segunda-feira, 10 de maio de 2010

CONEXÃO






AFONSO LOPES

PRÉ-CANDIDATURAS

         Hedmilson Ornelas/Jornal Opção
Marconi Perillo fez do lançamento de sua pré-candidatura a afirmação da modernidade que lhe é peculiar

Marconi larga bem melhor
Se eleição é uma corrida de fundo e de obstáculos, o senador tucano ganhou boa vantagem na largada e se destacou

Pron­to, pe­lo me­nos do pon­to de vis­ta do auê, to­dos os can­di­da­tos es­tão no mes­mo am­bi­en­te. Co­me­çou com Van­der­lan Vi­ei­ra, o un­gi­do do Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, se­guiu com Iris Re­zen­de ao dei­xar a Pre­fei­tu­ra de Go­i­â­nia e fe­chou o ci­clo ago­ra com o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo. Os três es­tão pré-can­di­da­tos den­tro dos seus par­ti­dos, o PR, o PMDB e o PSDB. Três even­tos e três es­ti­los com­ple­ta­men­te di­fe­ren­tes, que mos­tram um pou­co do que po­de­rá vir por aí.

Van­der­lan Vi­ei­ra pro­ta­go­ni­zou o lan­ça­men­to de pré-can­di­da­tu­ra com me­nor den­si­da­de e in­ten­si­da­de. Li­mi­tou-se a um sa­lão pe­que­no, den­tro de se­de de en­ti­da­de pro­fis­si­o­nal. Foi o que con­tou com me­nor pú­bli­co, sem dú­vi­da.

Iris Re­zen­de, no seu ve­lho e vi­to­ri­o­so es­ti­lo, pro­mo­veu du­as fes­tas. A mai­or de­las quan­do anun­ciou sua dis­po­si­ção de se can­di­da­tar, re­a­li­za­da num gran­de sa­lão de buf­fet. A se­gun­da foi ao dei­xar a Pre­fei­tu­ra. Em am­bas, os pe­e­me­de­bis­tas se jun­ta­ram aos pe­tis­tas. Te­ve gen­te pra ca­ram­ba.

E aí veio Mar­co­ni Pe­ril­lo e aca­bou com a fes­ta dos ou­tros dois. Fez um es­pe­tá­cu­lo. Lo­tou o Cen­tro de Con­ven­ções de Go­i­â­nia, usou tec­no­lo­gia pa­ra ani­mar a pla­teia, te­ve até mo­men­to de aber­tu­ra das cor­ti­nas. Um show com di­rei­to in­clu­si­ve de inau­gu­rar na po­lí­ti­ca go­i­a­na a trans­mis­são de even­to via in­ter­net, bem apro­pria­do pa­ra seu jei­to de li­dar com as fer­ra­men­tas ofe­re­ci­das pe­la mo­der­ni­da­de.

Se a elei­ção é uma cor­ri­da de fun­do e de ob­stá­cu­los, cer­ta­men­te há que se ad­mi­tir que o tu­ca­no lar­gou bem me­lhor que seus prin­ci­pa­is ad­ver­sá­rios. Não ape­nas no que se re­fe­re à mo­vi­men­ta­ção no lo­cal do even­to, mas es­pe­ci­al­men­te, e aí é que con­ta pra va­ler, na sua re­per­cus­são. No fim, os even­tos de Van­der­lan, Iris e Mar­co­ni re­ve­la­ram as ca­rac­te­rís­ti­cas e si­tu­a­ções atu­ais das su­as can­di­da­tu­ras. Van­der­lan com su­as co­nhe­ci­das li­mi­ta­ções de mo­vi­men­ta­ção, Iris com seus exér­ci­tos in­fla­ma­dos, e Mar­co­ni com ex­tra­or­di­ná­rio fô­le­go pa­ra mo­bi­li­zar e sin­to­ni­za­do com a tec­no­lo­gia.

É ób­vio que, co­mo cor­ri­da de lon­ga dis­tân­cia e cheia de ob­stá­cu­los, a elei­ção não es­tá de­fi­ni­da a par­tir do lan­ça­men­to das pré-can­di­da­tu­ras. Is­so tu­do foi so­men­te a pri­mei­ra de inú­me­ras dis­pu­tas que ain­da vão acon­te­cer en­tre as for­ças elei­to­ral­men­te con­fli­tan­tes. Há ain­da mui­to mais pa­ra se ver até que, no fi­nal, em ou­tu­bro, o ven­ce­dor se des­ta­que pa­ra go­ver­nar Go­i­ás pe­los pró­xi­mos qua­tro anos.

En­tão, se é as­sim, por que to­dos eles se es­for­ça­ram tan­to pa­ra ga­nhar ter­re­no que não é de­ci­si­vo? Sim­ples, nu­ma cam­pa­nha co­mo es­sa que se avi­zi­nha, e que já es­tá acon­te­cen­do aos pou­cos, ca­da me­tro con­quis­ta­do faz al­gum ti­po de di­fe­ren­ça. Pa­ra Mar­co­ni, por exem­plo, o fa­to de sua pré-cam­pa­nha ter de­mons­tra­do um grau de pro­fis­si­o­na­lis­mo mui­to su­pe­ri­or ao ama­do­ris­mo bru­tal do pa­la­cia­no Van­der­lan e do tra­di­cio­na­lis­mo de­di­ca­do de Iris, po­de ter ge­ra­do efei­tos co­la­te­ra­is so­bre a sua pers­pec­ti­va de vi­tó­ria, com me­lho­res pos­si­bi­li­da­des de ga­nhar ade­sões até o prin­ci­pal even­to da pré-cam­pa­nha, as con­ven­ções par­ti­dá­ri­as de ju­nho.

Os três even­tos tam­bém mos­tra­ram os dis­cur­sos que ca­da gru­po pre­pa­ra pa­ra le­var ao elei­tor. E aqui tam­bém a van­ta­gem ini­ci­al pa­re­ce ser de Mar­co­ni Pe­ril­lo. O can­di­da­to re­pu­bli­ca­no, Van­der­lan Vi­ei­ra, não con­se­guiu até ago­ra for­mu­lar ab­so­lu­ta­men­te ne­nhu­ma li­nha de ação nes­se as­pec­to. Não de­mons­trou veia go­ver­nis­ta, co­mo se­ria na­tu­ral, e tam­bém não é opo­si­cio­nis­ta, por ra­zões pra lá de ób­vias.

Es­sa con­di­ção atu­al de Van­der­lan de­ve pre­o­cu­par os prin­ci­pa­is neu­rô­ni­os do Pa­lá­cio. Sem um can­di­da­to dis­pos­to a sa­cri­fi­car-se em de­fe­sa das ações de um go­ver­no que che­ga­rá a ou­tu­bro ape­nas dois mes­es an­tes do fim, as Es­me­ral­das cor­rem o sé­rio ris­co de se trans­for­ma­rem em ca­cos de vi­dro ver­de di­an­te de Iris Re­zen­de e Mar­co­ni Pe­ril­lo.

Iris já co­lo­riu uma par­ce­la de seu dis­cur­so com o tom opo­si­cio­nis­ta, mas ain­da não de­ve ser es­sa a pos­tu­ra de­fi­ni­ti­va pa­ra o de­cor­rer da cam­pa­nha. Ele ata­cou o go­ver­no atu­al fa­zen­do uma gi­nás­ti­ca lo­gís­ti­ca pa­ra atin­gir o ver­da­dei­ro ad­ver­sá­rio, Mar­co­ni Pe­ril­lo. O pro­ble­ma dis­so aí é que o elei­tor não gos­ta de fa­zer tan­tas con­tas de ca­be­ça pa­ra con­clu­ir as coi­sas. Ele pre­fe­re mais co­mo­da­men­te o dis­cur­so di­re­to, ti­po sim/sim, não/não.

Es­sa for­ma­ta­ção do dis­cur­so de Iris po­de­ria atin­gir ple­na­men­te a me­ta, mas pre­ci­sa­ria de mui­to tem­po pa­ra ser com­ple­ta­men­te as­si­mi­la­da pe­lo elei­to­ra­do em ge­ral. Co­mo o PMDB fi­cou qua­tro anos ron­dan­do o bem-bom pa­la­cia­no, sem exer­cer o pa­pel opo­si­cio­nis­ta, ago­ra não tem mais tem­po pa­ra es­se po­si­cio­na­men­to de ba­ter no Pa­lá­cio com vi­és an­ti-Mar­co­ni. Na ver­da­de, a cri­se en­tre a cú­pu­la pa­la­cia­na e Mar­co­ni, e o go­ver­nis­mo gen­til do PMDB, per­mi­ti­ram ao tu­ca­no tam­bém se exi­bir com a ban­dei­ra opo­si­cio­nis­ta. É um rom­pi­men­to que se ajus­ta aos dois dis­cur­sos sem mai­o­res pro­ble­mas.

E es­se é mais um pon­to em fa­vor do tu­ca­no nes­te iní­cio de dis­pu­ta. No show mul­ti­mí­dia do lan­ça­men­to de sua pré-can­di­da­tu­ra, Mar­co­ni foi pra­ti­ca­men­te im­pe­cá­vel. Além da mi­se-en-scè­ne do es­pe­tá­cu­lo, os dis­cur­sos fo­ram pro­va­vel­men­te co­lo­ca­dos sob um ro­tei­ro: co­me­çou com pa­la­vras de in­cen­ti­vo à can­di­da­tu­ra e à li­de­ran­ça do tu­ca­no, se­guiu pa­ra a pan­ca­da­ria bru­ta con­tra as for­ças pa­la­cia­nas e cul­mi­nou com Mar­co­ni se apre­sen­tan­do com um tom se­gu­ro, fir­me, até com cer­ta can­du­ra, mas com um con­te­ú­do de­mo­li­dor. O dis­cur­so de­le te­ve, di­ga­mos, cer­to pen­dor gue­va­ri­a­no, du­rís­si­mo, mas sem per­der a ter­nu­ra na for­ma co­mo foi apre­sen­ta­do.

Ao fim do pri­mei­ro gran­de ato da cam­pa­nha a con­clu­são é que Mar­co­ni, ape­sar de não con­tar com a for­ça de ne­nhum pa­lá­cio — a Pre­fei­tu­ra e a Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca apói­am Iris, e o go­ver­no es­ta­du­al sus­ten­ta Van­der­lan — con­se­guiu man­ter a van­ta­gem po­lí­ti­ca que as pes­qui­sas lhe apon­tam elei­to­ral­men­te. Na cor­ri­da su­ces­só­ria, ele lar­gou me­lhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário