quarta-feira, 5 de maio de 2010

Festa democrática!







POLÍTICA

SUCESSÃO

Lúcia, sobre solenidade: “Devo ter recebido o convite para o evento por e-mail, mais não vi”

Lúcia é incógnita em festa do PSDB
Após crise em torno da definição de chapa para o senado, tucana faz suspense sobre ida a anúncio da pré-candidatura de Marconi

Núbia Lôbo

Depois dos desgastes provocados pela negociação das vagas de Senado na chapa majoritária do PSDB, a senadora e pré-candidata à reeleição Lúcia Vânia mantém mistério sobre a sua presença no lançamento oficial da pré-candidatura do senador Marconi Perillo ao governo de Goiás, marcado para a próxima sexta-feira, no Centro de Convenções de Goiânia. Já no início da noite de ontem, Lúcia justificou que estava “enterrada” em discussões importantes para os prefeitos goianos e que não havia tido tempo para pensar sobre sua participação no evento.

Na semana passada, depois que tucanos defenderam nomes desconhecidos para disputar o Senado, em detrimento da candidatura à reeleição de Lúcia Vânia, a senadora disse que estava se sentindo humilhada e desrespeitada pelo partido. O ninho tucano se mobilizou para amenizar o desgaste interno, mas declarações de Lúcia expuseram o mal estar que existe atualmente entre ela e Marconi.

Ao POPULAR, Lúcia explicou que não teve tempo de conversar sobre o lançamento da pré-candidatura de Marconi porque está trabalhando, entre outros projetos, em uma emenda para diminuir as exigências aos municípios que ganham emendas, têm o recurso liberado e não conseguem recebê-lo por dificuldades na documentação.

“Devo ter recebido o convite para o evento por e-mail, mas não vi. Não tive tempo de abrir minha caixa nem de pensar sobre isso”, justificou a senadora, sem querer comentar sua intenção de comparecer ou não ao evento.

Questionado sobre a participação de Lúcia, Marconi respondeu apenas que “se Lúcia e (o senador) Demóstenes (Torres – DEM) comparecerem à festa, farão uso da palavra”.

Mas o democrata já descartou a hipótese de prestigiar a festa para lançar Marconi. “Não posso ir, o partido não tomou sua decisão”, ponderou.

Demóstenes diz que é amigo de Marconi, que deseja toda a sorte para o tucano, mas que precisa respeitar a postura de seu partido. Cobiçado pelos três principais grupos políticos de Goiás – liderados por Marconi, Iris Rezende (PMDB) e Vanderlan Cardoso (PR) –, o presidente do DEM de Goiás Ronaldo Caiado tem dito que a decisão sobre alianças será tomada somente em junho, na convenção.

“Assim como não fui na pré-candidatura do Iris nem do Vanderlan, não posso ir à do Marconi”, afirmou Demóstenes.

Cerimônia

O presidenciável tucano José Serra já confirmou sua presença no evento, segundo o PSDB. Nove discursos estão programados para a solenidade: um representante de vereadores, outro de prefeitos, um deputado estadual e um deputado federal, um representante do conjunto de partidos que formam a aliança, o presidente de honra do PSDB Nion Albernaz, a senadora Lúcia Vânia, José Serra e Marconi Perillo.

O pré-candidato focará seu discurso nos eixos que estão sendo discutidos para o seu plano de governo. O primeiro deles é a radicalização nas políticas sociais, com foco na educação, segurança pública, saúde e inclusão social.

O segundo eixo defenderá uma gestão eficiente e moderna para o Estado. E o terceiro tratará da infraestrutura como base para o desenvolvimento econômico.

Marconi afirma que dará ênfase à área de tecnologia da informação, dentro da modernização das estruturas do Estado. “Vou falar de forma mais ampla dos objetivos do nosso plano de governo, da ameaça que o Estado sofre e das oportunidades que poderemos criar”, planeja.

Os eixos do plano de governo do tucano apontam os temas que devem nortear a campanha deste ano. O foco na área social e na transferência de renda, a eficiência de serviços como o transporte público com equilíbrio nas contas públicas e a necessidade de investimentos em obras estruturantes como rodovias estão pontuados respectivamente nos três eixos que serão defendidos por Marconi.

“O objetivo principal será alavancar o Estado, fazer um futuro promissor, com foco no cidadão”, resume o pré-candidato.

O tucano garante que não terá alfinetadas no atual governo e em futuros adversários de campanha. Marconi diz que seu discurso estará focado no futuro, em uma análise conjuntural e que não pretende fazer referências a problemas do Estado que sejam especificamente da gestão do governador Alcides Rodrigues (PP).

Circulando

Na sua primeira visita a Goiânia depois da pré-candidatura oficializada, o presidenciável José Serra deve circular em lugares públicos da capital. A expectativa é de que o tucano visite estabelecimentos comerciais, entidades de classe e dê entrevistas a veículos de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário