segunda-feira, 10 de maio de 2010

REPORTAGEM






MARCONI E IRIS

Ninguém quer 2º turno
O que tanto assusta os dois principais candidatos ao governo de Goiás, que vão se esforçar para definir a eleição num único turno

AFON­SO LO­PES

É um prin­cí­pio bas­tan­te de­mo­crá­ti­co. Des­de a Cons­ti­tu­in­te de 1988, nin­guém é elei­to pre­fei­to, go­ver­na­dor ou pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca sem con­tar com o aval de pe­lo me­nos me­ta­de do elei­to­ra­do, mais um vo­to. Ou se­ja, pa­ra ser elei­to, é ne­ces­sá­rio so­mar mais vo­tos do que to­dos os ad­ver­sá­rios. E is­so po­de acon­te­cer em um ou dois tur­nos. No pri­mei­ro, to­do mun­do vai para a dis­pu­ta. Se nin­guém con­se­guir a mai­o­ria dos vo­tos, en­tão os dois mais bem vo­ta­dos par­tem pa­ra o de­sa­fio fi­nal. Quem che­gar à fren­te, se ele­ge. O ou­tro mor­re na praia.

Pa­ra os elei­to­res, na­da é tão bom e de­mo­crá­ti­co quan­to os dois tur­nos pre­vis­tos pe­la le­gis­la­ção atu­al. Até 88, era mui­to co­mum pre­fei­tos e go­ver­na­do­res se­rem elei­tos com apoio de pou­co mais de um ter­ço dos elei­to­res. Is­so ocor­ria por­que a mai­o­ria re­pre­sen­ta­da pe­los ou­tros dois ter­ços do elei­to­ra­do se di­vi­dia em du­as ou mais can­di­da­tu­ras, mes­mo quan­do sai­am de um úni­co ni­cho po­lí­ti­co-elei­to­ral. Com os dois tur­nos, is­so, pe­lo me­nos em te­se, aca­bou. Ga­nha a mai­o­ria, li­te­ral­men­te.

De­mo­crá­ti­cos pa­ra o sis­te­ma elei­to­ral e po­lí­ti­co, os dois tur­nos são uma tre­men­da com­pli­ca­ção pa­ra os can­di­da­tos. Quan­do a elei­ção não se de­fi­ne no pri­mei­ro tur­no, os dois fi­na­lis­tas pre­ci­sam ne­go­ci­ar ge­ral pa­ra cons­tru­ir a mai­o­ria de vo­tos. Is­so, na prá­ti­ca, re­pre­sen­ta qua­se que uma no­va elei­ção, to­tal­men­te in­de­pen­den­te da pri­mei­ra. Se vi­ra­das elei­to­ra­is são di­fí­ceis de se­rem cons­tru­í­das no pri­mei­ro tur­no, no se­gun­do a si­tu­a­ção po­de mu­dar bas­tan­te.

Além des­se fa­to, o jo­go al­gu­mas ve­zes bru­to vi­san­do à mai­o­ria dos vo­tos, o se­gun­do tur­no é uma cam­pa­nha de ti­ro rá­pi­do e de enor­me des­gas­te, em to­dos os sen­ti­dos. Tan­to o ele­men­tar es­for­ço fí­si­co co­mo o emo­cio­nal. Sem fa­lar que as co­li­ga­ções dis­cu­ti­das e con­so­li­da­das du­ran­te mes­es so­frem re­pen­ti­nas mu­dan­ças es­tru­tu­ra­is, in­cor­po­ran­do for­ças no­vas e que até en­tão eram ad­ver­sá­ri­as.

Me­ta é primeiro tur­no

Nas elei­ções pre­si­den­ci­ais, os dois gran­des can­di­da­tos, Jo­sé Ser­ra, do PSDB, e Dil­ma Rous­sef, do PT, es­tão ab­so­lu­ta­men­te con­vic­tos de que a pa­ra­da en­tre eles não se­rá de­fi­ni­da em um úni­co tur­no. Em Go­i­ás, o se­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo e o ex-pre­fei­to Iris Re­zen­de vão fa­zer o pos­sí­vel pa­ra ven­cer sem a ne­ces­si­da­de de dois tur­nos. Am­bos es­tão fo­can­do a vi­tó­ria de ime­di­a­to, e há gran­de ex­pec­ta­ti­va de que is­so pos­sa re­al­men­te acon­te­cer.

A cha­ve pa­ra os dois tur­nos po­de­rá fi­car nas mãos e na can­di­da­tu­ra do ex-pre­fei­to de Se­na­dor Ca­ne­do Van­der­lan Vi­ei­ra. Com apoio da cú­pu­la pa­la­cia­na, Van­der­lan for­ça­rá a re­a­li­za­ção de dois tur­nos es­te ano ca­so con­si­ga des­lan­char. Por en­quan­to, ele não re­pre­sen­ta um pe­ri­go tão sé­rio as­sim. Nas pes­qui­sas atu­ais, ele so­ma me­nos de 5% das in­ten­ções de vo­to. Pa­ra pro­vo­car pe­lo me­nos o se­gun­do tur­no, te­rá que tri­pli­car seu pa­tri­mô­nio atu­al. Não se­rá fá­cil, mas evi­den­te­men­te que não é al­go im­pos­sí­vel.

Iris e Mar­co­ni es­tão ab­so­lu­ta­men­te po­la­ri­za­dos e pra­ti­ca­men­te em­pa­ta­dos. Nas pes­qui­sas, os dois so­mam 95% das atu­ais in­ten­ções de vo­to de­fi­ni­das mo­men­ta­ne­a­men­te. Is­so sig­ni­fi­ca que Van­der­lan só te­rá es­pa­ço pa­ra cres­cer se con­se­guir se­du­zir elei­to­res que nes­te mo­men­to op­tam por Mar­co­ni ou por Iris. É um pro­ble­mão pa­ra Van­der­lan, sem dú­vi­da. Iris e Mar­co­ni são as du­as mai­o­res li­de­ran­ças elei­to­ra­is his­tó­ri­cas de Go­i­ás, e ti­rar elei­to­res de qual­quer um de­les não é sim­ples.

Van­der­lan tam­bém vai se de­pa­rar com o em­pe­nho de Iris e Mar­co­ni pe­la de­fi­ni­ção da dis­pu­ta em tur­no úni­co. Pa­ra am­bos, a vi­tó­ria sem ne­ces­si­da­de do se­gun­do tur­no é fun­da­men­tal e tran­qui­li­za­do­ra. Não so­men­te pa­ra evi­tar qual­quer pos­si­bi­li­da­de de sur­pre­sas num tur­no fi­nal, co­mo pa­ra mon­tar a equi­pe ad­mi­nis­tra­ti­va sem mu­dar qual­quer pro­je­to ori­gi­nal.

Há ou­tro pon­to que pre­o­cu­pa Iris e Mar­co­ni. Ca­so se con­fir­me a can­di­da­tu­ra de Van­der­lan até o fi­nal: as ba­ses do re­pu­bli­ca­no po­dem se di­vi­dir num se­gun­do tur­no. Sa­be-se, por exem­plo, até por inú­me­ras de­cla­ra­ções de su­as li­de­ran­ças, que o PR não é unâ­ni­me en­tre Iris ou Mar­co­ni. Em Go­i­â­nia, os re­pu­bli­ca­nos são cla­ra­men­te fa­vo­rá­veis ao pe­e­me­de­bis­ta, mas no in­te­ri­or exis­te uma for­te cor­ren­te que de­fen­de a can­di­da­tu­ra tu­ca­na. Num se­gun­do tur­no, unir es­sas cor­ren­tes exi­gi­ria pe­sa­das ne­go­ci­a­ções.

O PP tam­bém não fi­ca­rá uni­do to­tal­men­te. As ba­ses são fran­ca­men­te mar­co­nis­tas, mas a cú­pu­la ali­nha­da com o Pa­lá­cio das Es­me­ral­das é ab­so­lu­ta­men­te ad­ver­sá­ria, e cer­ta­men­te fi­ca­rá com os iris­tas num even­tual se­gun­do tur­no.

Por fim, um se­gun­do tur­no vai de­man­dar um gran­de es­for­ço tam­bém nos cus­tos de cam­pa­nha. Man­ter a mi­li­tân­cia das cha­pas pro­por­ci­o­nais em ati­vi­da­de não é coi­sa sim­ples. Após as elei­ções dos de­pu­ta­dos es­ta­du­ais e fe­de­ra­is há sem­pre uma ten­dên­cia na­tu­ral de aco­mo­da­ção. Mo­ver es­ses exér­ci­tos can­sa­dos pe­la guer­ra pro­por­ci­o­nal po­de ser de­ci­si­vo no tur­no de­ci­si­vo.

So­man­do to­dos es­ses de­ta­lhes tão im­por­tan­tes, e cer­ta­men­te o prin­ci­pal de­les, a in­de­fi­ni­ção, Mar­co­ni e Iris vão fa­zer tu­do o que pu­de­rem pa­ra ven­cer as elei­ções des­te ano sem ne­ces­si­da­de de se­gun­do tur­no. Pi­or pa­ra os seus ad­ver­sá­rios. Po­de­rão vi­ver uma cam­pa­nha es­pre­mi­dos en­tre os dois gran­des. Van­der­lan quer, pe­lo me­nos, so­bre­vi­ver. Se con­se­guir, aí ele ten­ta­rá s­e tor­nar de­fi­ni­ti­vo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário