes como a nova sede da Câmara Municipal e o viaduto do Daia. Alcides Rodrigues liberou a primeira parcela (R$ 13 milhões) de recursos para obras de infra-estrutura na cidade.

O PT está junto com o PMDB na disputa das eleições deste ano, lado oposto do PSDB e também da ‘Nova Frente’ que tem o PP como articulador. As diferenças de pensamento político são evidentes entre os representantes das três vertentes, mas Anápolis é um ponto conciliador entre todos. O prefeito Antônio Gomide, por exemplo, que recebeu o senador Marconi Perillo em seu gabinete e esta semana esteve com a senadora tucana Lúcia Vânia em Brasília, dá demonstrações de ação política comuns dos grandes estadistas. É preciso ter lado na política, mas é fundamental fazer política com prioridade total para o lado do desenvolvimento de Anápolis.

O ex-prefeito Adhemar Santillo (PMDB), esteve no gabinete do prefeito Antônio Gomide esta semana, durante visita do ex-prefeito de Goiânia e pré-candidato a governador, Íris Resende Machado. Embora seja claro que Adhemar e Gomide têm diferentes entendimentos políticos, o compromisso em se dar as mãos em benefício da cidade é razão suficiente para colocar as diferenças na geladeira. Gomide, desde o ano passado, tem recebido visitas de líderes de outras tendências partidárias, que deixam de lado os fatores que separam, para dar lugar aos que unem. O senador Demóstenes Torres (DEM), por exemplo, é um exemplo desta postura de desprendimento.

O deputado federal Rubens Otoni é reconhecido como um grande articulador. Sua posição política, idéias, atuação parlamentar e partidária, e suas estratégias não são segredo para ninguém. Defende com unhas e dentes suas convicções, sem ser intransigente. Ele mesmo costuma dizer que um dos maiores desafios do homem público é saber conversar com quem tem opiniões divergentes. Dialogar com quem pensa como nós é fácil. Em Goiás mantém convivência respeitosa com todos os partidos, inclusive aqueles que historicamente são adversários do PT, como o DEM. Os Democratas que, a propósito, em Anápolis, se relacionam em alto nível com o prefeito Antônio Gomide, inclusive fazendo parte da administração municipal.

Vem aí uma disputa eleitor que, pelas preliminares, será disputada, polêmica e dura. É possível até que ocorram trocas de denúncias, acusações e outras coisas comuns a campanhas eleitorais acirradas. Mesmo assim, a expectativa dos anapolinos é que nossas lideranças políticas, escoladas com os erros e acertos do passado, saibam colocar em lados opostos campanha eleitoral e necessidade de união pelo bem de Anápolis. A cidade retomou seu rumo, reconquistou seu espaço, readquiriu sua liderança como capital política de Goiás. Este patrimônio não pode mais uma vez ser jogado pelo ralo. Todos apostam na consolidação da maturidade política de nossos representantes. Anápolis agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário