segunda-feira, 3 de maio de 2010

Marconi: amor por Anápolis retribuido!

JORNAL ESTADO
                               DE GOIÁS


POLÍTICA













Marconi Perillo lidera para o governo; Rubens Otoni tem 64% para Senado
Tucano é 1º em Anápolis ao Palácio das Esmeraldas e petista tem índice alto

Marcos Vieira

Pesquisa Ecope/Diário da Manhã realizada em Anápolis entre os dias 22 e 25 de abril mostra um dianteira de 21,2 pontos percentuais do senador Marconi Perillo (PSDB) em relação ao ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) na corrida ao Palácio das Esmeraldas. O levantamento ouviu 500 pessoas e foi registrado no TRE-GO sob o número 9951/2010. A margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos.

De acordo com o instituto, Marconi Perillo aparece com 57,2% na pesquisa estimulada, onde é apresentada uma cartela com nomes dos pré-candidatos ao Governo de Goiás. Iris Rezende tem 36%. O ex-prefeito Vanderlan Cardoso (PR) alcança o índice de 0,8%, o mesmo de Washington Fraga, do PSOL. 2% dos entrevistados não escolheram nenhum nome e 3,2% não sabem em quem votar.

Levando em consideração a margem de erro, os índices do senador tucano variam entre 53,7% e 60,7%. Já o ex-prefeito peemedebista teria entre 32,5% e 39,5%. Os dados confirmam mais uma vez a polarização nesta fase pré-eleitoral entre Marconi e Iris e o ainda desconhecimento do eleitor em relação a Vanderlan.

O Ecope também fez os cálculos para os votos válidos, onde são excluídos os percentuais daqueles que não escolheram nenhum nome ou não sabem em quem votar. Neste caso, Marconi teria 60,4% em Anápolis, seguido de Iris com 38%. Vanderlan e Washington permanecem com 0,8%.

Na estimulada para o Senado, a pesquisa comprova a dianteira do deputado federal Rubens Otoni em Anápolis – o petista aparece com 64%. O senador Demóstenes Torres (DEM) é citado por 50,4% dos entrevistados e a também senadora Lúcia Vânia (PSDB) tem 24,4%.

Na pesquisa estimulada para o Senado o eleitor é convidado a indicar dois nomes na cartela apresentada pelo instituto, já que será esse o procedimento adotado nas eleições deste ano. Em 4º lugar na pesquisa na cidade aparece a deputada federal Iris Araújo (PMDB), com 20%. Na sequência vem o peemedebista Mauro Miranda (6,8%), o petebista Jovair Arantes (3,2%) e o pepista Roberto Balestra (2,4%).

No final da lista para o Senado aparece o ex-prefeito peemedebista Adib Elias, com 1,6%. Um total de 18% dos entrevistados não sabe em quem votar. Já 2,8% apontaram que não votariam em nenhum nome apresentado pelos pesquisadores.

Apesar dos números estimuladores em Anápolis e bons indicativos nas pesquisas estaduais, o deputado Rubens Otoni tem afirmado que seu projeto é de concorrer à reeleição. O petista, inclusive, diz que o momento não é de indicação de nomes para vice ou para o Senado para compor a chapa do aliado Iris Rezende. A ideia por enquanto é usar os espaços para atrair mais partidos para a coligação que conta até agora com PMDB, PT, PSC e PC do B.

A semana mostrou que os pré-candidatos estão dispostos a centrar esforços em Anápolis. Em um mesmo dia, na terça-feira (27), estiveram na cidade o senador Marconi Perillo e o ex-prefeito Iris Rezende. O peemedebista visitou o prefeito Antônio Gomide (PT) e participou da 36ª Caravana da Anistia. Já o tucano se concentrou em entrevistas à imprensa, onde não poupou críticas ao governador Alcides Rodrigues (PP).

Iris aposta na força de Gomide – que tem 79,9% de aprovação pessoal – para vitaminar sua candidatura em Anápolis. Em todo o Estado de Goiás, o peemedebista também espera contar com a presença do presidente Lula em seu palanque.

Já Marconi trabalha para manter os índices elevados que conquistou na cidade desde 1998, quando foi eleito pela primeira vez governador de Goiás. Em entrevista ao Jornal Estado, o senador afirmou que é o representante de Anápolis em sua chapa, numa alusão à ligação que teria demonstrado em suas administrações com a cidade.

Estimulada para Governador


Marconi Perillo 57,2%

Iris Rezende 36%

Vanderlan Cardoso 0,8%

Washington Fraga 0,8%

Não sabe 3,2%

Nenhum 2%



Estimulada para Senador

Rubens Otoni 64%

Demóstenes Torres 50,4%

Lúcia Vânia 24,4%

Iris Araújo 20%

Mauro Miranda 6,8%

Jovair Arantes 3,2%

Roberto Balestra 2,4%

Adib Elias 1,6%

Não sabe 18%

Nenhum 2,8%

Nenhum comentário:

Postar um comentário